Análise da suspensão do Tocantins

Suspensão e eixos dianteiros/traseiros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Análise da suspensão do Tocantins

Mensagempor meyerm » 10/Mai/2009 22:40

(g1)
Caros amigos gurgeleiros,

Acabei de adquirir um e estou com algumas dúvidas sobre a parte de suspensão:

1- Amortecedores. Qual a melhor maneira de verificar o estado?
2- Dianteira - Além da lubrificação, tenho que verificar algo mais?
3- Percebo que tem uma diferença de altura entre a dianteira com a traseira, ou seja, a traseira é mais baixa. Segundo o meu mecânico, a mesma foi cortada para acertar a posição das rodas.
4- Sinto que o carro balança bem. É devido a esta diferença ou o Tocantis é assim mesmo. Qual seria a melhor maneira de estabilizá-lo??

Agradeço aos que potarem!
Grato, Marcos Meyer
Tocantins/91/branco
Vitória - ES
meyerm

Data de registro: 18/Abr/2009 17:54

Mensagempor brauliogurgel » 11/Mai/2009 15:30

Difícil te responder.

1- O melhor jeito de avaliar amortecedor é retirar e olhar um a um, e na dúvida compre os quatro, é barato e ninguem troca regularmente.
2- Originalmente o carro é muito bem distribuído em altura na dianteira e traseira, mas muita coisa pode mudar, de dureza da mola na traseira até número de lâminas na dianteira, passando por chassi, pneus, rodas e etc... fica difícil falar.
3- Leve o carro a um alinhador e confira o carro por baixo acompanhando o serviço e peças que necessitam trocar.
4- Um carro com a frente errada (muito alta ou baixa) pode ficar díficil de guiar principalmente em velocidade mais elevada.
4- Naturalmente é um carro desconfortável, barulhento, duro, jeito de manhas e etc... Não espere um landau.
brauliogurgel

Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor ZCC » 12/Mai/2009 00:43

É meio que normal nos x12 a frente ficar mais alta que a traseira, principalmente no Tocantins onde as molas traseiras são menores que nos demais X12

O meu X12 balança bastante, é bem divertido de guiar... com certeza a estabilidade no asfalto é bem critica, mas divertida :D

Como o camarada ae de cima falou, não é como um Landau, mas vc pode ver as coisas de um jeito diferente, eu gosto do barulho do motor, do cheiro, da sensação de poder subir paredes :D
Gurgel X12TR - 1980
ZCC

Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Mensagempor fcbranco » 13/Mai/2009 11:07

E mais importante do que suspensão: Verificar o estado do chassis que se encontra por baixo do carro.

Comece olhando detalhes, como tirando a tampa entre os bancos e vendo se localiza muita sujeira ou terra, assim como na alavanca de marchas.

Depois, levante o carro, a estrutura deve ser fácil de visualizar por debaixo da fibra (não entenda como transparência), ou seja a camada de fibra não deve ser muito grossa demais ou estar rachada, pois pode ter sido feita uma adaptação ou escondido um grave problema estrutural.

No mais, só lembre a idade do carro e do projeto.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
Gurgel X-12 TR 1978 Bege Alabastro - "Donald"
Gurgel X-12 TR 1980 Bege - "X-12,5/Oliver" - X-13 by Joe Motos - A VENDA
fcbranco

Data de registro: 30/Jan/2009 18:12

Mensagempor brauliogurgel » 28/Mai/2009 09:32

Discordo que a traseira é mais baixa do que a dianteira. Acredito que a traseira "tende" a ficar mais baixa do que a dianteira, considerando carga de peso e fadiga de material. A traseira baixa tende a levar o carro a batidas no motor, o que é um problema, principalmente se o carro não tiver peito de aço.

Existe ainda um catálogo que indica as molas originais do X12, acho que é da Sueden e indica o número de espiras, espessura do fio e diâmetro da mola, o resto é improvisação, cortar uma mola pode ser um problema

Bráulio
x12 de BH
brauliogurgel

Mensagempor brauliogurgel » 28/Mai/2009 09:44

Achei a referência, está em:

http://br.geocities.com/carajazeiros/Molassueden.htm

Antes de colocar a IRS e câmbio de homocinética, consegui localizar um par de molas que adaptei no X12, acho que era de chevete cortadas, na época gostei muito do resultado, uma vez que meu carro antes quase raspava as rodas aro 15. Atualmente as rodas traseira estão com três a quatro palmos da fibra.

Bráulio
x12 de BH
brauliogurgel

Retornar para Suspensão e eixos