Motor para Carajás

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Motor para Carajás

Mensagempor Ricardo Pereira » 03/Jan/2011 15:10

Qual seria o melhor motor Diesel e câmbio para o Carajás ?
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: Motor para Carajás

Mensagempor ZCC » 06/Jan/2011 20:35

Ouvi falar que o do Golf pra exportação 1.9 fica muito bom - Câmbio deixa o original mesmo ou só colocar uma relação mais longa ou pneus maiores na traseira
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Motor para Carajás

Mensagempor Ricardo Pereira » 07/Jan/2011 08:48

O cãmbio original de 4 marchas não é muito curto ?
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: Motor para Carajás

Mensagempor LeonardoL » 14/Jan/2011 00:20

Ricardo,

Sobre o motor, eu concordo com o Zecacu. Um outro diesel de baixo peso poderia ser seria interessante da mesma forma, porém o "AP diesel" (1Y ou AAZ) e o 1.9 TDI de primeira geração (1Z, se não me engano) têm a facilidade de se encaixar no mesmo local sem maiores necessidades de adaptação.

Sobre eu câmbio, eu recomendo fortemente procurar por uma caixa mais robusta. Não que a caixa original não seja boa, porém pode não aguentar o torque que o novo motor irá geral - especialmente se for turbinado. Mas não tenho nenhuma indicação de qual câmbio poderia ser adaptada.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Motor para Carajás

Mensagempor Ricardo Pereira » 14/Jan/2011 15:43

O AP Diesel é o que vinha na Kombi ? É o 1.6 ? Não é muito fraco ? Sabe qtos cv ? E o 1.9 ?
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: Motor para Carajás

Mensagempor LeonardoL » 25/Jan/2011 20:49

Ricardo,

Todos que citei antes são 1.9 litros.

Se chama de "AP diesel" a família de motores diesel da VW que foram "derivados" do AP.

O Brasil não teve muitas variações, mas lá fora tem para todos os gostos. É uma pena que não sejam muito conhecidos por aqui, são ótimos motores.

O Carajás vinha de fábrica com o "AP diesel" da Kombi, que era 1.6D, como uma opção. Você poderia perguntar para quem já teve algum Carajás assim se é pouca potência ou não.

Na minha opinião, a potência e o torque devem deixar a desejar com o 1.6D, mas com um turbo leve ele pode ficar interessante.

Se tivesse opção, eu preferiria ir de 1.9D, que tem uma construção mais robusta. Mas acredito que os dois possam atender bem.

Dados de potência e torque você encontra facilmente no Google.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Motor para Carajás

Mensagempor Ricardo Pereira » 30/Jan/2011 16:58

Obrigado pela dica.


O mecânico que mexe no meu Carajás acha qie não vale a pena o 1.6, vou pesquisar sobre o 1.9.
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: Motor para Carajás

Mensagempor marcelocon » 19/Mar/2011 21:15

Bom dia pessoal! Moro em Itajaí/SC, vendi o meu mini e comprei um Carajás, mais estou sentido no bolso o gasto com o combustivel, estive pesquisando e o motor 1.9 diesel argentino é mais recomendado, ai vem o problema é você encotrar o motor, peço uma ajuda se alguém souber de um motor completo e com nota fiscal poderia postar para nós.
Obs. Ou se tiver um amigo mecanico ou alguém que ja vi um outro motor a diesel (besta etc) instalado poderia dar umas dicas na instalação (flange, suporte do motor etc). Pelo que pesquisei esse motores são mais barato tanto na venda como na manutenção.
Obrigado.
marcelocon
 
Mensagens: 3
Data de registro: 07/Nov/2010 20:13

Re: Motor para Carajás

Mensagempor LeonardoL » 19/Mar/2011 22:30

marcelocon,

Motor "1.9 diesel argentino" é uma especificação bem genérica. Existem dois motores bem distintos que podem ser enquadrados neste "nome" ou classificação.

O primeiro, que é um motor que você encontra com facilidade, é o "1.9 D" (denominação Volkswagen) - que é um motor mais antigo, porém com peças mais fáceis de encontrar pois é derivado do AP. Há várias peças em comum com a Kombi diesel, porém o motor é muito mais potente que o da Kombi, e pronto para receber sobrealimentação (turbocompressor ou supercharger).

Outro motor é o "1.9 TDI", que é um motor mais moderno e com mais torque. Muitos adaptam bomba da Hilux 2.8 mecânica, para não ter que colocar toda parafernalha eletrônica, que é algo que eu recomendo se for optar por esse caminho. O custo é maior e as peças são mais específicas, porém a potência é superior.

Se não me engano, a Crestana e Crestana, que fica em São Paulo (capital), tem os dois motores - novos e com nota fiscal.

O motor da Besta também é opção, mas eu pensaria duas vezes - o motor VW 1.9D (aspirado) tem a mesma potência que o motor KIA 2.2 (aspirado), e as peças são muito mais fáceis de encontrar - lembrando que o custo de manutenção de um motor diesel é um fator bem importante a considerar.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Motor para Carajás

Mensagempor marcelocon » 21/Mar/2011 20:06

Boa noite! Obrigado por suas dicas, estou pensando neste 1.9.
marcelocon
 
Mensagens: 3
Data de registro: 07/Nov/2010 20:13


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 30 visitantes

cron