Diferencial do Chevette

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Diferencial do Chevette

Mensagempor HOT_62 » 06/Dez/2005 21:20

Pessoal, é possivel a adaptação do diferencial inteiro do chevette?

[]s
Estevam
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Mensagempor fernando xavier » 07/Dez/2005 05:21

Prezado Hot: explique melhor sua pergunta. Pelo que eu sei, o diferencial inteiro é do chevete.
Abraços:
Fernando Xavier BR800 - Mirassol sp
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Mensagempor HOT_62 » 07/Dez/2005 06:14

Olá Fernando,

Pelo que li no site, a caixa do diferencial era feita pela propria gurgel, usando apenas as engrenagens do chevette.

Minha duvida é se é possivel coloca o eixo todo do chevette.

[]s
Estevam Cavazin
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Mensagempor Fernando João » 07/Dez/2005 21:30

Estevam,

A Gurgel fabricava a caixa de câmbio do BR-800 (modelo mais antigo). Era uma cópia fiel da caixa de marchas do Chevette 1.4 (Clark). A diferença era que as engrenagens utilizadas eram um pouco mais finas... O BR-800 (modelo mais novo) e o Supermini utilizavam uma caixa de câmbio Ford, importada da Argentina.

Já a carcaça do diferencial, pelo que sei, é a mesma do Chevette, marca Dana/Spicer. Se tua idéia é mexer na relação do diferencial, não é necessário trocar todo o eixo, basta trocar coroa e pinhão, que também deve ser da marca Dana/Spicer.
Editado pela última vez por Fernando João em 10/Dez/2005 00:51, num total de 1 vezes
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Mensagempor HOT_62 » 09/Dez/2005 14:38

Cópia fiel? Interessante...

Poderei então trocar a caixa completa por outra do chevette e o diferencial tb.

Isso será de muita valia, já que as minhas pretenções são de desempenho.

Obrigado!
[]s
Estevam
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Mensagempor Fernando João » 12/Dez/2005 01:27

Estevam,

Teu Gurgel é BR-800 ou Supermini? Que ano?
Já verificou qual caixa ele utiliza?
Compare com os desenhos dos catálogos:
BR-800 (mais antigos) - caixa Gurgel, semelhante a caixa Clark do Chevette 4 marchas, veja!
BR-800 (mais novos) e Supermini - caixa Ford (importada da Argentina), veja!
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Mensagempor HOT_62 » 12/Dez/2005 06:32

Hum... pelos desenhos o meu é caixa argentina...

Ele é um Br800 1991, bom, será que essa caixa é superdimensionada?

[]s
Estevam
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DIFERENCIAL DO CHEVETTE

Mensagempor gurgelfobia » 06/Jan/2006 17:12

EU JA TIVE PROBLEMAS COM DIFERENCIAL DO MEU SUPERMINE!!! ELE RONCAVA QUANDO ESTAVA EM ALTA ROTAÇÃO. QUANDO PASSAVA DOS 70 KM ELE RONCAVA E VIBRAVA. ABRI A TAMPA E VI QUE HAVIA FOLGA ENTRE AS ENGRENAGENS E O OLEO TAVA FINO E VELHO (O EX DONO ERA PORCO IRRESPONSAVEL) AS PEÇAS DO DIFERENCIAL DO SUPERMINI SÃO AS SEGUINTES: CARCAÇA DO DIFERENCIAL É A DO CHEVETTE MAIS AS PEÇAS INTERNAS QUE MELHOR SE ADAPTAM SÃO A DO FORD/MAVERICK. POR INCRIVEL QUE PAREÇA!!! TROQUEI E FICOU ÓTIMO. OUTRA COISA QUE VALE OBSERVAR A DISTANCIA ENTRE AS RODAS TRASEIRAS DE UM LADO PARA O OUTRO SÃO UM POUCO MAIS CURTAS EM RELAÇÃO AO CHEVETTE. SE QUISER ADAPTAR VAI TER DOR DE CABEÇA :( TERÁ Q CORTAR. OUTRA DICA UTILIZE ÓLEO 90 DA MARCA SHELL(ASPIRAX) REDUTOR DE ATRITO. É O MAIS CARO QUE ENCONTREI + É MUITO BOA A QUALIDADE!!! VOCÊ VERA Q A TRANSMISSÃO VAI FICAR MUITO MACIA (CONFORTÁVEL).
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Re: DIFERENCIAL DO CHEVETTE

