É um post longo, muitas imagens, mas as compactei bem. No total dá 6mb (Não é pra ser problema pra quem tem 1mb ou mais de internet). Resolvi detalhar ao máximo possível por não ter encontrado muitos detalhes reunidos sobre como fazer essa manutenção, especificamente.
Trocando os terminais da suspensão traseira do X12:
Pra começar, todos os x10, x12 e os jipes leves da gurgel até acho que 84 usam terminais do caminhão Ford F-600/350 na traseira. Há uma lista de peças compatíveis no site do gurgel800. Bom, antes de falar do trabalho, vou dar alguns detalhes que encontrei sobre esses terminais. O caminhão F-600 possuia 2 tipos de direção: Hidráulica e manual. Os terminais para direção hidráulica NÃO servem no gurgel. Eles possuem rosca de 1" e um tamanho diferenciado. O que buscamos é o 3/4". Que saia no caminhão acho que até 1973. Ao menos nos X12 (meu caso) é usado 2 terminais iguais, com rosca direita. E é pra ter 3 fabricantes deles, Driveway, TRW e uma que esqueci o nome, mas acho que é chinesa. Como não achei TRW rosca direita, fui de Driveway. Produto código PD-0404. Uma coisa que achei boa é a data de fabricação: Agosto de 2013 (Os comprei em novembro).
É importante frisar que talvez nada do que eu diga aqui sirva pro seu Gurgel. Como esses terminais são meio difíceis de achar, muita gente compra outros parecidos ou modifica totalmente a suspensão. Então é bom verificar se os terminais dos dois lados do seu carro são com rosca direita e ao menos parecidos com os originais. No meu caso estavam instalados terminais de caminhão VW que com certeza devem ter sido modificados no torno pra encaixar. Porém já vi gente modificando o braço. Se esse é o seu caso e quer manter a suspensão como saía de fábrica, recomendo caçar nesses clubes de gurgel, pois muita gente instala suspensão IRS da kombi e fica com 2 grandes pesos de papel em casa. Não é difícil conseguir um braço original. No meu carro, o suporte das molas e os batentes são modificados e eu não gosto muito disso (Um dia vou desfazer tudo isso).
O clube do gurgel amigo jogou na net um catálogo de peças do X12 de 1979. Nele tem detalhes da montagem da suspensão. Recomendo tê-lo em mãos.
Embalagem do terminal:
Terminal:
As ferramentas que precisará são: Um encolhedor de mola, um extrator de terminal, chaves de boca e soquete diversas, alicate de bico e universal e precisará saber mexer com fibra-de-vidro, também. O encolhedor de mola, comprei o Raven 113081, mas ficou grande pra mola do meu carro (que não sei se o tamanho é o mesmo da original). Consegui desmontar usando ele, mas foi bem tenso. É uma ferramenta muito perigosa, pois se o tamanho não é o adequado, sempre haverá o risco dela se soltar. Eu ainda tentei caçar o diamêtro das molas pelo catálogo, sem sucesso. Então compre uma ferramenta menor do que a que eu usei (Tente conseguir emprestada e experimente nas molas do seu carro). Já o extrator de terminal, consegui usar o Raven 113100, mas foi no limite e só consegui pelos terminais VW serem menores que os originais. Use um maior pra não ter problemas.
Extrator de terminal:
Encolhedor de mola:
Primeiramente, limpeza. Provavelmente você encontrará a sua suspensão daí pra pior. O que não é bom. Sujeira demais pode acelerar o desgaste das coifas dos terminais e das partes móveis. Lave tudo o melhor possível. E tente manter tudo limpo.
Remova o amortecedor, retire o cabo de freio de mão da alavanca e desloque o flexível dele. Pode ser necessário remover ou mudar de lugar a tubulação de fluído de freio, também. Com isso você abrirá espaço para colocar o encolhedor de mola. Fixe bem, aperte os dois lados por igual (Um pouco de cada lado por vez, recomendo que use luvas de raspas de couro e mantenha-se sempre afastado, imagine sempre que a mola pode escapar da ferramenta a qualquer momento. Não vacile) e remova a mola.
Use óleo spray ou wd40 esfregando com uma escova de aço pra limpar a rosca do terminal. É pra ser uma porca castelo com um contra-pino. Remova o pino e folgue bastante a porca (Não a remova completamente, isso evitará que o terminal saia voando). Folgue os demais parafusos que fixam o braço ao semi-eixo e coloque então o extrator de terminal no lugar. Pode ser necessário quebrar a fibra para isso.
Aperte o extrator e provavelmente isso não será o suficiente. Você precisará dar uma batidas de leve no terminal para que ele se solte do chassis. Se a leveza não der certe, vai batendo na lateral dele até ele se soltar.
