Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor NONIDIENER » 30/Mai/2011 09:53

Bom dia pessoal!

Estou com um problema com o motor do Supermini 1992 que reformei para minha noiva usar. No decorrer de mais ou menos 1 ano e meio, o motor já foi todo refeito, parte de baixo retificada, camisas retificadas com todas as peças trocadas (bronzinas, pistões, anéis, etc..).
O problema que estou enfrentando é que o motor vaza compressão para o sistema de arrefecimento, criando bolhas e pressão dentro do reservatório de água. E também contamina o óleo, mandando inclusive água para cima do respiro e consequentemente para dentro do filtro de ar. Esse problema sempre se repete, acho que já foram feitas umas 5 trocas de juntas de cabeçotes, todas sem sucesso. Ás vezes levava uns dias para acontecer, ou então logo após a montagem já ocorria o problema, aumentando com o tempo. O carro roda normal apesar disso, mas chega um momento que ele manda muita pressão ao reservatório, ficando impossível de usá-lo.
Dentre essas várias manutenções, já foram testadas as juntas normais, mas as que melhor funcionaram foram as revestidas de cobre (vendidas pela Artejuntas no ML).
Não estou mais encontrando solução para o problema, o cabeçote já foi aplainado, os topos dos cilindros também já foram aplainados (estavam irregulares e com corrosão nos furos de passagem de água). A taxa de compressão foi calculada e reajustada através de juntas antes das camisas, ficando atualmente em 8,2:1, abaixo da original de 8,5:1 pois achei que com uma menor taxa poderia solucionar o problema..
Na última montagem feita semana passada, com todas essas melhorias que disse e usando juntas revestidas de cobre montadas com um fina película de cola (silicone para juntas), o problema ainda persiste! Inclusive na marcha lenta já aparecem bolhas no reservatório, mesmo com o motor ainda frio (se aparecessem apenas com o motor quente poderia ser alguma trinca no cabeçote?).
O torque de aperto das porcas do cabeçote, sempre uso com 6kg e faço reaperto após 500 km.

Alguém já passou por este problema, ou tem alguma dica ou sugestão? Já li e reli as mensagens do forum e utilizei tudo que encontrei de informação sobre o assunto.

Agradeço a quem possa nos ajudar, pois já estamos ficando "loucos" com esse carro e apesar de gostarmos muito dele e termos vontade de manter esse clássico rodando, estamos a ponto de desistir...

Um abraço e muito obrigado!

P.S.: Desculpem pela mensagem tão longa!
NONIDIENER
 
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor paulo hoffmeister » 30/Mai/2011 12:17

Bom dia, ja deu uma olhada no anel de vedacao entra a camisa eo cilindro, veja figura no link, http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=02 . (g2) :D
X12/80, SUPERMINI/93
paulo hoffmeister
 
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor wwelzl » 31/Mai/2011 09:21

Podem ter montado os cilindros invertidos de lado, o esquerdo no lado direito e vice versa.
A válvula termostática pode estar com problema.
O radiador pode estar entupido.
A bomba de água pode estar quebrada.
As juntas velhas que retira do motor estão queimadas/danificadas ?
Walter
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor NONIDIENER » 31/Mai/2011 12:53

Boa tarde pessoal!

Paulo, esse anel fica dentro, entre a camisa e o cilindro? Não cheguei a verificar não, será que pode ser isso? Qual a função real dele?

Walter, obrigado por se pronunciar. Os cilindros estão na posição certa, com o pino guia para cima. A válvula termostática eu não estou usando e o radiador foi revisado a pouco tempo, assim como a ventoinha. Na bomba d`agua foi posto o rotor novo, e o motor não apresenta aquecimento anormal, funciona a uma temperatura boa.

As juntas aparentemente não apresentam sinais de avaria, como acontece em outros motores (que chega a tirar pedaço ou ficar bem preto no local). Antes parecia que o problema era alí próximo dos furos da água dos cilindros, os quais estavam corroídos e muito próximos da camisa. Mas após o cilindro ser faceado, esse detalhe desapareceu.

O fato que me faz achar que é algo nas juntas é porque a água além de estar contaminando o óleo do motor, também vaza pressão para o reservatório, indicando algum problema na compressão do cilindro. Se fosse somente contaminação do óleo até poderia ser a junta do coletor de admissão, por exemplo. Mas sempre ocorrem os 2 problemas juntos...

Muito obrigado pelas opiniões e fico no aguardo de novas dicas e soluções!

Abraço.
NONIDIENER
 
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor bilate » 31/Mai/2011 22:49

A ventoinha está armando normalmente? Este problema acontece logo após a montagem, ou é após rodar alguns quilômetros? Eu tiver problema de aquecimento no meu BR800, quando usava a ventoinha original, no transito lento ele de vez em quando fervia. Comprei uma ventoinha do gol e instalei e não tive mais problemas em 6 anos depois da troca.
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor NONIDIENER » 31/Mai/2011 23:39

Boa noite! A ventoinha está ligando normalmente, e o problema ocorre logo após a montagem mesmo. Este motor nunca ferveu desde que temos o carro. Pra ter uma idéia, montei o motor semana passada e mesmo sem sair na rua, já apresentou o defeito. Em resumo: carro parado por tempo indeterminado, até descobrir a causa deste problema!