Mensagempor HOT_62 » 07/Jan/2006 16:38

gurgelfobia escreveu:EU JA TIVE PROBLEMAS COM DIFERENCIAL DO MEU SUPERMINE!!! ELE RONCAVA QUANDO ESTAVA EM ALTA ROTAÇÃO. QUANDO PASSAVA DOS 70 KM ELE RONCAVA E VIBRAVA. ABRI A TAMPA E VI QUE HAVIA FOLGA ENTRE AS ENGRENAGENS E O OLEO TAVA FINO E VELHO (O EX DONO ERA PORCO IRRESPONSAVEL) AS PEÇAS DO DIFERENCIAL DO SUPERMINI SÃO AS SEGUINTES: CARCAÇA DO DIFERENCIAL É A DO CHEVETTE MAIS AS PEÇAS INTERNAS QUE MELHOR SE ADAPTAM SÃO A DO FORD/MAVERICK. POR INCRIVEL QUE PAREÇA!!! TROQUEI E FICOU ÓTIMO. OUTRA COISA QUE VALE OBSERVAR A DISTANCIA ENTRE AS RODAS TRASEIRAS DE UM LADO PARA O OUTRO SÃO UM POUCO MAIS CURTAS EM RELAÇÃO AO CHEVETTE. SE QUISER ADAPTAR VAI TER DOR DE CABEÇA :( TERÁ Q CORTAR. OUTRA DICA UTILIZE ÓLEO 90 DA MARCA SHELL(ASPIRAX) REDUTOR DE ATRITO. É O MAIS CARO QUE ENCONTREI + É MUITO BOA A QUALIDADE!!! VOCÊ VERA Q A TRANSMISSÃO VAI FICAR MUITO MACIA (CONFORTÁVEL).


Sério?

Boas dicas!!/

Valeu!

[]s
Estevam
Abraços,
Estevam Cavazin

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DIFERENCIAL

Mensagempor EDIVALDO MENDONÇA » 15/Ago/2007 00:26

CARO SEU DIFERENCIAL É O DA CHEVY PQ TRABALHEI NU FERRO VELHO ,VC SÓ TROCA O CONJUNTO INTERNO QUE É O MESMO.NÃO PRECISA TROCAR TODO.FALO
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Se eu quiser alongar?

Mensagempor BR800 » 11/Nov/2008 19:42

Se eu quiser alongar, posso colocar coroa e pinão do chevette 1.6 ao ivéz da chevi?
Se trocar o eixo inteiro, as rodas ficam muito para fora?

(para motor VW 1600)
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Re: Se eu quiser alongar?

Mensagempor morte_ed » 12/Nov/2008 18:07

BR800 escreveu:Se eu quiser alongar, posso colocar coroa e pinão do chevette 1.6 ao ivéz da chevi?
Se trocar o eixo inteiro, as rodas ficam muito para fora?

(para motor VW 1600)

do chevete hidramático.... spicer..... abraços... e o motor ficou bom?????
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
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Difícil

Mensagempor BR800 » 12/Nov/2008 19:01

De automático é mosca branca e caro, penso em colocar diferencial de 1.6 manual e compensar com pneu maior.

