Cem anos do Motor Boxer 1920-2020

Assuntos diversos

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Cem anos do Motor Boxer 1920-2020

Mensagempor topatodas » 09/Jan/2020 08:30

Evolução do Motor Boxer na BMW (em 1987 Karl Benz teria produzido o primeiro boxer e em 1909 Santos Dumont empregou um motor deste tipo no 14Bis): reprodução do artigo que relata o início do motor boxer na BMW depois do fim da 1 Guerra Mundial, quando os Alemães ficaram proibidos, pelo tratado de Versalhes, de fabricar Motores p/ aviões!
O padrão sempre é o mesmo: QUANDO A COISA APERTA SURGEM AS NOVAS IDÉIAS (por isto que nós Brasileiros sempre estamos dando nó em pingo d´água...). (Nota:BMW significa fabrica de motores da Baviera pq. só bem mais tarde é que começaram a fabricar veículos)

"Martin Stolle era um jovem técnico talentoso no departamento de desenvolvimento da BMW e conduzia entusiasticamente a sua motocicleta britânica Douglas. Após a Primeira Guerra Mundial, seu empregador - como todas as empresas alemãs - foi proibido de produzir motores de avião. Eles mantiveram a cabeça acima da água com motores de grande volume de quatro cilindros em linha para caminhões, tratores e barcos. Para garantir um futuro duradouro, era necessário um novo produto. Martin Stolle teve a brilhante ideia. Inspirado na unidade de acionamento da sua Douglas, ele projetou um motor de 500 centímetros cúbicos, refrigerado a ar, de dois cilindros, com câmaras de combustão dispostas de forma oposta. O design, já conhecido na altura como motor boxer, no qual os pistões trabalham sempre uns contra os outros, foi impressionou imediatamente por sua excelente suavidade de marcha.

A produção do novo motor começou em 1920. Stolle, que na altura tinha apenas 34 anos, tinha-se concentrado tanto na quietude como na fiabilidade ao desenhar o Boxer. 6,5 HP a 4.500 rpm. O novo motor foi oferecido a vários fabricantes de motocicletas sob a designação de venda "Bayern-Kleinmotor". E logo o desenvolvimento de Stoll pôde ser encontrado nas motos das marcas Helios, Bison, SMW (Stockdorfer Motoren Werke), Corona e Hoco. Entre as empresas de maior sucesso na época estavam a Nuremberga Victoria-Werke, cujo modelo KR 1 com o "Bayern-Kleinmotor" da BMW encontrou inúmeros compradores. Mais de 1.000 unidades do primeiro motor boxer da BMW foram utilizadas apenas neste modelo.

Dois anos após o lançamento de vendas do novo bestseller da BMW, Martin Stolle seguiu o "seu" motor. Ele se mudou para Victoria-Werke, onde esteve envolvido em novos desenvolvimentos bem sucedidos de motocicletas. Na BMW em Munique ele deixou para trás não só um conceito inovador de motor, mas também um impulso pioneiro para o futuro da empresa. E o futuro seria alcançado sobre 2 rodas. O desenvolvimento de uma motocicleta completa já tinha começado. Em Setembro de 1923 foi apresentado o BMW R 32 - naturalmente com um motor boxer." Fonte c/ foto https://world-of-bike.de/news/branche/2020/01/09/ein-mann-und-sein-motor-100-jahre-boxer-bei-bmw.html
topatodas
 
Mensagens: 77
Data de registro: 19/Mar/2010 09:03

Retornar para Off topic

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 0 visitantes