Sensor de velocimetro

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 21/Nov/2011 22:03

Olá

Alguem sabe onde posso encontrar um sensor de velocimetro para utilizar no cabo mecanico que vai no velocimetro original?
Estou montando um painel digital de instrumentos e vou precisar de um sensor adequado.
Qual é a especificaçao da rosca de encaixe do velocimetro?

Seria este:
"Sensor para cabo de velocímetro - Carro"
Imagem
"Sensor com rosca dupla tamanhos M18 x 1,5 ou 5/8", para rosqueamento do cabo de velocímetro original da carro, gerando 4 pulsos elétricos a cada volta do cabo para os equipamentos Compass. Acompanha extensão para continuar utilizando o velocímetro original do veículo. "
http://www.compassnet.com.br/sitenovo/p ... nsores.asp

Tambem tem este mais simples:
"Sensor de Velocidade ou Adaptador para Cabo SV-21 Rosca M18 (fusca,etc)"
Imagem
"Altura 38mm. Rosca M18 passo 1,5 (rosca fixa) para carros antigos (fusca). Usado em velocímetros da Guster Indicado para acoplar na extremidade do cabo de velocímetro já existente, caso não interesse usar o SV-10, com imã na roda Nossos sensores de velocidade permitem avaliar baixas velocidades com precisão. Dimensões: Diâmetro 46mm e altura 38mm."
Acompanha cabo blindado de 3 metros. (comprimentos diferentes, sob encomenda)
http://www.visumais.com.br/loja/princip ... &offset=14

Agredeço pela ajuda
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 28/Nov/2011 19:42

Apesar de ninguem ter respondido eu achei a solucao e em breve vou postar os detalhes
Obrigado.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor felipe.victor » 29/Nov/2011 09:34

Cara, esse assunto me interessa muito... eu estava querendo adaptar o painel de uma twister no meu supermini q estou reformando e gostaria muito de saber qual sensor de velocidade seria compativel... to utilizando pneus aro 15 205, 65 r 15
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 01/Dez/2011 21:07

Ola Felipe

Ja consegui todos os itens que eu precisava para começar a instalar o novo painel que sera todo digital.
O sensor de velicidade que vou utilizar inicialmente sera o ó da compass ja que com este eu posso manter o odometro mecanico original rodando por tras do novo painel.
O velocimetro é calibrado conforme o numero de giros do pneu ao percorrer 1 km, entao é possivel usar qualquer tamanho de rodas.
Os outros dois sensores que devem ser trocados é o de pressao do oleo e de temperatura que passarao a informar em numeros os respectivos valor medidos em tempo real. O leitor de nivel de combustivel tambem passa a ser digital, mas mantem o sensor original.
Atraves de um desenho preciso em CAD, encomendei a confecção em acrilico de um novo bloco do painel personalizado para encaixar a instrumentacao digital no lugar do bloco original do BR-800.
Assim que tiver concluido, vou postar fotos e mais detalhes.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor felipe.victor » 02/Dez/2011 16:32

cara, qual painel vc vai usar??? quanto vai sair essa brincadeira? tipo... eu pensei em usar o painel da twister pq é muito bonito e também é facil de conseguir e barato...
o sensor de velocidade eu vou utilizar é o da propria moto, pois fiz a medida do perimetro tanto da roda da twister q é aro 17 quanto a do aro 15 do carro e a diferença deu de apenas 3 centimetros, ja o contagiros vai contar o numero de giros dobrado, pois a moto assim como o motor enertron ela da dois pulsos de ignição por ciclo, ja o motor 4 cilindros que vou colocar no caso o cht da 4 pulsos... no caso do conta giros eu vou mandar fazer nessas casas de plotagem e vou mandar impromir um igual, so q onde tem 2 eu corrijo p/ 1, onde tem 4 eu corrijo p/ 2 e por ai vai... o sensor de nivel de combustivel vou usar o da moto so q com a varetinha e a boia recalibradas....
axo q so...
ah, as luzes do painel vou trocar os simbolos e colocar os de bateria, oleo, e vou colocar por fora a luz do freio de mão/oleo do freio e temperatura da agua...
so não vai ficar perfeito, pq eu vou ter q por por fora um manometro de temperatura...

detalhe... p/ quem usa enertron, o conta giros não precisa ser alterado, pode usar do jeito q ta original....
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 02/Dez/2011 21:32

