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GRUPO 1 - MOTOR

SUBGRUPO 05 - ÁRVORE DE MANIVELAS, BIELAS, CASQUILHOS, êMBOLOS E CILINDROS


1 - Descrição

Este subgrupo é uma complementação do Subgrupo 01 - Conjunto do Motor, e descreve os procedimentos de serviço e ajustes, específicos para os componentes do conjunto de peças móveis do motor, formado pela árvore de manivelas, bielas, casquilhos, êmbolos e cilindros.


2 - Remoção e Desmontagem

Árvore de Manivelas - Remoção e Desmontagem

O procedimento de remoção da árvore de manivelas está descrito no capítulo de desmontagem do Subgrupo 01 - Conjunto do Motor. Quando a árvore de manivelas for reutilizada, ou se a mesma for retificada, o rolamento de agulhas existente na extremidade traseira da mesma, onde encaixa a extremidade do eixo piloto da caixa de mudanças, deverá ser examinado quanto a possíveis danos. No caso de serem constatados danos no referido rolamento, o mesmo poderá ser removido com as ferramentas adequadas.

Casquilhos da árvore de Manivelas - Remoção

Para remover os casquilhos da árvore de manivelas, observar os seguintes procedimentos:

1. Remover o casquilho traseiro da árvore de manivelas do respectivo flange, utilizando-se da ferramenta G.1.05.01A

2. Remover o tampão de acesso ao parafuso Allen de posicionamento do casquilho dianteiro da árvore de manivelas.

3. Remover o parafuso Allen de posicionamento do casquilho dianteiro da árvore de manivelas (Figura 1.05.1).


Figura 1.05.1 - Remoção do parafuso de posicionamento

4. Remover o casquilho dianteiro da árvore de manivelas utilizando-se da ferramenta G.1.05.01A.

Bielas e Casquilhos - Remoção e Desmontagem

Caso haja necessidade, as buchas das bielas podem ser removidas com o auxilio da ferramenta G.1.05.08A. O procedimento de remoção das bielas está descrito no Subgrupo 01 - Conjunto do Motor.

Conjunto dos Cilindros e êmbolos - Remoção e Desmontagem

Durante a desmontagem do conjunto do motor, os cilindros, camisas e êmbolos são removidos como um conjunto completo. Desta forma o procedimento para a desmontagem e montagem deste conjunto é bastante facilitado, possibilitando a utilização de cinta de anéis convencional para a montagem dos êmbolos nos cilindros.

A remoção do conjunto está descrita no capítulo 4 do Subgrupo 01 - Conjunto do Motor.

Uma vez removido do motor, desmontar o conjunto, observando o seguinte procedimento (válido para ambos os cilindros):

1. Deslizar o êmbolo no interior do cilindro, ate que todos os anéis tenham sido liberados das camisas; remover o êmbolo do cilindro.

2. Com o auxílio de um extrator de anéis, remover os anéis de segmento do êmbolo.

3. Posicionar o cilindro em uma morsa e remover a camisa do interior do cilindro; remover o anel de vedação da camisa.


3 - Verificações e Ajustes

Inspeção da árvore de Manivelas

Com a árvore de manivelas totalmente limpa externamente, passar um arame nas canaletas de lubrificação, de modo a limpar as mesmas.

Com um micrômetro, medir as dimensões dos munhões e moentes, comparando os valores encontrados com as especificações (ver capítulo 5).

Caso o diâmetro dos munhões e/ou moentes estiverem fora dos limites especificados, ou se os mesmos se encontrarem danificados (riscados, ou excessivamente ovalizados ou cônicos, por exemplo), a árvore de manivelas deverá ser retificada para a próxima submedida. A árvore de manivelas pode ser retificada para três submedidas. Observar atentamente as dimensões de usinagem descritas no Capítulo 5 - Especificações.

Quando os munhões e/ou moentes da árvore de manivelas forem retificados para uma determinada submedida, deverão ser utilizados os casquilhos correspondentes a esta submedida.

Inspeção das bielas

Verificar o estado geral das bielas, procurando quaisquer sinais de empenamento. Verificar igualmente as condições do alojamento do pino do êmbolo. No caso da biela apresentar empenamento ou desgaste excessivo, substituí-la.

