por caio gil garcia » 24/Abr/2015 20:20
Paulo, desculpe a demora para te responder
Então, quando descrevi este passo a passo, me referia ao sistema original que vem nos BR's para que pudesse entender como é montado e avaliar a viabilidade de troca-lo pelo sistema vertical.
Mas partindo do link que nosso amigo "topa todas" indicou vamos pontuar algumas possíveis ideias para a adaptação.
Inicialmente você deve decidir como será este vidro. Inteiriço, como um quebra vento fixo (como na adaptação mostrada no link) ou com quebra vento móvel (como nos fuscas, gol quadrado, etc)
Particularmente descartaria de cara a ideia do quebra vento móvel devido à possibilidade de ocorrer pontos de vazamentos pelo mesmo, pois até carros que vem de fabrica com o quebra vento as vezes apresentam problemas de vazamento por causa de uma borracha mal encaixada ou deformada.
O vidro inteiriço é para o meu gosto é o melhor esteticamente, pois dá um visual mais limpo ao carro. Neste caso você fica praticamente livre para a escolha de uma máquina de vidro já que o suporte terá que ser feito de qualquer maneira.
Quanto a este suporte, provavelmente deverá ser feito a partir da estrutura metálica do puxador interno da porta, a soldagem de um suporte, ai é uma questão de avaliar a máquina de vidro que tem em mãos e decidir a melhor fixação (é muito importante garantir o alinhamento da máquina de vidro para que o vidro não suba torto e fique enroscando.
Para finalizar devem ser adaptadas as guias do vidro que vão por dentro da porta, que pode ser feito com um perfil de alumínio e dentro dele vai a canaleta de borracha com trilho simples (diferentes das originais do BR800 que usam a canaleta dupla da Kombi corujinha).
Esta mesma borracha deve ser colocada em todo o perímetro onde o vidro vai encaixar quando estiver fechado.
Ai é só instalar o vidro e tá pronto.
E ai Paulo, te animou a ideia?
Gurgel BR-800 1991