Estou usando um cluster digital de instrumentacao (5 gauges), e outro modular com 6 instrumentos ambos da Intellitronix (http://www.intellitronix.net/)(Empresa americana de instumentacao para veiculos) juntamente com um novo painel em acrilico feito sob medida.
O cluster de 5 instrumentos possui medidor de combustivel, temperatura, pressao do oleo, voltagem da bateria e velocimetro em um bloco retangular que abarange a area a ser instalado. O outro painel modular possui os intrumentos citados mais um conta-giros. A disposicao do modular fica em dois gauges centrais de 86mm circulareis, dois de 52mm circulares a esquerda e mais dois a direita.
Ate o momento eu acho que ja gastei uns 1500 com o desenvolvimento deste painel. Este custo ficará menor quando eu ja tiver concluido todas as etapas de todas as alteracoes e instalacoes, pois ja terei expertise nesta aplicacao especifica e com certeza irei repassar aos amigos do forum.
Outra opçao é fazer com os instrumentos da Guster Racing (www.visumais.com.br), ja que eles vendem uma linha completa de instrumentacao e sensores que são bem bacanas. Particularmente eu acho mais vantajoso estas instalacoes citadas ao inves de uma instumentacao nativa de moto, o que normalmente atenuaria a precisao dos instrumentos.
Dois pontos que devem serobservados no Enertron são que as centelhas nas duas velas são sincronizadas, sendo 1 pulso por revolucao do volante do motor.
Diametros maiores nos pneus acabam por reduzir a força do enertron em subidas, alem de no caso de um novo painel, este deverá teo o Km calibrado conforme o diametro de pneu utilizado, pois ao contrario perde-se a precisao no velocimetro.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor felipe.victor » 05/Dez/2011 10:14

cara, estou ancioso p/ ver seu painel... cara, quanto ao diametro da roda, eu fiz as mediões da roda da twister a da roda q vou usar e deu apenas 2% de diferença, por isso, o erro eu diria q é despresivel... e quanto ao motor, eu não terei problema com perda de potencia, pois estou colocando um motor cht 1.6 e caixa de chevette... então eu acho que vai ficar bem satisfatorio... o que vai ser um pouco chato, vai ser adaptar a boia do tanque da twister no tanque do gurgelzinho, mas sem dar trabalho tb não tem graça. rsrs...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 12/Dez/2011 18:14

Aqui estao algumas imagens do painel digital que estou montando. Estou preparando para instalar os sensores de temperatura e pressao do oleo.

O painel é um cluster de 5 gauges da Intellitronix montado em um acrilico duplo feito sob medida através de um modelo em CAD. A parte traseira mostra o suporte das luzes indicadoras original do BR-800. Para demonstrar ele ligado, fiz um teste com o painel juntamente com o sensor do velocimetro.
Reparem que este é um conector extramamente versatil e recomendado para este tipo de aplicacao, pois o mesmo é para uso automotivo, mas tive que importar. Pelo menos é um conector relativamente barato.

DEUTSCH 12 PIN DT SERIES CONNECTOR KIT
FOR 18 GA, THRU 16 GA WIRE
The Connector System chosen by many top NASCAR, IRL, CCWS, Formula 1, ALMS, Grand American Road Racing Association Racing Teams.
The connector System Chosen by leading manufactures do to its reliability, serviceability, and common terminal / crimper system. One set of crimpers, crimps wires from 26 AWG to 12 AWG. A small modified screwdriver, or small needle nose pliers is all you need for terminal extraction.
Anexos
WP_000010.jpg
WP_000010.jpg (108.46 KiB) Visualizado 19582 vezes
WP_000005.jpg
WP_000005.jpg (104.38 KiB) Visualizado 19582 vezes
WP_000004.jpg
WP_000004.jpg (93.65 KiB) Visualizado 19582 vezes
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor felipe.victor » 14/Dez/2011 10:05

cara, muito legal!! parabéns!!! eh sempre bom ver gente disposta a investir nos carrinhos!!!
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 14/Dez/2011 17:23

Assim que eu instalar o painel vou tirar novas fotos.
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13

Re: Sensor de velocimetro

Mensagempor Wilson » 18/Jan/2012 01:21

Novas fotos apos a instalaçao do painel.
O sensor do velocimetro esta funcionando OK calibrado para 2202 pulsos por Km.
Apos testes verifiquei que o boia de combustivel marca 85 ohms no minimo e 10 ohms no maximo e ajustei a leitura.
Falta ativar os sensores de pressao de oleo e temperatura ja que preciso das roscas para este sensores do tamanho correto alem de que o de pressao do oleo que é um pouco largo vai precisar de um adaptador para conseguir uma curva de uns 45 graus para servir no motor.
Assim que tiver novidades volto a informar como esta o projeto.
Anexos
DSCN0155.JPG
DSCN0155.JPG (90.74 KiB) Visualizado 19457 vezes
DSCN0144.JPG
DSCN0144.JPG (130.38 KiB) Visualizado 19457 vezes
DSCN0154.JPG
DSCN0154.JPG (126.84 KiB) Visualizado 19457 vezes
Wilson
 
Mensagens: 13
Data de registro: 08/Set/2011 17:13


Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 17 visitantes

cron