Amigos,
Quando comprei meu BR-800, fui na "especializada" da região pra dar uma geral no carrinho. Chegando lá, o mecânico me alertou para
"nunca fazê-lo pegar no tranco" e
"nunca forçá-lo em baixas rotações".
Segui essas regras a risca, mas, exatamente um ano depois de ter comprado o carro, o virabrequim quebrou.
De inicio achei que fosse algo raro de acontecer, mas hoje sabemos que isso é bastante comum...
Já ouvi falar que este problema se deve a um lote de virabrequins que tinham falha no material.
Outro problema que ocorreu comigo (ocorreu duas vezes): camisa riscada. Da primeira vez, achei que fosse erro na hora da montagem. Como aconteceu duas vezes, em um lado apenas, tinha alguma coisa errada...
Na foto dá pra notar onde o pino do pistão riscou a camisa.
Voltando ao assunto "virabrequim": O virabrequim do Fusca tem 3 macais e o motor do Corcel I tem 5 mancais. O motor Enertron tem apenas 2 mancais - poderia ter mais um no centro, seria mais um ponto de apoio.
Por que será que a Gurgel não criou o motor utilizando um virabrequim comercial (de Fusca, por exemplo)? Teríamos então, um Enertron de 800cc com 4 cilindros. Aquele carrinho importado, o VIVIO, tem motor de 4 cilindros e 660cc. Mas o Sr. João Gurgel teve seus motivos...