por HOT_62 » 26/Jul/2007 08:52
Bom, esse post teria mais que ir pra seção VENENO, mas respondendo.
Minha opinião é gastar vela boa pra defunto ruim, mas é uma brincadeira interessante tentar retirar mais potencia de um motor como o enertron.
A primeira dificuldade é a de não haver peças pra isso, portanto, tudo tera que ser especial.
O comando de valvulas terá que ser desenvolvido em uma empresa como a SOBE ou JPF, eles fazem comandos bravos em cima dos originais, e no caso do BR teria que ser feito assim ou usinado um eixo bruto novo e feito o perfil, eu começaria com um comando 288°, não é tão bravo, nem tão chocho.
Cabeçotes, refazer os cabeçotes com valvulas maiores, 40 admissão e 35 escape são bons valores, abrir e polir os dutos.
Lubrificação, não conheço bem o sistema do enertron, mas tentaria fazer algum retrabalho para aumentar a vazão e pressão. Além de um radiador de oleo, esse dá pra ser colocado em uma flange no filtro.
Virabrequim, o maior problema do enertron e a peça que pode fazer o projeto não dar certo. Eu jogaria fora o original, partiria para um novo em aço 4340 tratado. Aproveitaria e aumentaria o curso dele dos 69mm originais para uns 80mm, usaria bielas forjadas mais leves também.
Camisa e pistões; Camisa eu faria forjadas especiais com a Romaq e usaria pistões de XT 600, que tem ø94mm, são leves e resistentes, bom pra um motor aspirado.
Escapamento direto, velas frias, taxa de compressão eu deixaria em 13,5, volante de motor aliviado, etc...
Eu prefiriria usar injeção eletronica, mas um par de solex 32 ou similar alimentam essa ferinha.
Ficaria um motor 1.1 bem esperto. Só não sei se compensa...
Abraços,
Estevam Cavazin
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