por brauliogurgel » 19/Abr/2010 09:48
O tubo em metalon em relação ao tubo redondo possui aplicação diferente, resistência à torção também diferente, de mesma forma que a dita "cantoneira". As amarrações (solda) e disposição dos tubos feita pela Gurgel naquele chassi, foram muito bem pensadas inclusive em relação às torções que são relativamente permitidas.
Daí, resta um problema, uma vez que a barra com as medidas exatas do chassi, são bem difíceis de se encontrar até mesmo em grandes cidades. Aqui em BH custei a achar e foi bem cara!. Vc até acha as barras na mesma largura, mas em expessura interna e medida no micrômetro é osso!
Agrava o problema o fato que a maioria dos X12 por serem semelhantes aos bugues,acabaram sendo direcionados para o litoral e aos poucos foram virando pó! ou então, estão naquele caminho, considerando que o próprio chassi não tem nenhum tipo de proteção contra a correção.
Por outro lado, igual disse antes, há muito tempo atrás meu chassi particamente deixou de existir, mas mesmo assim ainda puxava reboque direto! atestando a resistência daquele conjunto. No final, reconhecendo a valentia do X12 fiz tudo partindo do zero e melhorando aquilo que ao meu ver ainda podia ser melhorado como a altura do solo, fixação do guincho e etc... Mas, naquela época, foi uma loucura e demandou também uma série de ajustes finais.
Se tiver competência, $$$$$$, paciência, até vale a pena!, do contrário, será outro carro perdido e mais uma carroceria abandonada ao final do processo!
Bráulio
X12 de BH