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Supermini elétrico

O autor do projeto ressalta que as fotos e informações apresentadas são meramente ilustrativas, sem pretensões técnicas, comerciais ou profissionais, tendo por finalidade única e exclusiva apresentar um sonho pessoal: Um protótipo de carro elétrico, de energia limpa e segura.

Este carro é a realização de um sonho antigo, pois sempre me interessei por veículos elétricos de todos os tipos.

O primeiro deles foi uma bicicleta elétrica, que por um bom tempo foi um ótimo passatempo.

No final de 2004 iniciei a procura de um veiculo leve, que fosse bonito e de preferência nacional. Minha primeira procura foi pelo BR-800 e assim acabei conhecendo o site Gurgel 800.

Estudei bastante sobre os veículos Gurgel, lendo as mensagens do grupo e finalmente encontrei um Supermini ano 92 com 42000km e em ótimas condições.


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Estudei também todo material que pude encontrar a respeito do Itaipú E-150 e utilizei como referência, pois o Supermini possui o peso e dimensões semelhantes.


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Os primeiros testes foram feitos com um motor de corrente continua comprado em um desmanche de máquinas industriais. Era um motor tipo compound 120 Volts e 5 HP.

A adaptação mecânica foi feita em uma retifica de motores aqui de Campinas.

Foi feito uma flange de alumínio para fixação do motor e um adaptador para ligar o eixo do motor elétrico ao platô e disco de embreagem, utilizando a ponta de um virabrequim de fusca 1600.

O primeiro motor serviu para verificar que o carro "funcionava". Infelizmente devido ao peso e dimensões do motor (65kg e 45cm) não foi possível utilizá-lo no projeto final.

Assim adquiri um motor elétrico mais potente de 72Volts e pesando apenas 23Kg com 10HP contínuos e 30HP de pico.


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As baterias foram colocadas no bagageiro e no compartimento do motor sendo 12 na parte traseira e 6 na dianteira, formando 3 bancos de 72Volts/60Ah na configuração serie/paralelo, totalizando 72Volts e 180Ah.


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O controle de potência é feito de maneira semelhante ao do Itaipú, de corrente secionada, porém utilizei componentes mais modernos como transistores Mosfet.


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O veículo está na fase de protótipo, porém já utilizo para pequenos trajetos e para ir ao trabalho também.


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Não foram feitas modificações no carro, apenas foi retirado o motor Enertron e o tanque de combustível.

A autonomia está em torno dos 50km entre recargas e a velocidade máxima em torno de 80km/h. Assim como nos carros a gasolina, a maneira de dirigir influi muito na autonomia final.


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O câmbio é original e pode-se dirigir o carro normalmente, como o original à gasolina. A grande diferença é que ao sair ele é mais "esperto" e bastante silencioso.


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O projeto ainda está em andamento e longe da versão final. Continuo fazendo melhorias no carro quase que semanalmente.


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Caso queira fazer comentários a respeito do projeto ou seja um apreciador de veículos movidos à eletricidade, utilize o espaço abaixo das perguntas frequentes (nesta página). Gostaria de conhecer outros projetos também, pois este assunto me interessa bastante.


Luciano

Perguntas frequentes

Tenho recebido muitos e-mails com perguntas referentes ao Supermini elétrico. Abaixo relaciono as que recebi com mais frequência.

1) Quanto você cobra para converter meu carro em elétrico?

R: Não realizo esse tipo de serviço, apenas realizei meu sonho de ter um carro elétrico.

2) Por quanto você vende ele?

R: Não está a venda :).

3) Qual a autonomia do veiculo?

R: Aproximadamente 50 km entre recargas.

4) Qual a velocidade máxima desenvolvida?

R: 90km/h, em 4ª marcha na reta.

5) Qual a relação custo/km?

R: O custo é 1/3 do valor se comparado com o carro a gasolina. Deve ficar em torno de 5 centavos por km.

6) Tem bom desempenho em subidas?

R: Nas subidas ele tem um desempenho modesto, semelhante ao Supermini a gasolina. Se estiver "embalado" vai muito bem.

7) Qual o motor usado?

R: Motor campo série de 10 hp, com 30 hp de pico, de corrente continua e alimentado por 72 Volts.

8) Você está usando que tipo de circuito para variar a velocidade? Esse circuito é microprocessado?

R: Modulador PWM Mosfet sem microcontrolador.

9) Quanto tempo leva para carregar as baterias?

R: Baterias descarregadas a zero: 8 horas; a 50%: 3 horas; a 10%: 30 minutos.

10) Qual a autonomia de dia e de noite (com faróis ligados)?

R: é a mesma de dia e de noite. A bateria dos faróis é separada do banco de baterias do motor.

11) Como faz para recarregar as baterias?

R: Através de um carregador instalado, alimentado por tomada comum de 110 ou 220 Volts. é como carregar um telefone celular.

12) O motor utiliza frenagem regenerativa?

R: Ele permite este recurso, mas tenho utilizado pouco. As baterias têm um tempo para receber a energia de volta (não é instantâneo), então uso apenas em longas descidas.

Luciano

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