Nessa etapa, limpe o braço e tente medir o melhor possível a distância do centro do terminal até o braço. Ou alguma medida equivalente, que permita que você coloque o terminal novo na posição o mais próxima possível do anterior. Depois veremos a questão do alinhamento e geometria.
Feito isso, você pode prender o braço numa morsa e soltar a contra-porca do terminal. Eu usei uma chave 32mm no braço, achei mais fácil que a morsa, por sinal.
Em seguida usei uma chave griffo para remover o terminal.
Agora é hora de decidir se manterá o braço ou o trocará. Limpe a parte de dentro e essa porca soldada por dentro. Ao menos no meu só tinha 2 parafusos e nenhuma arruela. Do outro lado não tinha mais essa porca. Ficou um parafuso atravessando o braço.
Os amortecedores funcionavam bem, mas um deles a borracha foi comida e acabou comendo parte do suporte no semi-eixo. Eles eram da Monroe, possuiam 13 anos de idade e tirando a questão das borrachas/buchas, não deviam nada pros amortecedores novos que entraram no lugar (Que agora são cofap). Recomendo que sempre compre de marcas conhecidas. Fuja de marcas xexelentas e peças de ferro-velho ao máximo possível.
O parafuso que o fixava também estava empenado
Precisei limar essa parte e usar uma arruela entre o amortecedor e o suporte. Nessa parte, também usei porcas autotravantes o que me obrigou a migrar para parafusos 10mm mais longos. Esse é um ponto que não vale a economia, compre parafusos novos. Use os que aparecem na referência do catálogo de peças. Só se lembre que no caso de usar porcas autotravantes, precisará de parafusos maiores.
Tampe o buraco aberto com fibra-de-vidro, pinte o chassis se quiser e limpe tudo para montagem. Nas instruções desse terminal driveway, não fala nada a respeito, mas de uns terminais nakata que comprei pra direção, recomenda-se que tudo esteja limpo de óleo. Alguns mecânicos das antigas mijam em cima dos terminais para que eles travem no lugar. Não recomendo que ninguém faça isso. Sigam apenas as instruções do fabricante sem inventar.
Coloquei um pouco de graxa na rosca do terminal
O coloque na mesma posição de antes e aperte a contra-porca
Ele é pra ficar alinhado com o resto do braço
Serviço quase pronto. Antes de colocar a mola, teste se o braço está subindo e descendo normalmente. Se o terminal não estará sendo forçado de algum jeito.
No meu caso, talvez por abuso dos donos anteriores, eu precisei de arruelas para que a porca castelo ficasse em posição pra receber o pino trava
Agora vem a tristeza, o alinhamento. Com ajuda de uns colegas de um tal de fórum hardmob :coolface: e lendo o manual. A conclusão é que a suspensão traseira trabalha divergente e o manual pede isso com o eixo na horizontal. O único jeito de tê-lo na horizontal é com as molas desmontadas. Leve em um centro de alinhamento e peça para medirem a suspensão traseira. Se eu entendi certo, com cambagem em zero (Semi-eixo na horizontal), a divergência será máxima. Quanto mais positiva a cambagem, a tendência é da divergência ficar negativa (convergênte). Então com as rodas em posição normal de rodagem (Cambagem positiva), é pra ter uma divergência pequena/neutra (Pelo meu achismo) e com o semi-eixo na horizontal (cambagem zero) uma divergência de 5º. No fim de curso inferior, as rodas adotam uma geometria convergente (Não sei realmente se isso é o correto ou se era pra ser divergência na horizontal ser maior a ponto de manter divergênte até no fim de curso, mas é o que adotei).
Não vou postar fotos dos dados da geometria do meu, até porque quando a fiz, o carro estava com pneus desiguais, molas diferentes de cada lado e um desalinhamento no chassis na dianteira. E tudo isso modifica a geometria. O que fiz, com os dados do centro automotivo, foi corrigir em casa com régua e trena. A cada volta do braço, altera cerca de 2mm na divergência/convergência. Com o carro na posição normal (Sem ter dado ré antes de parar) você pode medir com uma trena de um lado a outro (A trena em relação ao chão, tem que manter a mesma altura tanto na frente, quanto atrás do pneu). Se tiver espaço, pode usar o método da cordinha que o tonella usa nessa série de vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=nsvmYbEbWT8 A regulagem se dá removendo a mola e desmontando o braço do semi-eixo. Solte a contra-porca do terminal e gire o braço inteiro para regular. Eu acho que o melhor é fazer isso durante uma reforma de chassis e soldar duas chapinhas de referência. Alinhar e pegar a medida. Uma vez regulada, essa suspensão dificilmente perderá a geometria dada.