|
Moto Zundapp KS601 1951 com motor Gurgel Enertron
Certa vez me contaram que em Palhoça/SC, cidade vizinha a Florianópolis, existia uma motocicleta com motor Enertron, mas até então não nunca tinha visto.
Em agosto de 2006 o sr. José Máximo Pereira Neto, ou apenas Zé como prefere ser chamado, proprietário da Moto Zundapp KS601 1951 com motor Gurgel entrou em contato comigo.
Dias depois, fui ao encontro do Zé para conhecer tal motocicleta. Fiquei impressionado com o que ví: A moto é impecável e o Enertron parece ter sido montado para ela.
Na revista Motociclismo de agosto de 2006, na última página, saiu uma reportagem sobre a moto do Zé. Tal reportagem já está disponível na página Gurgel 800 (ver).
Pedi então ao Zé permissão para a inclusão de fotos na página Gurgel 800. Esse prontamente me forneceu as fotos, exibidas abaixo.
O Zé também possui um Gurgel Supermini e dedica este projeto de restauração ao Sr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que seu Zé conheceu pessoalmente.
A Zundapp do Zé
Proprietário/construtor |
| José Máximo Pereira Neto |
| Mecânico de motocicletas a 35 anos |
| Residente em Palhoça/SC |
Características Técnicas |
Marca | Zundapp |
Modelo | KS601 |
Ano | 1951 |
Motor | Gurgel BR-800 adaptado |
Características do motor | 4T, 2 válvulas por cilindro |
Cilindros | disposição oposta horizontalmente |
Cilindradas | 792 cc |
Relação de compressão | 8,7:1 |
Potência | 36cv a 5.000 rpm |
Torque máximo | 6,6 Kgf a 2.500 rpm |
Alimentação | 2 carburadores Mikuni 26 mm |
Ignição | Gurgel: microprocessador eletrônico 16° APMS |
Câmbio | 4 marchas (caixa Zundapp) |
Transmissão | cardã 5,375:1 (Zundapp) |
Capacidade do tanque | 18 litros (com reserva) |
Refrigeração | líquida |
Peso (a seco) | 250 Kg (aproximados) |
Quadro | berço duplo |
Suspensão dianteira | telescópica da Shadow |
Suspensão traseira | mola e contra mola com auxílio de 2 amortecedores hidráulicos |
Pneus | dianteiro: Pirelli 100/90/18 (CBX Strada) traseiro: Rinaldi 120/80/18 (Tornado) |
Freios | traseiro e dianteiro a tambor |
Comprimento da moto | 2.143 mm |
Largura | 830 mm |
Altura | 1.010 mm |
Altura banco | 740 mm |
Duração do projeto de restauração | 2 anos |
Peças iniciais da moto |
| 1 chassi adaptado para motor Volkswagen |
| 1 caixa de câmbio Zundapp |
| 1 conjunto de transmissão traseira com amortecedores |
| 2 rodas |
|
Peças fabricadas |
| Tanque de combustível da MZ |
| Cópia dos pára-lamas em fibra de vidro |
| Cópia do escapamento original em ferro |
|
Peças adaptadas |
| Suspensão dianteira da Shadow |
| Velocímetro da CB 400 |
| Motor do Gurgel BR-800 |
| Aros das Rodas da CB 750
|
| Alternador de Chevette |
|
Custo aproximado |
| R$ 14.000,00 sem mão de obra |
clique nas fotos para ampliar ou abra em slides
Comentários
|