Instalação de bobina do Uno/Palio

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 23/Set/2010 00:55

Pode ser uma boa idèia acho que ae discipação de calor vai diminuir (g1)
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor Izaias Junior » 23/Set/2010 16:35

morte_ed escreveu:Pode ser uma boa idèia acho que ae discipação de calor vai diminuir (g1)



A única saída seria comprar um módulo "modernizado na Mat" Peças.
Mmorte_ed, você comprou seu módulo na Mat Peças? Se sim, qual foi o preço do comum
e quanto eles cobram pelo "modernizado" para bobina do Pálio?
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 23/Set/2010 18:38

Comprei sim mas não deve ser muito diferente o preço eu paguei em torno de 300,00R$ não estou muito bem de memoria
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor LeonardoL » 25/Set/2010 00:16

Senhores,

Acho que está havendo uma confusão aqui. Como o Helio falou, o módulo do Gurgel é 12V. As duas bobinas recomendadas para o Gurgel são bobinas de baixa impedância (KW 12V da Bosch, a tal "bobina vermelha"), ligadas em série.

O módulo não faz redução nenhuma de voltagem, saindo dele 12V diretamente para as bobinas. É claro que cada uma "recebe" 6V por elas estarem ligadas em série, mas isso não é problema: elas já funcionam assim normalmente.

Originalmente, estas bobinas "KW 12V" trabalham com um pré-resistor para limitação da corrente, que mantém a voltagem entre os terminais bem próxima desse valor - alguns lugares citam 8V, mas isso depende da resistência da bobina, sendo normalmente entre 6V e 8V. Vejam a genialidade de quem bolou o sistema: você está trocando um resistor por uma outra bobina, aproveitando muito melhor essa energia que seria dissipada em forma de calor - e além disso, está utilizando de bobinas de alto desempenho.

Para substituir esse sistema por uma bobina dupla de um outro carro qualquer, é necessário observar este fato. Se a sua bobina for ligada diretamente em 12V, é só tirar as bobinas do Gurgel e colocar a outra. Mas deve-se cuidar para não trocar um sistema muito bom por um sistema inferior, por causa de algum defeito que possa estar acontecendo em alguma peça do sistema original.

Aliás, o sistema original do Gurgel é ótimo e muito bem projetado, moderno inclusive aos dias atuais, e é muito melhor consertá-lo do que trocá-lo por outra coisa, e arriscar um módulo e/ou uma bobina queimados a médio prazo.

Sobre o módulo, para aqueles que precisam suportar uma maior corrente, o melhor ainda é colocar um transistor de potência externamente, especialmente porque um transistor de potência dissipa muito mais calor - e será mais complicado dissipar esta energia dentro do espaço confinado do módulo.

Sem contar que, por mais que não possa parecer, ter a possibilidade de voltar o módulo ao original é uma das maiores vantagens - especialmente para quem está experimentando.

E por enquanto, é isso!

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 26/Set/2010 23:49

Essa explicação foi otima muito obrigado
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor Izaias Junior » 27/Set/2010 10:01

LeonardoL escreveu:Senhores,

Acho que está havendo uma confusão aqui. Como o Helio falou, o módulo do Gurgel é 12V. As duas bobinas recomendadas para o Gurgel são bobinas de baixa impedância (KW 12V da Bosch, a tal "bobina vermelha"), ligadas em série.

O módulo não faz redução nenhuma de voltagem, saindo dele 12V diretamente para as bobinas. É claro que cada uma "recebe" 6V por elas estarem ligadas em série, mas isso não é problema: elas já funcionam assim normalmente.

Originalmente, estas bobinas "KW 12V" trabalham com um pré-resistor para limitação da corrente, que mantém a voltagem entre os terminais bem próxima desse valor - alguns lugares citam 8V, mas isso depende da resistência da bobina, sendo normalmente entre 6V e 8V. Vejam a genialidade de quem bolou o sistema: você está trocando um resistor por uma outra bobina, aproveitando muito melhor essa energia que seria dissipada em forma de calor - e além disso, está utilizando de bobinas de alto desempenho.

