Pardal,
Quanto ao apoio entre cilindros, o VW tem a mesma concepção do Gurgel, ou seja, no volks entre os cilindros opostos, por exemplo, entre os cilindros 1 e 3 não existe apoio intermediário, mas entre os cilindros 3 e 2 existe um apoio.
Eu pessoalmente não vi um eixo do Gurgel, por esta razão estou solicitando no forum alque uqe tenha e me empreste para que eu possa fazer as medidas.
Quanto as bolachas maiores, sob a minha ótica, foi feita para balanceamento do conjunto, pois o eixo do VW original não possui estas bolachas, mas elas são facilmente soldáveis no eixo para que se obtenha o efeito de aumento de inercia do conjunto.
A ideia por tras das ações, é de se obter uma alternativa para a dificuldade que vejo relatada no forum quando vários membros se deparam com este problema.
O meu Supermini está com o motor original, mas se por acaso quebrar o virabrequim, com certeza vou tentar fazer um com o virabrequim VW, que parte de uma conformação mecanica forjada e não fundida, agregando maior resistencia a peça.
Fica portanto no ar a solicitação em prol da oferta de novas possibilidades para nossos Enertrons.
Prezado ZCC, tambem lhe respondendo, não sou autor do topico, mas vejo como boa alternativa o uso de um motor a ar 2 cilindros, mas acredito que se utilizando o kit original do motor 1600 do VW não se consiga os 35 HP, pois no passado já trabalhei com ultraleves utilizando motores VW completos e cortados, e a potencia dos de 2 cilindros era baixa, mas tambem a faixa de rotação de uso era bem mais baixa (3500 rpm máx). Talvez se utilizando o kit de cilindros de 90 mm ou 92 mm possa se obter esta potencia
Um abraço a todos.
Jose Americo