por LeonardoL » 03/Set/2010 10:01
Senhores,
* Sobre a troca das duas bobinas simples por uma bobina dupla resultar em melhor queima, eu acredito que isso pode ser mais devido ao sistema original estar defeituoso do que deficiência inerente deste.
Quando comprei meu Supermini, ele estava apresentando algumas falhas de ignição de vez em quando. Troquei cabos de vela, velas, filtro de ar, etc - e problema resolvido. Agora, o motor até parece um relógio.
Aliás, é preciso verificar se as bobinas corretas foram utilizadas, e se as duas são iguais. Senão, é possível que isso estivesse causando os problemas de ignição.
* Sobre os transistores, se o ganho do transistor de potência é muito menor, o ideal seria colocar o transistor de potência ligado em série com o TIP, sendo alimentado por ele.
Aliás, é ideal fazer isso também visto que a corrente consumida pela base do transistor de potência pode ser maior que a do TIP, e ultrapassar os limites das portas lógicas do módulo. Outra vantagem é que o módulo pode ficar inalterado nesta configuração.
A minha humilde sugestão seria colocar um transistor de potência num bom dissipador de calor, fora do módulo, com a sua base ligada na saída original para as bobinas.
E por enquanto, é isso!
Leonardo
Gurgel Supermini 93