Inspeção Veicular

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Inspeção Veicular

Mensagempor Helio » 05/Ago/2010 21:59

Olá a todos. Gostaria de saber se alguém aqui do forum teve algum problema para regular o motor Enertron para aprovação na inspeção veicular de São Paulo. No meu caso, deixei em um mecânico que faz a pré-inspeção, que ficou um tempão com o carro e apenas conseguiu adequar o CO. Já o HC, cujo limite é 700 não foi possível baixar de 1800. Alguém conhece algum bom mecânico aqui em São Paulo, preferencialmente na Zona Oeste? Grato a todos.
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor brauliogurgel » 06/Ago/2010 11:55

O que aconteceria se Vc reduzisse os giglês do carburador (provisoriamente) e somente para fins de inspeção, para uma mistura mais pobre ou com baixa admissão de gasolina?

Aqui não temos esse problema, graças a Deus....

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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor felipe.victor » 06/Ago/2010 13:06

So uma pergunta... o enertron é poluidor por natureza ou eh por causa dos desgastes do tempo que ele fica assim???
no caso, eu tava pensando que se fosse colocar uma injeção nele, ele não funcionaria bem, ja que p/ ter bom rendimento ele tem q trabalhar com mistura rica...
tem algum sentido o q eu disse?
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor Helio Neto » 06/Ago/2010 17:26

O Enertron era um dos motores mais limpos da época, quando os limites ainda não forçavam o uso de catalisador.

Se ele estiver com válvulas e anéis em bom estado, válvula termostática no lugar e carburador com a regulagem original, tem que passar sem problemas... a não ser por um detalhe que pode mudar absolutamente tudo: a gasolina (ou a mistureba que possa ser chamada de gasolina) que ele estiver queimando na hora do teste.

Esse detalhe simplíssimo invalida completamente a ideia (que na teoria é boa) dessa inspeção de SP. A variável que mais influencia nas medições é o combustível, que é justamente o que o cidadão não tem controle sobre (nem culpa). Para ter validade, o teste na inspeção teria que ser feito com a alimentação do motor ligada diretamente a um combustível padrão fornecido pela entidade responsável. Senão, o que estará sendo feito é comparar laranjas com bananas como se fossem a mesma coisa. É uma situação tão lógica que acredito que seria facilmente ganha na Justiça se alguém tomasse este caminho.
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor morte_ed » 07/Ago/2010 12:28

Sei q é caro mas se colocasse catalizador?
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor topatodas » 08/Ago/2010 23:49

Primeiro é fato corrente que catalisador pode tirar potencia do motor.
Segundo, se como dizem: “O problema amigo, é que catalisador e carburador nao combinam. e um sistema eficiente de catalisador teria que ter engenhocas eletrônicas com um custo maior que um sistema de injeção. Acho que estamos chegando ao fim dos carburadores.” (http://dafra.forumais.com/search.forum? ... ults=posts),seria chegada a hora de voltar ao tema da injecao pro gurgel?
Varios motores boxer bicilindricos ja dispoem de injecao direta como é o caso da BMW. Claro que o custo de uma BMW facilmente poderia o valor dos nossos BRs. Para quem mora em Sao Pulo nao seria dificil obter uma ideia do custo desta injecao e ao mesmo tempo procurar saber se existem similares mais em conta.
Finalmente, independentemente disto eu ligaria pro mecanico da Yamauto em SP (endereco e tel na homepage deste site) e perguntaria quais sao os valores que eles tem obtido com os motores deles, so para ver se o seu esta fora da realidade. Depois da um retorno pro forum, se possivel.
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor morte_ed » 08/Ago/2010 23:55

topatodas escreveu:Primeiro é fato corrente que catalisador pode tirar potencia do motor.
Segundo, se como dizem: “O problema amigo, é que catalisador e carburador nao combinam. e um sistema eficiente de catalisador teria que ter engenhocas eletrônicas com um custo maior que um sistema de injeção. Acho que estamos chegando ao fim dos carburadores.” (http://dafra.forumais.com/search.forum? ... ults=posts),seria chegada a hora de voltar ao tema da injecao pro gurgel?
Varios motores boxer bicilindricos ja dispoem de injecao direta como é o caso da BMW. Claro que o custo de uma BMW facilmente poderia o valor dos nossos BRs. Para quem mora em Sao Pulo nao seria dificil obter uma ideia do custo desta injecao e ao mesmo tempo procurar saber se existem similares mais em conta.
Finalmente, independentemente disto eu ligaria pro mecanico da Yamauto em SP (endereco e tel na homepage deste site) e perguntaria quais sao os valores que eles tem obtido com os motores deles, so para ver se o seu esta fora da realidade. Depois da um retorno pro forum, se possivel.