Medir a folga longitudinal da biela no moente da árvore de manivelas. Para tanto, observar o seguinte procedimento:

1. Instalar a biela, com o casquilho devidamente posicionado, no respectivo moente da árvore de manivelas.

2. Instalar a capa da biela e instalar as porcas, sem aplicar torque.

3. Medir, com um calibre de lâminas, a folga axial entre a face lateral da biela e moente da árvore de manivelas.

4. O valor de folga especificado é de 0,10 a 0,40 mm. O limite de desgaste é de 0,70 mm.

5. Caso o valor encontrado esteja fora dos limites especificados, verificar o estado das faces laterais da biela e do moente da árvore de manivelas.

6. Substituir os componentes de acordo com a necessidade.

Inspeção dos Cilindros, Camisas e êmbolos

As camisas dos cilindros deverão ser cuidadosamente inspecionadas, de modo que sejam detectados quaisquer sinais, danos ou riscos nas mesmas. Medir as camisas com um micrômetro em várias posições, de modo a verificar se o diâmetro está dentro das especificações, bem como para verificar se a camisa se apresenta ovalizada e/ou com conicidade excessiva. Comparar os valores encontrados com os especificados no Capítulo 5 - Especificações. No caso de serem encontradas divergências, as camisas podem ser retificadas para a próxima sobremedida. Além da medida standard, existem duas sobremedidas para retifica das camisas.

No caso de retifica das camisas para uma determinada sobremedida, deverão ser utilizados os êmbolos correspondentes a esta sobremedida.

A folga especificada entre êmbolo e camisa é de 0,03 a 0,06 mm, com um limite de desgaste de 0,20 mm. No caso de divergências, medir o diâmetro de ambos, de modo a determinar se a discrepância se encontra no êmbolo, na camisa, ou em ambos. Caso a discrepância se encontre na camisa, a mesma poderá ser retificada para a próxima sobremedida, conforme descrito anteriormente. No caso do êmbolo estar com problemas, o mesmo deverá ser substituído por um novo êmbolo, de dimensão compatível com a respectiva camisa.

IMPORTANTE: As dimensões dos êmbolos e camisas, para um mesmo motor deverão ser idênticas, de modo a não comprometer o balanceamento e o funcionamento suave do motor. Ou seja, quando uma camisa for retificada para uma determinada sobremedida, a outra camisa também deverá ser retificada para a mesma sobremedida, mesmo que se apresente em perfeitas condições.

Folga dos Anéis de Segmento

Antes de proceder a verificação da folga entre pontas e nas ranhuras dos anéis de segmento, certificar-se de que mesmos são de medida correspondente à medida do êmbolo (standard ou sobremedida).

a) Folga entre pontas dos anéis de segmento

Proceder como segue:

b) Folga nas ranhuras dos êmbolos


4 - Montagem e Instalação

Conjunto dos Cilindros e êmbolos - Montagem e Instalação

Para a montagem do conjunto dos cilindros e êmbolos, proceder como segue (procedimento válido para ambos os cilindros):

1. Com o auxilio de um alicate de anéis, instalar os anéis de segmento no êmbolo, observando a seguinte seqüência:

Obs.: Os anéis de compressão superior e inferior deverão ser instalados, de modo que as marcas "TOP", gravadas em uma de suas faces, fiquem voltadas para cima (lado do cabeçote).

2. Dispor as aberturas dos anéis de segmento a intervalos de 180° entre anéis adjacentes, e alinhadas com os pinos do êmbolo.

3. Posicionar uma cinta de anéis convencional no êmbolo e comprimir os anéis de segmento.

4. Instalar o anel de vedação da camisa (Figura 1.05.3) e instalar a camisa no cilindro.


Figura 1.05.3 - Anel de vedação

5. Posicionar o êmbolo no conjunto do cilindro, observando que a seta existente no topo do mesmo fique voltada para o lado oposto ao do tubo da mangueira do sistema de arrefecimento.

6. Deslizar o êmbolo no interior do cilindro, devagar e cuidadosamente, até que o orifício do pino fique visível na parte inferior da camisa, sem contudo permitir que o anel raspador de óleo escape da camisa.

Com este procedimento, o conjunto formado pelo êmbolo/cilindro e camisa está pronto para a sua instalação final no conjunto do motor.

