Troca de motor gurgel para motor de fusca

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Troca de motor gurgel para motor de fusca

Mensagempor caio gil garcia » 10/Abr/2015 18:32

Não sei se é o mesmo Supermini que eu vi, mas se for, o proprietário trocou o conjunto de motor e câmbio.

Bem quando substitui-se uma mecânica original do Supermini/BR800 (com cardã) por uma mecânica AE ou CHT (Tração dianteira) você deve se atentar ao fato de que o carro praticamente não terá nenhum peso na traseira, o que afeta muito a estabilidade do carro.

Outra coisa, que pode ser um problema é o fato de você ter que posicionar o conjunto Motor/Câmbio de um modo que as rodas dianteiras fiquem alinhadas com o espaço no paralama. Já vi um BR com mecânica CHT em que foi necessário alongar a frente do carro para que as rodas não ficassem pegando na carroceria. Particularmente ficou horrível. O carro ficou totalmente desproporcional.

Já no supermini, talvez o espaço do habitáculo do motor permita posicionar o conjunto sem problemas.

Ou seja, para que isso seja feito de modo a garantir a segurança ao dirigir o carro, deve ser feito alterações na suspensão e freios também. Agora, uma maneira de manter a tração traseira e trocar a mecânica é colocar um motor de chevette, que até onde sei não será necessário nem a troca do câmbio.

Tenho minhas reservas quanto à adaptações desse tipo nos BR's e Supermini. Já que será feito um investimento, que seja na mecânica original que é um ótimo custo beneficio para o proprietário, além de ter sido dimensionada exatamente para aquele tipo de carro.
Gurgel BR-800 1991
caio gil garcia
 
Mensagens: 12
Data de registro: 08/Abr/2015 00:54

Re: Troca de motor gurgel para motor de fusca

Mensagempor Pinotti » 29/Mai/2017 19:42

Ola sou novo aqui estou adptando um motor bx 1600 no meu supermini ja coloquei i motor na capa seca do gurgel q optei por deixar o cambio dele mesmo, mas alguem sabe informar sobre a adaptação do cabo de embreagem to pensando em dar uma volta nele e passar por dentro da caixa da ventoinha do motor. Alguem ai tem um supermini com essa adaptação. ?
Pinotti
 
Mensagens: 3
Data de registro: 23/Nov/2014 07:37

Re: Troca de motor gurgel para motor de fusca

Mensagempor Kleisteroc » 06/Mar/2021 23:04

Boa noite.
Estou adaptando um motor 1600(Gol BX).
Tive que tirar 2 mm da parede interna da caixa seca para que o volante do motor não atritasse na carcaça.
Não usei espaçador.O problema é que apos motar o coletor de admissão (Carburação simples) não há espaço para colocar o carburador, pois o mesmo fica em cima do eixo do pêndulo que sustenta o motor.
o caburador fica espremido e não encaixa no coletor.
Alguem aqui no grupo ja vivenciou esse problema na instalação desse tipo de motor.
Kleisteroc
 
Mensagens: 1
Data de registro: 14/Fev/2021 17:49

Anterior

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes

cron