por Helio Neto » 27/Jan/2009 03:26
Oi Fernando,
quanto à ignição "no retorno", não sei se você já viu/sentiu isso com outros carros, mas ao menos aqui nos meus Carajás isso também aconteceu algumas vezes em que a bateria estava meio fraca, mas não tão fraca a ponto de não girar o arranque. Só que nesse caso eles não pegavam mesmo. Enquanto gira, o motor não dá nem sinal, mas no instante em que a chave volta para a posição intermediária (ligada) ele quase começa a pegar mas já para por não ter mais impulso. Certamente isso é pela baixa tensão em cima da ignição enquanto o arranque drena corrente, que nesse momento não é suficiente para fazer a ignição funcionar, até o arranque ser desconectado. Como no seu caso o culpado não é a bateria, deve ser alguma outra coisa que está baixando a tensão a ponto de dar o mesmo efeito quando o arranque está puxando corrente... e que também causa o outro efeito que você falou.
O meu SM também já teve exatamente o mesmo problema de começar a querer morrer ou morrer mesmo, foi piorando até que bastava a ventoinha estar ligada em marcha lenta. Até que um dia apagou definitivamente de vez. O auto-elétrico falou que o problema estava no chicote no ponto em que ele passa para o compartimento do motor, mas ele mexeu em tanta coisa até conseguir fazer ele pegar que não sei se era só isso mesmo, e na época não fucei muito para ver como eram as coisas ali embaixo do painel, sei que ao menos os fios que ligam o alternador foram trocados.
Agora, nos últimos meses, estou dando uma boa geral no Carajás 87 e uma das coisas que criei coragem para fazer (porque não tinha outro jeito e a coisa estava muito feia mesmo) foi revisar e restaurar toda a instalação elétrica e chicotes. Consegui identificar todos os fios e circuitos e entender como o negócio funciona, e deu para ver que realmente a parte elétrica dos Gurgel não é lá das mais confiáveis. Muitas conexões e especialmente as da caixa de fusíveis estavam com sinais de sobreaquecimento.
Experimente verificar como estão os conectores e fios, começando pela caixa de fusíveis (que é o pior modelo que existe, a mesma do Fusca). Se você não chegou a mexer no sistema (melhorar) quando trocou o motor, acho que não vai ser difícil localizar os pontos críticos.
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91