página inicial Publicidade - Gurgel 800 mapa https://www.gurgel800.com.br/adaptacoes/zundapp/

Moto Zundapp KS601 1951
com motor Gurgel Enertron

Certa vez me contaram que em Palhoça/SC, cidade vizinha a Florianópolis, existia uma motocicleta com motor Enertron, mas até então não nunca tinha visto.

Em agosto de 2006 o sr. José Máximo Pereira Neto, ou apenas como prefere ser chamado, proprietário da Moto Zundapp KS601 1951 com motor Gurgel entrou em contato comigo.

Dias depois, fui ao encontro do para conhecer tal motocicleta. Fiquei impressionado com o que ví: A moto é impecável e o Enertron parece ter sido montado para ela.

Na revista Motociclismo de agosto de 2006, na última página, saiu uma reportagem sobre a moto do . Tal reportagem já está disponível na página Gurgel 800 (ver).

Pedi então ao Zé permissão para a inclusão de fotos na página Gurgel 800. Esse prontamente me forneceu as fotos, exibidas abaixo.

O Zé também possui um Gurgel Supermini e dedica este projeto de restauração ao Sr. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que seu conheceu pessoalmente.

A Zundapp do

Proprietário/construtor

José Máximo Pereira Neto

Mecânico de motocicletas a 35 anos

Residente em Palhoça/SC

Características Técnicas
MarcaZundapp
ModeloKS601
Ano1951
MotorGurgel BR-800 adaptado
Características do motor4T, 2 válvulas por cilindro
Cilindrosdisposição oposta horizontalmente
Cilindradas792 cc
Relação de compressão8,7:1
Potência36cv a 5.000 rpm
Torque máximo6,6 Kgf a 2.500 rpm
Alimentação2 carburadores Mikuni 26 mm
IgniçãoGurgel: microprocessador eletrônico 16° APMS
Câmbio4 marchas (caixa Zundapp)
Transmissãocardã 5,375:1 (Zundapp)
Capacidade do tanque18 litros (com reserva)
Refrigeraçãolíquida
Peso (a seco)250 Kg (aproximados)
Quadroberço duplo
Suspensão dianteiratelescópica da Shadow
Suspensão traseiramola e contra mola com auxílio de 2 amortecedores hidráulicos
Pneusdianteiro: Pirelli 100/90/18 (CBX Strada)
traseiro: Rinaldi 120/80/18 (Tornado)
Freiostraseiro e dianteiro a tambor
Comprimento da moto2.143 mm
Largura830 mm
Altura1.010 mm
Altura banco740 mm
Duração do projeto de restauração2 anos

Peças iniciais da moto

1 chassi adaptado para motor Volkswagen

1 caixa de câmbio Zundapp

1 conjunto de transmissão traseira com amortecedores

2 rodas

Peças fabricadas

Tanque de combustível da MZ

Cópia dos pára-lamas em fibra de vidro

Cópia do escapamento original em ferro

Peças adaptadas

Suspensão dianteira da Shadow

Velocímetro da CB 400

Motor do Gurgel BR-800

Aros das Rodas da CB 750

Alternador de Chevette

Custo aproximado

R$ 14.000,00 sem mão de obra

clique nas fotos para ampliar ou abra em slides



Fernando João

Comentários