por Helio Neto » 05/Jan/2010 22:35
Acho que dá para dizer com boa segurança que em todos os lugares onde alguma coisa é parafusada na carroceria existe no local uma chapa de ferro laminada por dentro da fibra, mas apenas ali. Mas, no caso de não terem vindo furos "de fábrica", como num jipe que saiu sem o bagageiro instalado, é difícil de saber. Você pode usar um ímã grande para "sentir" se ali existe metal.
O ruim mesmo é que o teto de todos os Gurgel não tem nenhuma estrutura metálica integral por dentro, não há ligação com o chassis. Realmente dá para pular em cima, ou até virar e fazer capotar o carro "manualmente" que não acontece nada. A fibra aguenta isso, mas o problema é que ela pode ser muito facilmente cortada (como ao raspar numa pedra ou meio-fio), ou numa pancada mais forte racha, e aí já era, a resistência cai a zero. Isso aconteceu com um colega aqui do fórum, que por muita sorte se salvou:
E não esqueça também que a fixação do cinto de segurança está presa só na fibra da coluna; onde a coluna for parar numa simples capotagem como essa, o seu pescoço vai junto.
Então, se você for mexer com isso e tirar o forro do teto, é uma boa aproveitar para colocar uns tubos pequenos ou barras de ferro (chatas ou em "L") por dentro das colunas e laminar bastante fibra por cima. Isso não vai chegar a ser um santoantonio, mas certamente vai aumentar muito a resistência das colunas do teto num eventual acidente.
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91