ÁGUA NO ESCAPAMENTO

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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ÁGUA NO ESCAPAMENTO

Mensagempor Osnir Carvalho » 09/Out/2007 21:54

Olá Amigos,

Como poderia resolver este problema?

Após duas semanas do motor está retificado e funcionando poucas vezes, notei que alguma
coisa estava errada, pois não é normal sair água pelo cano de descarga. O que poderá ser ? Cabeçote frouxo, não apertado com torquimetro e torque incorreto ou junta do cabeçote defeituosa?
Se alguem puder informar-me, ficarei grato.

Walter de Caraguatatuba SP, se puderes ajudar-me mais uma vez, agradeço.

Abraço a todos

Osnir RJ
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Mensagempor wwelzl » 10/Out/2007 12:07

Olá Osnir

Provavelmente é vazamento de água pelo cabeçote.
Retire as velas e examine se elas estão molhadas com água.
Verifique se o nível da água do reservatório de compensação está baixando.
Verifique se o nível do óleo no cárter está subindo, e se o óleo está ficando da cor de café c/ leite.
Se qualquer das situações acima está ocorendo então o problema está na vedação do cabeçote.
Senão também pode ser gasolina com muito álcool (adulterada).

Boa sorte
Walter
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Mensagempor Osnir Carvalho » 10/Out/2007 22:24

Amigo Walter,

Obrigado pelas dicas, mas posso já afirmar que o óleo está na côr normal, as velas estão secas, o combustível que está no tanque, tem uns 3 mêses ,porque estou fazendo uma geral no carro , quanto ao nível do radiador ou do reservatório, tenho notado quando abastecido, ele baixa um pouco ao deixar o motor funcionando e a água no final do silencioso não para de sair.

Vou retirar o abafador de descarga e verificar atravez das bengalas do coletor de descarga que são independentes de qual lado sai a água ,
detectado o problema, partirei para o cabeçote para e substituirei a junta OK!

Abraços,

Osnir Carvalho .RJ
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Mensagempor wwelzl » 11/Out/2007 08:14

Osnir

Então verifique primeiramente o aperto das porcas do cabeçote e depois, se tirar o cabeçote, verifique se não precisa plainar o mesmo.

Boa sorte
Walter
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Mensagempor Osnir Carvalho » 11/Out/2007 22:56

OK Walter!

Neste feriadão, estarei pintando o carro e logo que possa, examinarei com cuidado o aperto do cabeçote como recomendado. Caso não resolva , então desmontarei-o para uma avaliação melhor.

Obrigado mais uma vez, ti darei retorno mais tarde do problema.

Tenhas um bom feriado,

Abç., Osnir carvalho - RJ
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Mensagempor Osnir Carvalho » 22/Out/2007 19:46

Olá Amigos,

Como combinado, estou retornando com o assunto conforme orientação do amigo Walter de Caraguatatuba , e por sinal sua ajuda deu certo.
Pois bem Walter, reapertei o cabeçote e o problema acabou.

Deveria ser acomodação da junta, como não apertei o suficiente e deveria reaperta-lo após aquecimento do motor , tive esta surprêsa.

Quanto a pintura do carro, ficou ótima, pintei com "PU" e recomendo a todos.

Abraço,

Osnir Carvalho - RJ
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Mensagempor wwelzl » 24/Out/2007 07:33

Osnir

Depois mandarei a Nota Fiscal do serviço...

Sempre use torquimetro, principalmente no cabeçote!
Walter
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Mensagempor Osnir Carvalho » 24/Out/2007 09:31

OK Walter!

Obrigado

Como vou pagar em 10 vêzes no cartão e sem juros, não tem problema.
Aproveitando, dá para embutir nesta nota fiscal, mais uma dúvida?
Seria o segunte: Todos os carros normais no sistema de refrigeração do radiador, a ventoinha tem a finalidade de soprar o ar em cima do radiador para refrigera-lo, positivo?. No meu gurgel, descobri por acaso que o ar é aspirado de dentro para fora da grade do carro, achei estranho e inverti o fio. Mesmo assim, o ar que é aspirado e jogado em cima do radiador para refrigerá-lo, não é suficiente pela perda que é retornado e jogado para frente da grade do carro. Isto é normal com a ventoinha original dele?

