Bom dia pessoal!
Estou com um problema com o motor do Supermini 1992 que reformei para minha noiva usar. No decorrer de mais ou menos 1 ano e meio, o motor já foi todo refeito, parte de baixo retificada, camisas retificadas com todas as peças trocadas (bronzinas, pistões, anéis, etc..).
O problema que estou enfrentando é que o motor vaza compressão para o sistema de arrefecimento, criando bolhas e pressão dentro do reservatório de água. E também contamina o óleo, mandando inclusive água para cima do respiro e consequentemente para dentro do filtro de ar. Esse problema sempre se repete, acho que já foram feitas umas 5 trocas de juntas de cabeçotes, todas sem sucesso. Ás vezes levava uns dias para acontecer, ou então logo após a montagem já ocorria o problema, aumentando com o tempo. O carro roda normal apesar disso, mas chega um momento que ele manda muita pressão ao reservatório, ficando impossível de usá-lo.
Dentre essas várias manutenções, já foram testadas as juntas normais, mas as que melhor funcionaram foram as revestidas de cobre (vendidas pela Artejuntas no ML).
Não estou mais encontrando solução para o problema, o cabeçote já foi aplainado, os topos dos cilindros também já foram aplainados (estavam irregulares e com corrosão nos furos de passagem de água). A taxa de compressão foi calculada e reajustada através de juntas antes das camisas, ficando atualmente em 8,2:1, abaixo da original de 8,5:1 pois achei que com uma menor taxa poderia solucionar o problema..
Na última montagem feita semana passada, com todas essas melhorias que disse e usando juntas revestidas de cobre montadas com um fina película de cola (silicone para juntas), o problema ainda persiste! Inclusive na marcha lenta já aparecem bolhas no reservatório, mesmo com o motor ainda frio (se aparecessem apenas com o motor quente poderia ser alguma trinca no cabeçote?).
O torque de aperto das porcas do cabeçote, sempre uso com 6kg e faço reaperto após 500 km.
Alguém já passou por este problema, ou tem alguma dica ou sugestão? Já li e reli as mensagens do forum e utilizei tudo que encontrei de informação sobre o assunto.
Agradeço a quem possa nos ajudar, pois já estamos ficando "loucos" com esse carro e apesar de gostarmos muito dele e termos vontade de manter esse clássico rodando, estamos a ponto de desistir...
Um abraço e muito obrigado!
P.S.: Desculpem pela mensagem tão longa!