Olá Sílvio,
o sistema inteiro de ignição do Enertron foi projetado exclusivamente para ele e é diferente dos outros carros da época. O módulo de ignição do Enertron não é só um amplificador, ele também processa o avanço do ponto de ignição em função da rotação, além de condicionar o sinal de entrada, captado pelo sensor, que também é específico para este circuito. Os módulos comuns são totalmente diferentes, não vão funcionar mesmo.
No Enertron as faíscas são geradas a cada rotação ("Centelha perdida"), então não há nenhuma função para um distribuidor. No caso de você adaptar um, a única função dele seria a de gerar a curva de avanço (o "centrífugo"), no lugar do módulo. Mas veja que um distribuidor ligado na polia do virabrequim vai girar com o dobro da rotação do que num Fusca ou outro motor, então molas e pesos vão precisar ser totalmente readaptados na base da tentativa-e-erro (isso se der margem suficiente e ele aguentar). Como as faíscas também acontecem a cada rotação, o módulo "comum" também vai ser forçado como se estivesse num motor com o dobro das rotações (no BR a 5.000 rpm, módulo e distribuidor vão estar sob regime de 10.000 rpm!) Eu não vejo como todo o trabalho de fazer uma adaptação dessas funcionar direito vai "sair por menos" do que R$300 para comprar um módulo.
O circuito em si do módulo original do Enertron não tem nada de muito especial. Todas as especificações, diagramas do circuito e da placa, dados do funcionamento e curvas de avanço estão disponíveis em , e
A , em Taubaté/SP, há muitos anos fabrica componentes da ignição do Enertron e atualmente vende módulos novos com circuito modernizado.