Obrigado.
NONIDIENER
 
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor wwelzl » 01/Jun/2011 11:03

Se as juntas do cabeçote não estragam então o problema de água no óleo é justamente o "O-ring" das camisas (peça 11 em http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=02 ) que não deixam a água ir para o cárter.
Acho que trocando os "O-ring" vai resolver inclusive as borbulhas no reservatório...
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor cafb » 01/Jun/2011 13:52

Se os cabeçotes foram retificados e os orificios de galerias dágua não estiverem alargados por oxidação,confira atentamente a junta no cabeçote que poderá estar descentrada nas furações.
Pelo que entendi a compressão do cilindro está indo para o sistema de arrefecimento aumentando muito a pressão no sistema e forçar a agua através do O ring (peça 11)como dito pelos colegas ou até o retentor do eixo da bomba dágua.
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor NONIDIENER » 01/Jun/2011 14:04

Boa tarde pessoal. Muito obrigado pelas postagens!

Realmente este anel de vedação do cilindro nunca foi verificado, os cilindros foram retificados instalados nas camisas. Vou providenciar um par e trocar para ver se resolve o problema. Parece que este item apenas se encontra no site "acessorios Gurgel", que por muito azar entrou em férias justo hoje! E retornando apenas em Julho. Resumindo, o carro vai ficar parado, a não ser que alguém saiba indicar algum outro fornecedor?

Sobre as juntas de cabeçote, será que estas que eu utilizo revestidas em cobre da Artejuntas (vendidas no ML), são de boa qualidade? Alguém sugere outro fornecedor com bom custo-benefício?

Muito obrigado a todos, parece que estamos chegando a solução do problema!

Abraço.
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor cafb » 01/Jun/2011 19:01

Junta confiavel é Sabó,mas parece mosca branca,na minha região ninguem tem.
Aqui encontrei para venda jogo de juntas""" Juntas Bastos"""não é uma brastemp mas quebra o galho,rsrsrs
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor gaucho » 13/Ago/2017 11:01

preciso urgente anel oring da camisa br 800! alguem sabe as medidas desse anel? eu n estou encontrando
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor Hector Vido » 19/Ago/2017 00:04

gaucho escreveu:preciso urgente anel oring da camisa br 800! alguem sabe as medidas desse anel? eu n estou encontrando


Gaucho, eu tenho um anel sobrando - não sei o que aconteceu que acabou sobrando um em um antigo jogo que juntas que o mecânico me devolveu. Comprei dois novos recentemente e notei este depois.
De qualquer forma, o pessoal na Yamauto aqui em São Paulo tem.

Vou tirar as medidas e te digo.
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor WillianPaludo » 04/Set/2017 11:17

nao terminei de ler todos os comentarios mas pelo que vi voce disse que as juntas parecem estar boas quando desmonta mas, acho que estas equivocado nao é a junta nao é o selo do rotor da bomba dagua deixando a passagem de agua para dentro do motor pesquize me add no whats tmb 45 999357055
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor Hector Vido » 05/Set/2017 13:44

WillianPaludo escreveu:nao terminei de ler todos os comentarios mas pelo que vi voce disse que as juntas parecem estar boas quando desmonta mas, acho que estas equivocado nao é a junta nao é o selo do rotor da bomba dagua deixando a passagem de agua para dentro do motor pesquize me add no whats tmb 45 999357055


Mas a água não passa para o bloco pois além do selo, existe o retentor atrás, e qualquer coisa mínima que passe de dentro para fora ou de fora para dentro acaba escorrendo por um furo que existe naquela tampa frontal. No comentário o cara disse que nem sabia do O-ring da camisa, e provavelmente era isso.
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Re: Ajuda urgente! Supermini queimando juntas de cabeçote

Mensagempor Danjovic » 19/Out/2017 14:29

wwelzl escreveu:Podem ter montado os cilindros invertidos de lado, o esquerdo no lado direito e vice versa.
A válvula termostática pode estar com problema.
O radiador pode estar entupido.
A bomba de água pode estar quebrada.
As juntas velhas que retira do motor estão queimadas/danificadas ?


Olá Walter

Tenho um BR800 recém retificado que também está apresentando este problema de água no óleo. Inclusive um jogo de juntas novas que foi colocado nele estava com a aparência de junta velha, com marcas de ferrugem e bem escuras.
Vou comprar um conjunto de juntas novas, mas pelo que estou lendo nos outros posts deste tópico aqui talvez tenha que comprar os orings também. Você tem alguma outra dica de coisa que seria bom trocar ou verificar?

Obrigado,

Daniel
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