Para substituir esse sistema por uma bobina dupla de um outro carro qualquer, é necessário observar este fato. Se a sua bobina for ligada diretamente em 12V, é só tirar as bobinas do Gurgel e colocar a outra. Mas deve-se cuidar para não trocar um sistema muito bom por um sistema inferior, por causa de algum defeito que possa estar acontecendo em alguma peça do sistema original.

Aliás, o sistema original do Gurgel é ótimo e muito bem projetado, moderno inclusive aos dias atuais, e é muito melhor consertá-lo do que trocá-lo por outra coisa, e arriscar um módulo e/ou uma bobina queimados a médio prazo.

Sobre o módulo, para aqueles que precisam suportar uma maior corrente, o melhor ainda é colocar um transistor de potência externamente, especialmente porque um transistor de potência dissipa muito mais calor - e será mais complicado dissipar esta energia dentro do espaço confinado do módulo.

Sem contar que, por mais que não possa parecer, ter a possibilidade de voltar o módulo ao original é uma das maiores vantagens - especialmente para quem está experimentando.

E por enquanto, é isso!

Leonardo


LeonardoL,

O Técnico colocou um transistor Darlington Silício + Diodo NPN Chaveamento e Potência de 500V, 15A, 100W e B>200 em meu módulo e ele está funcionando muito bem com as duas bobinas, sem esquentar, porém, quando coloco a bobina do Fiat ele funciona tão bem quanto com as duas, só que o módulo aquece muito.
O Técnico falou que não há problemas, pois o transistor dissipa calor e a carcaça do módulo serve como dissipador (a temperatura chega a uns 60ºC).

A pergunta é:
É correto isso, ele está certo?
Não há problema de incêndio?
Como colocar um segundo transistor fora do circuito do módulo e que transistor, se o que sai do módulo para bobina é o sinal negativo em pulsos?

OBS: Tenho o esquema do módulo original, qualquer coisa posso enviar para seu email.

Izaias
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor LeonardoL » 07/Out/2010 02:16

Izaias,

Sobre o esquema do módulo, estou mandando meu e-mail como mensagem privada.

Respondendo em partes:

1) Não se trata de estar certo ou errado, mas é importante lembrar que o módulo não foi projetado para trabalhar com a carcaça a esta temperatura. Este aumento significativo pode ocasionar diversas alterações ao nível elétrico, e fazer o circuito se comportar anormalmente - ou até mesmo queimar algum componente que não suporte a temperatura em regime contínuo.

Com certeza quem alterou o seu módulo sabe o suficiente sobre eletrônica para saber que é recomendado um diodo de proteção em série com o transistor e as bobinas. O problema é que você precisa enxergar o todo - se você alterar o transistor para um que dissipa mais potência, o que mais vai ser afetado? Esse é o ponto.

A outra bobina (Fiat) pode estar trabalhando com excesso de corrente, por isso o aquecimento. Ela pode acabar queimando também. Mas veja que estou falando que isso pode acontecer, não tenho tabelas de amperagem nem resistência da bobina, estou me baseando no seu relato sobre os sintomas do sistema em operação.

2) Incêndio, provavelmente não. Mas o circuito pode simplesmente queimar e você ficar na estrada.

3) Transistores podem tanto ser NPN quanto PNP... sugestão, escrever no Google: transistores pnp npn. Está tudo lá, muito melhor do que eu posso tentar explicar aqui.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor Domenor » 24/Out/2010 09:12

Pessoal, estava visitando o fórum e vi este tópico comentando sobre o transistor TIP162. Ele é encontrado no site da Farnell http://www.e-farnellnewark.com.br/searc ... 999&type=2
Caso ainda não tenham encontrado, espero que a dica ajude. Abraços!
Domenor
 
Mensagens: 1
Data de registro: 24/Out/2010 09:08

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor LeonardoL » 24/Nov/2010 22:48

Izaias,

Interessante, fui verificar o datasheet do TIP 162 e uma coisa que desconhecia é o fato dele ter exatamente essa especificação (darlington + diodo), e bem parecida com a especificação que colocasse acima.

