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Estadão - Diário do Passado
25/02/1992
http://www.estadao.com.br/ext/diariodopassado/20020225/000129109.htm


Gurgel começará a produzir o "Supermini"


RIO CLARO, SP, 25 (AE) - A Gurgel apresentou hoje em sua fábrica, em Rio Claro, a 175 quilômetros de São Paulo, o Supermini, carro que começa a ser produzido em março, em subsituição ao BR-800, em linha desde 89. Segundo o presidente da empresa, João Conrado do Amaral Gurgel, trata-se de uma evolução do produto, que foi testado por seis mil pessoas. O investimento foi de US$ 7 milhões e o preço está fixado em US$ 11.950,00 (Cr$ 18,6 milhões), ao câmbio do dia. Ele dolarizou suas operações tanto na venda final dos produtos quanto nas negociações com fornecedores. Apenas os salário dos funcionários está indexado por outro índice: a UBS (Unidade básica Salarial).

No ano passado, a montadora produziu quatro mil veículos e com o novo lançamento estima fabricar seis mil neste ano. O Supermini, caracterizado como carro urbano, será montado em volume inicial de 200 unidades mensais. O modelo traz inovações como o banco, que além de reclinar o encosto, desliza simultaneamente para a frente. A potência subiu de 32 cavalos para 35, mas as cilindradas continuam a ser 800, para evitar que a cobrança de Impostos sobre Produto Industrializado, o IPI (5%), suba para outra faixa. O Supermini também é mais veloz que o BR-800 e mais econômico (faz 21 quilômetros por litro de gasolina).

Gurgel disse que dolarizou o preço do carro (o preço divulgado inclui todos os equipamentos, como relógios e rádio) para evitar "gastos com toneladas de papel por mês só para alteração de tabelas''. Sua estimativa é de que o faturamento dobre neste ano, atingindo US$ 60 milhões. Haverá exportações, em volumes não definidos ainda, do Supermini para o Uruguai, dentro de três meses. Ele disse que tem capacidade para produzir 500 veículos/mês em Rio Claro, podendo dobrar esse número com mais um turno de trabalho.

Gurgel prepara, ainda, o lançamento de outro carro, o BR Delta, para 93. O veículo, que será derivado do Motomachine, vai ser produzido em Fortaleza (CE), onde está sendo construída nova fábrica, a investimento estimado em US$ 240 milhões. Denominada Gurgel Brasil, a unidade do Ceará será inaugurada no dia 1º de fevereiro. O empresário disse hoje que já comprou da francesa Citroën maquinário para produção de câmbio no valor de US$ 3 milhões. Hoje ele importa os câmbios da Argentina por US$ 340 e acredita que poderá fabricá-los por US$ 150 a unidade.

Com o projeto do Nordeste, Gurgel calcula poder produzir cinco mil veículos mensais dentro de cinco anos, abocanhando entre 5% e 10% do mercado de carros de passeio do País. Atualmente, com produção de jipes e do BR-800, a empresa detém fatia de 0,5%. Ele não acredita que o governo reduza a alíquota de importação para carros populares. "O governo fala muito e pouco faz'', disse. Para ele, isto significaria ter mais desemprego no País.

©Agência Estado.Aedata

Fonte: AE, 25-02-1992


copiado do site em 21/09/2005

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