Bielas e Casquilhos - Montagem e Instalação

Caso as buchas das bielas tenham sido removidas, reinstalá-las com a ferramenta G.1.05.08A. Para instalar as bielas, proceder conforme descrito no Subgrupo 01 - Conjunto do Motor.

Casquilhos da árvore de Manivelas - Instalação

Para instalar os casquilhos da árvore de manivelas, observar os seguintes procedimentos:

1. Posicionar o casquilho dianteiro da árvore de manivelas no bloco do motor, observando que o orifício do parafuso de posicionamento, existente no diâmetro externo do mesmo, fique perfeitamente alinhado com a canaleta do próprio parafuso (Figura 1.05.4).


Figura 1.05.4 - Posicionamento do casquilho

2. Instalar o casquilho, utilizando-se da ferramenta G.1.05.01A.

3. Instalar o parafuso Allen de posicionamento do casquilho dianteiro da árvore de manivelas (Figura 1.05.1).

4. Instalar o tampão de acesso ao parafuso Allen de posicionamento do casquilho dianteiro da árvore de manivelas.

5. Instalar o casquilho traseiro da árvore de manivelas no respectivo flange, utilizando-se da ferramenta G.1.05.01A.

Arvore de Manivelas - Montagem e Instalação

No caso do rolamento de agulhas da extremidade traseira da árvore de manivelas haver sido removido, reinstalá-lo, utilizando-se da ferramenta G.1.05.06A.

O procedimento para a instalação da árvore de manivelas no motor está descrito no Subgrupo 01 - Conjunto do Motor.


5 - Especificações

árvore de Manivelas

Diâmetro do munhões:
medida standard (55,00)54,971 - 54,990 mm
1ª submedida (54,75)54,721 - 54,740 mm
2ª submedida (54,50)54,471 - 54,490 mm
3ª submedída (54,25)54,221 - 54,240 mm
Diâmetro do moentes:
medida standard (55,00)54,983 - 54,996 mm
1ª submedida (54,75)54,733 - 54,746 mm
2ª submedida (54,50)54,483 - 54,496 mm
3ª submedida (54,25)54,233 - 54,246 mm

Folga longitudinal da árvore de manivelas0,07 - 0,13 mm
Calços para regulagem da folga longitudinal0,24 mm; 0,26 mm; 0,28 mm;
0,30 mm; 0,32 mm; 0,34 mm;
0,36 mm e 0,38 mm

Bielas

Diâmetro do alojamento do pino21,997 - 22,002 mm
Folga longitudinal da biela no moente0,10 - 0,40 mm
limite de desgaste0,70 mm

Cilindros e Camisas

Ovalização/conicidade máxima das camisas0,50 mm
Diâmetro dos cilindros:
medida standard(azul)85,492 - 85,508 mm
(rosa)85,502 - 85,518 mm
1ª sobremedida(azul)85,992 - 86,008 mm
(rosa)86,002 - 86,018 mm
2ª sobremedida(azul)86,492 - 86,508 mm
(rosa)86,502 - 86,518 mm

Folga entre cilindro e êmbolo (peça nova)0,03 - 0,06 mm
limite de desgaste0,20 mm

êmbolos

Diâmetro dos êmbolos:
medida standard(azul)85,448 - 85,462 mm
(rosa)85,458 - 85,462 mm
1ª sobremedida(azul)85,948 - 85,962 mm
(rosa)85,958 - 85,962 mm
2ª sobremedida(azul)86,448 - 86,462 mm
(rosa)86,458 - 86,462 mm

Diâmetro do alojamento do pino21,997 - 22,002 mm

Pino do êmbolo

Diâmetro21,996 - 22,000 mm

Anéis de Segmento

Folga entre pontas dos anéis de segmento:
anel de compressão superior0,30 - 0,45 mm
limite de desgaste0,90 mm
anel de compressão inferior0,30 - 0,45 mm
limite de desgaste0,90 mm
anel raspador de óleo0,38 - 1,40 mm
Folga dos anéis nas ranhuras dos êmbolos:
anel de compressão superior0,07 - 0,10 mm
limite de desgaste0,12 mm
anel de compressão inferior0,04 - 0,07 mm
limite de desgaste0,12 mm
anel raspador de óleo0,15 mm (máximo)

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