O seu técnico provavelmente escolheu um transistor bem parecido com o original, o que com o uso da bobina Fiat provavelmente vai fazer com que ele trabalhe no limite ou próximo dele.

Sobre o a Farnell, o problema de comprar lá é que ela traz de fora, e é bem complicado conseguir ter previsão, prazos de entrega, entre outros. Já tentei comprar lá e sempre demorou para chegar, ou não tinha em estoque.

Procurei sobre tabelas de equivalência outros transistores que estivessem acessíveis, mas não achei nada que batesse exatamente com esse transistor. O que é complicado, já que se você precisa reparar o módulo, são 15 dias esperando chegar uma pecinha desta.

Talvez o mais interessante para quem não encontrou o transistor seja substituir por dois NPN de silício e colocar diodos de proteção em volta dos mesmos, da seguinte forma:

Imagem

Isso é basicamente o "darlington + diodo", que em vez de estar empacotado em um transistor que custa mais caro e é mais difícil de encontrar, pode ser substituído por outros de preço mais acessível e mais fáceis de encontrar.

Abraços,
Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 26/Nov/2010 23:45

Leonardo, será que fazendo dois esqueminhas desse ai e colocandoos em paralelo, será q resolveria o problema de colocar a bobina do palio?? diminuiria a disipação de calor?
se sim, teria como tu fazer esse eskema mais completo? tipo... colocando a referencia do transistor e do diodo?
abraço.
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor LeonardoL » 02/Dez/2010 00:23

Felipe,

Não precisaria de dois em paralelo, bastaria que o segundo transistor (ligado direto nas bobinas) suportasse uma boa tensão inversa entre CE e BE, e que permitisse uma corrente de pelo menos 20-25A. Procurando pelas tabelas de equivalência vi transistores que suportam até 800V e aceitavam 30A tranqüilamente, e mais fáceis de achar equivalentes que o TIP 162.

Não tenho os dados agora e teria que procurar datasheet, pesquisar nas lojas pelos componentes de prateleira e etc... vou botar na lista de afazeres, mas não prometo urgência. 8)

Abraços.
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 02/Dez/2010 23:33

Ok, é melhor uma esperança tarde do que um desengano cedo hehehe
td de bom!
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor LeonardoL » 02/Jan/2011 23:07

felipe,

Estava procurando os componentes para bater com a especificação, e acho que estes resolveriam o problema:

2SC3897 - Transistor NPN de alta voltagem.
2SC3998 - Transistor NPN de alta voltagem e mais potência.
DTV 32D - Diodo de alta voltagem.

O transistor 3897 seria o mais da esquerda, enquanto o 3998 estaria ligado nas bobinas.

Todos esse três estão disponíveis para comprar a pronta entrega na Blucolor (http://www.blucolor.com.br), que tem loja virtual.

Exagerei na especificação das voltagens máximas, já que se forem usadas bobinas "mais potentes" é ideal ter um circuito com mais capacidade. Sem contar que assim os componentes trabalham mais folgados e dissipam menos potência. Procurando melhor talvez dê pra encontrar componentes mais baratos que sejam um pouco inferiores na especificação da voltagem.

O site da loja tem o PDF completo do componente, e a lista de compatibilidade pode ser procurada por aqui: http://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=2sc3998

Ah sim, este circuito é para usar no lugar do transistor do módulo. Se fosse para ser ligado externamente ao módulo, o transistor mais da esquerda (3897) deveria passar a ser PNP e não NPN (é só procurar o "análogo").

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 03/Jan/2011 16:08

LeonardoL , Agora eu fiquei feliz!!! Cara, show de bola, agora isso ai vai ser a solução de muitos problemas!!!
Cara, p/ ver se eu entendi bem o esquema q tu fez, eu fiz uma imagem do que eu entendi, Ande tem o "abc" ta bem certinho???
Obrigado ai pela ajuda cara! td de bom!!!
Anexos
Esquema TIP162.JPG
Esquema TIP162.JPG (20.35 KiB) Visualizado 10761 vezes
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 10/Jan/2011 23:16

LeonardoL, certo o que fiz? da uma olhada ai, to doido p/ por em pratica...
abraço!
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

AnteriorPróximo

Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron