Vazamento de fluído dentro do habitáculo

Rodas, freios de serviço e estacionamento

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Vazamento de fluído dentro do habitáculo

Mensagempor smtv » 30/Mai/2013 21:00

Olá, prezados entusiastas dos veículos Gurgel,

Meu nome é Tarso, e adquiri há um mês um (g1) Supermini 1992 que veio rodando bravamente mais de 300 km da cidade do antigo proprietário para a minha.
Motorzinho Enertron funcionando muito bem, apesar de requerer alguns reparos menores.

O que me pegou foram os freios: ia tudo muito bem, os freios originais do SM são realmente superdimensionados para ele, freia lindamente.
Contudo passei uma semana sem poder rodar com o carrinho e, ontem, percebi o pedal do freio muito baixo, tocando no fim de curso. O carro está praticamente sem freio.
Tenho alguma experiência com o sistema de freio da linha VW a ar, que é basicamente a mesma tecnologia, e fui logo em busca de um vazamento de fluído, uma poça no chão da garagem, etc...
Para minha surpresa, o fluído vazou para dentro do habitáculo, ou seja, o carpete abaixo do tapete onde o motorista coloca os pés está encharcado de fluido de freio.
Ainda não comecei a desmontar (por falta de tempo, sou eu mesmo quem faz a manutenção dos meus "carros velhos"), mas posso adiantar que o cilindro mestre foi trocado há pouco tempo (segundo o proprietário anterior).
Suspeito que o mecânico, durante a troca, tenha fragilizado algum componente/retentor...

Isso já aconteceu com algum de vocês? Alguém teria uma dica ou recomendação antes que eu comece a desmontar?

Agradeço antecipadamente!
smtv
 
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Re: Vazamento de fluído dentro do habitáculo

Mensagempor Helio Neto » 31/Mai/2013 01:24

Bem-vindo, Tarso. Como os SM e BR não têm servofreio, realmente o fundo do cilindro "dá para dentro" do habitáculo, e se vazar por ali, vai para dentro (acho que nos VW deve ser assim também). Para vazar assim com um mais ou menos novo, ou a borracha do retentor do fundo foi pro beleléu, ou a trava meia-lua do êmbolo pulou fora. Neste segundo caso, acho que dá para enxergar no furo por trás do pedal se a trava está lá ou não. Se não for isso, só resta desmontar o cilindro e ver se ele não está riscado por dentro (se for novo mesmo) e trocar o reparo, ou ele inteiro. As referências estão na Lista de peças equivalentes.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
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Re: Vazamento de fluído dentro do habitáculo

Mensagempor smtv » 06/Jun/2013 20:32

Prezado Helio Neto, obrigado pela resposta tão completa e rápida.
De fato, o problema era nos retentores.
Cogitei comprar um reparo, mas terminei trocando o cilindro mestre inteiro, afinal de contas estamos tratando de segurança.
smtv
 
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Re: Vazamento de fluído dentro do habitáculo

Mensagempor ZCC » 09/Jun/2013 14:53

O problema de trocar a peça inteira é que muitas lojas vendem peças recondicionadas como novas. É uma coisa a se ficar atento, pois o processo de recondionamente muitas vezes é péssimo. É bom ficar atento no 1º mês de uso da peça nova se não vai ter nenhuma irregularidade no funcionamento.
Gurgel X12TR - 1980
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