Usar espaçadores ou trocar as rodas?

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Usar espaçadores ou trocar as rodas?

Mensagempor maximiano machado » 17/Jun/2011 09:55

Oi pessoal, acho que é meu primeiro tópico aqui, meu nome é Max, tenho um gurgel carajas 4 portas comprado do inicio do ano. To gostando muito do carro, fazendo modificações e reformando aos poucos, é diversão pura.
Meu carajas ta com rodas de omega gls (com furos levemente desbastados ja que as rodas do omega são 5x110), mas minha dúvida é a seguinte, gostaria que as rodas ficassem um pouco mais para fora, bem na linha do paralama, a aparência do carro na minha opinião ta feia com as rodas muito para dentro. As opções que encontrei nas pesquisas seria comprar espaçadores, que de boa qualidade vão custar uns 500 reais, ou trocar por umas rodas de offset negativo, que jogam a roda um pouco para fora. O problema é que rodas nessa furação do carajás (kombi) 5x112 também são difíceis de encontrar.
Minha pergunta é a seguinte, alguem ai tem experiência nessa área e poderia me ajudar? Ouvi falar que espaçadores são perigosos pois forçam os rolamentos da roda.

Desde ja agradeço.

Abraço

Max
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Re: Usar espaçadores ou trocar as rodas?

Mensagempor ZCC » 24/Jun/2011 21:38

Espaçadores são mesmo perigosos, não é muito recomendável usar, mas usar off-set negativo também força um pouco os rolamentos, ou seja, vai precisar de mais manutenção - é tudo relativo

Tenta ligar na Rodas Santa Rita ou na Mangels (Se eles não fizerem, pergunte por quem faça) e procura se informar se tem como fazer rodas personalizadas - eu não tenho nenhum contato, mas imagino que também há a opção de pegar o miolo de uma roda de kombi e colocar um novo aro com off-set personalizado, seria uma boa opção
Gurgel X12TR - 1980
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Re: Usar espaçadores ou trocar as rodas?

Mensagempor Helio Neto » 19/Jul/2011 03:58

A melhor opção para o Carajás é usar rodas da Ford Ranger (5x110). Em termos de offset, elas são quase perfeitas, deixando a lateral dos pneus/rodas praticamente no limite da abertura dos para-lamas.

No caso das feitas de ferro, a adaptação da furação é bastante simples e segura. Como os furos da Ranger são menores, é só desbastar com uma lima arredondada 1 mm em cada furo e as rodas já encaixarão. Mas depois ainda é preciso desbastar (use uma furadeira com algumas pedras em formato de cone e/ou esfera) a borda inclinada dos furos, para que as porcas assentem em todo o diâmetro dos furos, já que as bordas terão ficado levemente descentradas em relação aos novos furos. Isso é muito importante para que as porcas depois não se soltem sozinhas!!! O resultado é excelente, depois de umas duas horas de trabalho para fazer as 4 rodas.

Para adaptar as de liga leve, o melhor é levar numa tornearia para embuchar os furos já com os aproximadamente 1 mm de excentricidade. Também é bem provável que seja necessário trocar os prisioneiros dos cubos por outros mais compridos, caso as porcas fiquem rosqueadas muito "na ponta" dos prisioneiros, pois isso também é muito perigoso. Cuidado também para usar porcas compatíveis com o assento dos furos, que pode ser ou cônico ou esférico.
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Re: Usar espaçadores ou trocar as rodas?

Mensagempor hugo arruda » 27/Mai/2015 18:19

Amigo? Por que não manter o seu carro original? Sugiro as rodas 14 originais ou que solicite aro 15 modelo triangular, direto com a Mel Castilho da rodabras rodas. Ela faz a roda do seu jeito e a preço de roda comum. Se tiver Facebook, adicione ela, ou entre ni site da rodabras rodas e faça contato telefonico direto com ela. É gente boa e vai resolver a sua questão. Pode dizer que foi indicação minha.
Carajás vip diesel 1988 e SM 1992
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