O motor ficou muito bom, muita força, um trator. Agora é um carro!
Imediatamente se pensa: Porque o Gurgel não fez o motor do BR como é girando alto e à água, mas com 4 cilindros? Os 2 cilindros a mais realmente fazem a diferença, só vou tirar as duas solex 32 e colocar um 2E pra ficar mais redondo. Mas com a ignição eletrônica e bem taxado é bater na chave e pegar num segundo, mesmo frio e sem injetar gasolina.
Ficou, como esperado, muito reduzido: é 1ª, 2ª, 3ª e 4ª em pouquíssimos metros e já está a 90. Mas o carro mudou da água pro vinho, um pouco de peso a mais só fez bem: Mais estabilidade, macio, rebaixou levemente a frente, o volante continua leve, o câmbio mais gostoso porque muda menos e o arranque forte, o banco chega a forçar as costas e frita pneu fácinho, lembra um Gol 1.8. Parece que o motor nasceu para o BR800 até mais do que para o Fusca. Tá fazendo 5 KM/l álcool, mas falta acertar e colocar escape. Com o 2E, alongado e com escape espero fazer 10 KM/L álcool.

E o seu? como é?
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Re: Difícil

Mensagempor morte_ed » 12/Nov/2008 20:43

BR800 escreveu:De automático é mosca branca e caro, penso em colocar diferencial de 1.6 manual e compensar com pneu maior.

O motor ficou muito bom, muita força, um trator. Agora é um carro!
Imediatamente se pensa: Porque o Gurgel não fez o motor do BR como é girando alto e à água, mas com 4 cilindros? Os 2 cilindros a mais realmente fazem a diferença, só vou tirar as duas solex 32 e colocar um 2E pra ficar mais redondo. Mas com a ignição eletrônica e bem taxado é bater na chave e pegar num segundo, mesmo frio e sem injetar gasolina.
Ficou, como esperado, muito reduzido: é 1ª, 2ª, 3ª e 4ª em pouquíssimos metros e já está a 90. Mas o carro mudou da água pro vinho, um pouco de peso a mais só fez bem: Mais estabilidade, macio, rebaixou levemente a frente, o volante continua leve, o câmbio mais gostoso porque muda menos e o arranque forte, o banco chega a forçar as costas e frita pneu fácinho, lembra um Gol 1.8. Parece que o motor nasceu para o BR800 até mais do que para o Fusca. Tá fazendo 5 KM/l álcool, mas falta acertar e colocar escape. Com o 2E, alongado e com escape espero fazer 10 KM/L álcool.

E o seu? como é?


vc teve problema com o escapamento do lado do passageiro trazeiro do motor??? o meu ficoou muito rente á estrutura do carro.... e tive que dar uma amassada na bengala e não posso acertar o motor redondinho

cantar?? o meu naum canta patina a embreagem e naum canta porque??? sei lá!!!! mas mesmo assim é o bixo mesmo esse motor.... é o verdadeiro trator sobe até escada.... meu ta com carburador simples com giclê de 1300... faz uns 8 ou 10 km/l mas fusca é assim mesmo joga gasolina fora
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Escape

Mensagempor BR800 » 13/Nov/2008 10:27

Todos os que eu ví tem esse problema no 3º cilindro, o escape fica muito rente, o meu tb vai ficar (está sem ecape). Ouví dizer de colocar um calço na caixa seca e trazer o motor + pra frente, mas achei arriscado.

A embreagem está 100%, veja o rolamento e o platô do seu. Coloque embragem chapéu chinês. O cabo costuma pegar na carroceria e não deixa a embreagem voltar, coloque uns calços no cabo ou faça um furinho na carroceria.

Frita pneu porque é um 1600 álcool, taxado, com duas solex 32 com 24 de venturi (original álcool é 22). Só que vou tirar e colocar só um 2E (corpo duplo, de Santana) no meio. Com 2X 24mm de venturi TB. Ignição Bosch e dínamo (não precisou de alternador). Tive Gol e Saveiro com esse tipo de motor e fazia 9 KM/L de álcool, no Gurgel deve fazer um pouco mais.

Mas não fico fritando toda hora, foi só pra dar uma testadinha. Meu negócio é trabalhar com o carro.
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