Instalação do Selectraction no X-12

Rodas, freios de serviço e estacionamento

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Instalação do Selectraction no X-12

Mensagempor vivorio » 16/Jan/2013 20:16

Ola Pessoal,

Alguém conhece algum mecânico no Rio de Janeiro que saiba instalar o Selectraction? Estou achando uma dificuldade tremenda. O ultimo mecânico que fui colocou mais não ficou legal.

Valeu.

Alexandre Vivório
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Re: Instalação do Selectraction no X-12

Mensagempor brauliogurgel » 17/Jan/2013 10:38

Passa para sistema hidráulico

Mesmo muito bem regulado, nunca foi sempre 100% confiável, quando ficava no barro as lonas acabavam patinando
Mantive o sistema mecânico, muito bem regulado, e o hidráulico.

http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/index.htm
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica ... etivo2.htm

Bráulio
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Re: Instalação do Selectraction no X-12

Mensagempor brauliogurgel » 17/Jan/2013 10:55

Para regular o sistema mecânico coloque as duas rodas traseiras suspensas no cavalete e vá esticando o cabo de freio de mão com a chave de boca girando manualmente cada roda até que comece a travar (a roda). Tente equilibrar o travamento de cada roda com a mesma força a ser dispendida em cada alavanca.

Não deixe as rodas completamente travadas, é necessário que o sistema trave somente quando é puxado o freio de mão, podendo travar manualmente cada roda.

Por desgaste irregular nas lonas, fadigas nos conduítes metálicos, pode ser necessário colocar espaçadores entre os cabos e batentes para equilibrar os conjuntos, mesmo estando usando os cabos originais.

Em carros mais modernos e que o acionamento do freio de mão é feito por uma única alavanca e para as duas rodas, há um sistema em "T" para equilibrar o desgaste descrito.

"Areia na veia em 2005...." bons tempos....
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Re: Instalação do Selectraction no X-12

Mensagempor ZCC » 19/Jan/2013 21:12

Antes de tentar alguma modificação, melhor conferir o trabalho do mecânico. Procura no youtube uma série de vídeos do Tonella sobre o freio a tambor do fusca. A regulagem das castanhas é a verificação das lonas de freio são fundamentais. Depois é necessário lubrificar o cabo com graxa. Tem muito mecânico que não usa nada de graxa e o cabo fica preso. Por fim, o cabo precisa ser do tamanho correto. A fânia ainda vende e o site acessoriosgurgel revende os cabos originais. Não tente adaptar os de fusca, são maiores e inevitamente o mecânico precisará fazer alguma solda ou gambiarra e pode contar que não ficará fácil de regular.
Gurgel X12TR - 1980
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