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Confeccionando um sensor de rotação


Algumas poucas peças são exclusivas dos "800" da Gurgel. Entre elas posso citar o "sensor de rotação", cuja função é enviar impulsos elétricos para o módulo de ignição (maiores detalhes em sistema de ignição).

Certa vez, o sensor de rotação do meu BR-800 danificou. Comprei um sensor na "especializada" mais próxima, no valor de R$ 245,00 (junho/2003).

Juntamente com um amigo, desmontamos o sensor de rotação e descobrimos que ele nada mais é do que uma simples bobina.

Tivemos então a idéia de montar um sensor, através das medidas feitas na peça danificada.

Confeccionamos, em latão sextavado, um sensor de rotação idêntico ao original.

No primeiro teste, o sensor queimou (curto entre bobina e carcaça). O problema era a isolação do carretel. Isolamos a bobina, tanto internamente quanto externamente. A partir disto, o sensor funcionou perfeitamente.

é possível notar que o custo da montagem deste sensor é extremamente baixo.

Abaixo, segue desenhos, fotos e dados do sensor confeccionado.


Vistas da carcaça do sensor de rotação



Carretel do sensor de rotação

Características da montagem

  • Carcaça do sensor: latão sextavado

  • Carcaça do sensor de rotação

  • Carretel: ferro 1020
  • área rosqueável: cossinete M12 x 1
  • Bobina: 2400 espiras de fio esmaltado 37 AWG
  • Isolação carretel/bobina: carretel isolado com espaguete termo-retrátil
  • Isolação bobina/carcaça: bobina isolada com fita isolante líquida
  • Cabo: dois fios isolados com malha de terra (cabo de microfone 2 x 0,50 mm2)

  • Cabo utilizado no sensor de rotação

  • Fiação: os dois fios, apresentados na figura abaixo pelas cores vermelho e amarelo, são conectados aos extremos da bobina. O terceiro fio (malha de terra) não é conectado.

  • "Raio X" do sensor de rotação

  • Na outra extremidade do cabo, nos três fios (incluindo a malha de terra) devem ser colocados conectores apropriados. Detalhe: Na figura abaixo, a malha de terra foi encapada com um espaguete termo-retrátil preto.

  • Extremidade do cabo do sensor de rotação

  • O cabo foi protegido com uma capa utilizada em máquinas/motores elétricos (maior resistência a altas temperaturas)

  • Capa protetora do cabo do sensor de rotação

  • A borracha "passa-muro" foi reaproveitada do cabo danificado.
  • Borracha "passa-muro"

  • A área "oca" do sensor de rotação foi preenchido com resina

  • Extremidade do sensor de rotação

    Características elétricas da bobina

  • Impedância: 53 Ω
  • Indutância: 11 mH (a 10KHz)


  • Sensor de rotação confeccionado

    Importante: Ao conectar o sensor de rotação ao módulo de ignição, deve-se observar a posição dos fios. Os fios da bobina não tem polaridade, mas, se um deles for conectados no local destinado ao fio terra (malha), o carro não funciona.


    em breve estarei disponibilizando fotos do sensor danificado, incluindo o carretel

    Fernando João

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