nova ignição no br800

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

nova ignição no br800

Mensagempor silviogurgel800 » 09/Jul/2012 08:25

Começando a reforma do br 800 ano 91...todo original inclusive auto falantes.....
Editado pela última vez por silviogurgel800 em 24/Jul/2012 16:47, no total de 3 vez
silviogurgel800
 
Mensagens: 6
Data de registro: 07/Jul/2012 08:41

Re: nova ignição no br800

Mensagempor Helio Neto » 10/Jul/2012 02:40

Olá Sílvio,
o sistema inteiro de ignição do Enertron foi projetado exclusivamente para ele e é diferente dos outros carros da época. O módulo de ignição do Enertron não é só um amplificador, ele também processa o avanço do ponto de ignição em função da rotação, além de condicionar o sinal de entrada, captado pelo sensor, que também é específico para este circuito. Os módulos comuns são totalmente diferentes, não vão funcionar mesmo.

No Enertron as faíscas são geradas a cada rotação ("Centelha perdida"), então não há nenhuma função para um distribuidor. No caso de você adaptar um, a única função dele seria a de gerar a curva de avanço (o "centrífugo"), no lugar do módulo. Mas veja que um distribuidor ligado na polia do virabrequim vai girar com o dobro da rotação do que num Fusca ou outro motor, então molas e pesos vão precisar ser totalmente readaptados na base da tentativa-e-erro (isso se der margem suficiente e ele aguentar). Como as faíscas também acontecem a cada rotação, o módulo "comum" também vai ser forçado como se estivesse num motor com o dobro das rotações (no BR a 5.000 rpm, módulo e distribuidor vão estar sob regime de 10.000 rpm!) Eu não vejo como todo o trabalho de fazer uma adaptação dessas funcionar direito vai "sair por menos" do que R$300 para comprar um módulo.

O circuito em si do módulo original do Enertron não tem nada de muito especial. Todas as especificações, diagramas do circuito e da placa, dados do funcionamento e curvas de avanço estão disponíveis em http://br.groups.yahoo.com/group/gurgel800/files/Modulo%20de%20ignicao/, https://plus.google.com/photos/101575559553501215310/albums/5157190680013541425 e http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ignicao.php
A MAT Peças e Serviços, em Taubaté/SP, há muitos anos fabrica componentes da ignição do Enertron e atualmente vende módulos novos com circuito modernizado.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 254
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: nova ignição no br800

Mensagempor silviogurgel800 » 10/Jul/2012 09:26

consegui o módulo original na verdade tres de uma só vez vou vender um.
Editado pela última vez por silviogurgel800 em 24/Jul/2012 16:45, num total de 1 vezes
silviogurgel800
 
Mensagens: 6
Data de registro: 07/Jul/2012 08:41

Re: nova ignição no br800

Mensagempor ZCC » 17/Jul/2012 00:00

silviogurgel800 escreveu:To pensando tb adaptar uma roda fônica com sensor de rotação de fiat 2 fios e pra controlar o avanço um variador de avanço usado em carros com gnv


Não é mais fácil e barato apenas pegar o diagrama que o colega postou e montar um novo módulo zero quilômetro?
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26


Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante