BR800,
O Gurgel BR-800/Supermini tem a relação 1:1 na 4a marcha, isto é, o giro do motor é exatamente o mesmo do eixo cardã. Depois, esse giro é dividido por 4,1, que é a relação do diferencial (coroa/pinhão).
O Fusca (qualquer motorização) tem a relação 1:0,88 na 4a marcha, isto é, o giro é ampliado em 13,6% para depois ser dividido pelo diferencial (coroa/pinhão), que pode ser no valor de 4,125 (motores 1500/1600), 4,375 (motores 1300) ou 3,875 (Itamar).
Isso significa dizer que:
* Seu Gurgel a 90Km/h, com pneus e caixa de marchas originais, em quarta marcha, está a 3500 rpm, independente do motor.
* Um Fusca 1600 (não-Itamar), com a mesma rotação (3500 rpm), pneus e caixa de marchas originais, está a 102Km/h.
Parece pouco, mas 12Km/h a mais faz diferença... Principalmente se você anda por muitos kilômetros.
Portanto, usar um motor de Fusca num Gurgel (com câmbio original) fará o Gurgel andar menos que um Fusca, devido as limitações de caixa/diferencial.
* Colocando uma 5a marcha de Chevette (1.6), cuja relação é 1:0,84, os 3500 rpm o farão andar a 108Km/h (18Km/h a mais). O inconveniente é adaptar a nova caixa ao carro.
* Colocando o conjunto coroa/pinhão do Chevette Automático, mantendo a caixa original, sua velocidade a 3500 rpm também dará 108Km/h. O inconveniente é conseguir encontrar esse conjunto coroa/pinhão. Para instalar é fácil, ele é "Plug-in-Play".
* Para adaptar a caixa do Chevette 5 marchas no Gurgel, seria bom encontrar a capa seca do BR-800 mais antigo (89/90): Essa capa seca serve exatamente na caixa do Chevette (inclusive tem as mesmas relações de marcha).
Quando coloquei o motor AE/CHT no BR-800 a caixa (original) teve que ser deslocada para trás e o cardã foi encurtado e balanceado. Tempos depois, coloquei a caixa de 5 marchas do Chevette e o câmbio voltou a sua posição original (ou próximo disso). Por isso, é interessante verificar onde ficará a alavanca do câmbio - talvez ela fique muito para a frente...
Quanto a substituição de todo o conjunto, por um de Chevette, você poderia obter mais informações com o proprietário de um "BR-800 com motor de Chevette". Há um anunciado nos Classificados Gurgel. O link direto é . Seria melhor ainda se este proprietário se dispusesse a discutir o assunto aqui no fórum.