Abraço,

Osnir Carvalho RJ
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Mensagempor Helio Neto » 24/Out/2007 11:48

Osnir,
sempre, em qualquer caso que seja, o ar movido pela ventoinha tem que seguir o mesmo sentido do ar que passa naturalmente pelo radiador com o carro em movimento. Sempre o ar frio de fora vai para dentro, se você jogar o ar quente de dentro sobre o radiador ele vai virar um aquecedor e não um radiador. Falar que a ventoinha sopra ou aspira, puxa ou empurra, é relativo pois vai depender dela estar na frente ou atrás do radiador.
Nos motores 800 mais antigos a ventoinha ficava na frente do radiador e "empurrava" o ar nele, depois passou a ser atrás e "puxar" o ar. Para saber se a direção está certa você precisa comprovar visualmente ou pelo tato o sentido em que a hélice gira, pois se tentar só "sentir" o fluxo de ar fica impossível exatamente pelo que você comentou: nos modelos onde a ventoinha fica na frente e "sopra", metade do ar passa pelo radiador e metade volta para a frente. Isto é normal nele, mas não deve ser muito eficiente, tanto que depois a posição foi alterada.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
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Mensagempor wwelzl » 24/Out/2007 20:25

Osnir

Se a sua ventoinha for na frente do radiador, tem que soprar para o radiador; se for atrás do radiador, tem que aspirar.
Conforme o Hélio falou...
Walter
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Mensagempor Osnir Carvalho » 26/Out/2007 20:42

Amigos,

Vocês acabaram de tirar minha dúvida, pois a ventoinha do meu BR 800, fica localizada na frente e sopra em cima do radiador, aonde realmente metade do ar passa pelo radiador e a outra metade retorna para frente conforme orientação do Hélio.
Com isso, minha dúvida acaba, estarei a disposição para ajudá-los.

Obrigado aos amigos, Walter e Hélio.

Abraços,

Osnir Carvalho - RJ
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APERTO DO CABEÇOTE

Mensagempor evilasio cardoso » 07/Nov/2007 21:21

QUANDO RECUPEREI O MOTOR, O MECANICO DISSE QUE O TORQUE DE APERTO É 04 Kg, O QUE FOI FEITO, CERTO DIA APARECEU A ÁGUA NO ESCAPE TUMBÉM, VERIFIQUEI AS PORCAS E DE CERTO MODO ESTAVAM FROUXAS. PERGUNTO QUAL É O TORQUE CERTO E SE POSSO USAR COLA TRAVA PRISIONEIRO TIPO LOCTITE? UM ABRAÇO.
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Mensagempor wwelzl » 08/Nov/2007 06:35

Vide a tabela de torque no final da página
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... 0/1-01.php

Claro que pode usar loctite.
Walter
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Mensagempor evilasio cardoso » 08/Nov/2007 08:10

OBRIGADO PELA PRONTA RESPOSTA. QUALQUER COISA AQUI EM BRASILIA, ESTOU AS ORDENS. UM ABRAÇO
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Re: APERTO DO CABEÇOTE

Mensagempor blogadesivo » 23/Ago/2010 18:20

Sobre aplicação de Loctite em parafusos

Caso deseje consultar a Henkel Adesivos Industriais, para esta e outras questões, o telefone é 0800 704 2334 ou por email centro.engenharia@br.henkel.com

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evilasio cardoso escreveu:QUANDO RECUPEREI O MOTOR, O MECANICO DISSE QUE O TORQUE DE APERTO É 04 Kg, O QUE FOI FEITO, CERTO DIA APARECEU A ÁGUA NO ESCAPE TUMBÉM, VERIFIQUEI AS PORCAS E DE CERTO MODO ESTAVAM FROUXAS. PERGUNTO QUAL É O TORQUE CERTO E SE POSSO USAR COLA TRAVA PRISIONEIRO TIPO LOCTITE? UM ABRAÇO.
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