Obrigado pela informação naum sabia que o catalizador retira potencia..... tudo bem que estáchegando o fim do carburador eu tbm prefiro injeção mas quem quiser placa preta por exemplo?! fica sem licenciar?! gostaria de debater sobre injeção não sou o melhor para mecanica mas ja vi injeção para colocar no boxer kombi será que seria viável adaptar para o br?
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor Geraldo » 10/Ago/2010 21:05

Tenho um supermini 92 com 100.000km, velas antigas e filtro de ar sujo foi reprovado com:
4,89 COc(%Vol) e 729 HCc(ppm) com marcha lenta a 700rpm e 1,89 e 201 com 2500 rpm.
Valor limite permitido 3,00 e 700.
Reprovado também em ruído: 95,4dB com 2500rpm e 97,5dB com 3500rpm valor referência a 95dB.
Passei na Yamauto e indicaram ajustar cabeçote e válvulas, marcha lenta mais alta e motor quente.
Mostraram um ensaio de um BR800 ano 91 com +/- 2,85 e 380 ou 500 (não me lembro) com 1050 rpm na marcha lenta que trabalharam nas válvulas.
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor topatodas » 23/Ago/2010 12:29

Inspecao Veicular aceita reator de hidrogenio? Ja foi mencionado varias vezes neste site a possibilidade de se montar um reator de hidrogenio no carro e com isto economizar ate 90% de gasolina. Desta forma as emissoes cairiam vertiginosamente, sem Yamauto, diga-se de passagem. Estes reatores podem ser feitos em casa (http://www.youtube.com/watch?v=-C9SBQpl2us) ou adquiridos.
Volto a dizer, nao sei seu uso é legal mas que ja tem para vender ( e facilitado em 12x no cartao...) tem http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-151790325-kit-hidrognio-hho-carrocomagua-de-economia-combustivel-_JM.
Se vc. for fazer em casa verifique a qualidade do ao inox com ima feito c/ liga de neodimio (N50)!O aco nao pode ser magnetico, pois reduz a eficiencia do reator.
ps nao comprei e nao estou fazendo propaganda do produto!
exemplo de reator caseiro cilindrico mas que c/ algumas modificacoes (fiacao p.ex.) já pode ser instalado em veiculos
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor morte_ed » 23/Ago/2010 15:33

Eu uso mas acho que naum vai fazer diferença não na vistoria mas tudo depende da pessoa que vc pegar se for um cara +- so vai perguntar e se for alguem chato vai mandar tirar
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor felipe.victor » 23/Ago/2010 15:39

Cara, essa ideia é muito interessante... como o hidrogenio é bem melhor combustivel q a gasolina, o garro ainda ganha varios cvs, porém pelo que ja andei lendo, existe um problema que eh o aquecimento do motor, principalmente da parte do cabeçote... ai não pode ser feito de qualquer jeito...
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor felipe.victor » 23/Ago/2010 15:40

aê ed, vc usa? conta ai das vantagens e desvantagens... vale a pena? econimiza? o carro fica mais forte? vlws
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor morte_ed » 23/Ago/2010 15:48

Uso... coloquei um T de fusca na mangueira de gasolina e uma valvula que evita voltar gasolina para o reservatorio de hidrogenio então ele faz falhar a gasolina quando eu tinha o fusca fazia 14kml passei parra 20kml e o torque melhorou e tbm o barulho do motor melhorou demais... mas cuidado evite acumulo de hidrogenio em baloes e similares altamente inflamavel não pega fogo como o gnv ele tem combustão 3x mais rapida fazendo um restrago legal.... eu vou colocar no meu enerton tbm so estou esperando o eletrecista terminar meu carro e o torneiro terminar as tampas pois o meu derreteu as antigas.... (g2)
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor topatodas » 23/Ago/2010 21:22

C/ o hidrogenio (que tem um valor energetico 5 a 6 x superior ao da gasolina) o motor fica bem mais esperto, dai que alem da potencia adicional ele vai produzir muito mais calor. Pisando fundo, o motor nao vai aguentar porque o radiador/a quantidade de agua estao dimensionados para a operar com gasolina. O "segredo" é manerar e so andar mais quando estiver fazendo frio/chovendo muito. O mais indicado talvez seja colocar um radiador maior.
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Re: Inspeção Veicular

Mensagempor morte_ed » 23/Ago/2010 23:07

topatodas escreveu:C/ o hidrogenio (que tem um valor energetico 5 a 6 x superior ao da gasolina) o motor fica bem mais esperto, dai que alem da potencia adicional ele vai produzir muito mais calor. Pisando fundo, o motor nao vai aguentar porque o radiador/a quantidade de agua estao dimensionados para a operar com gasolina. O "segredo" é manerar e so andar mais quando estiver fazendo frio/chovendo muito. O mais indicado talvez seja colocar um radiador maior.


Por isso estou projetando o radiador de óleo
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