por Wilson » 26/Mai/2016 20:39
Olá pessoal
Após vários anos sem postar, resolvi voltar neste assunto com a questão do sensor de pressão do óleo do meu BR800.
Fiz uma pesquisa sobre o funcionamento do sensor e verificação da parte elétrica.
O sensor que utilizo possui apenas um terminal (sensor resistivo para o terra), e varia de 230 Ohms (sem pressão) e 30 Ohms (pressão máxima).
O leitor de pressão faz leitura de 0 a 100 psi e o sensor mencionado é o oferecido pelo pelo fabricante do leitor. (estou usando instrumentação da Intellitronix). Com o carro desligado, tenho praticamente uma leitura de 230 Ohms vindo do sensor.
O aterramento que eu estava utilizando era um dos fios marrons que compartilham o terra nos instrumentos originais e luzes. Percebi que quando virava a chave para ACC, o leitor passava a fazer uma leitura estranha de 380 Ohms aproximadamente. Como isto não pode ocorrer, resolvi verificar se havia alguma voltagem no fio do sensor, e percebi que com a chave ligada, existe uma leitura de 4V, uma fuga que estava causando as leituras imprecisas a todo momento.
Resolvi fazer o teste com o terra do bloco do motor com a chave ligada, e verifiquei que não havia esta fuga de 4V. Desta forma, ao invés de utilizar os negativos do fio cascata marrom do painel, resolvi testar então o aterramento que chega direto no chicote que possui um fio marrom mais grosso, e este fio, apresentou as mesmas leituras do teste no bloco do motor.
Sendo assim, testei o sensor novamente, desta vez com leituras mais sensatas, mas variando de 10 a 99 (bem diferente de antes que estava marcando 40 a 99). Estava melhor, mas não o ideal.
Pesquisei este tipo de comportamento nos sensores equivalente testados em outros carros, e verifiquei uma solução simples para fazer a calibragem final, ou seja, com o carro desligado ou em ACC, o sensor deve marcar zero.
É necessário a instalação de uma resistência de 30 Ohms ou um trimpot que forneça pelo menos este valor. Um trimpot de 100 Ohms já atende, basta ajusta-lo para 30 Ohms aproximadamente com um auxilio do multímetro.
Com isso, o sensor ficou calibrado em zero e as leituras ficaram variando entre 50-90 (marcha lenta e acelerando) com o motor ligado frio, e vão diminuindo quando esta quente variando em torno de 30-80. Estou usando óleo 20W50. Pelo que foi exposto pelos colegas, estes valores parecem estar dentro dos limiares.
Bom, espero ajudar aqueles que querem instalar um sensor de pressão de óleo e estão tendo problemas.
Agradeço os colegas Jose Americo e cafb.