Olá, prezados entusiastas dos veículos Gurgel,
Meu nome é Tarso, e adquiri há um mês um Supermini 1992 que veio rodando bravamente mais de 300 km da cidade do antigo proprietário para a minha.
Motorzinho Enertron funcionando muito bem, apesar de requerer alguns reparos menores.
O que me pegou foram os freios: ia tudo muito bem, os freios originais do SM são realmente superdimensionados para ele, freia lindamente.
Contudo passei uma semana sem poder rodar com o carrinho e, ontem, percebi o pedal do freio muito baixo, tocando no fim de curso. O carro está praticamente sem freio.
Tenho alguma experiência com o sistema de freio da linha VW a ar, que é basicamente a mesma tecnologia, e fui logo em busca de um vazamento de fluído, uma poça no chão da garagem, etc...
Para minha surpresa, o fluído vazou para dentro do habitáculo, ou seja, o carpete abaixo do tapete onde o motorista coloca os pés está encharcado de fluido de freio.
Ainda não comecei a desmontar (por falta de tempo, sou eu mesmo quem faz a manutenção dos meus "carros velhos"), mas posso adiantar que o cilindro mestre foi trocado há pouco tempo (segundo o proprietário anterior).
Suspeito que o mecânico, durante a troca, tenha fragilizado algum componente/retentor...
Isso já aconteceu com algum de vocês? Alguém teria uma dica ou recomendação antes que eu comece a desmontar?
Agradeço antecipadamente!