Dicas para compra de SUPERMINI usado

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Dicas para compra de SUPERMINI usado

Mensagempor André Franklin » 13/Out/2006 11:26

Olá!

Como disse, estou atrás de um segundo carro, e está perigando ser um SM.

Não sou tapado em mecânica, mas tb não sou nenhum gênio. Além disso, cada carro tem suas particularidades, pontos fortes e fracos, inclusive quanto à mecânica, elétrica.

Portanto, gostaria de pedir a colaboração dos amigos para saber um que itens devo observar com bastante atenção num SM.

Um exemplo: virabrequim.

Ele avisa quando está perto de quebrar? Ou é imprevisível? Como dirigir para poupá-lo de esforços demasiados?
Estarei vendo hj mesmo um com as lanternas da pampa, portanto dos mais próximos do fim da produção. Este problema de qualidade já estaria sanado, ou ainda seria fonte de preocupação?

Lógico que se existirem outros detalhes válidos, e de outros aspectos, como elétrica, carroceria, suspensão, por favor comentem e colaborem. Toda a ajuda é util.

Sou do tipo que prefere a coisa o mais original possível. Mas sabendo que não há máquina indestrutível, e não há ofertas de peças originais GURGEL, saber de coisas que precisam de substituição regularmente, como fica melhor e a marca da peça similar é muito útil.

Parece que peço para espremer meio site neste tópico, né? Desculpem minha ousadia :D.

Não vi no fórum as "pérolas", ou seja comentários que acabam se tornando referência. Como já corri meio fórum e achei as coisas úteis pulverizadas, fica a sugestão. E se já existir um tópico assim, fico grato pelo link.

Obrigado!

Abraços e até mais!
André Franklin

Data de registro: 11/Out/2006 09:36

Mensagempor cafb » 13/Out/2006 19:16

Oi André.

Tenho Br800 e colegas tambem e não tivemos Arvores de Manivelas quebradas em nossos carros.Talves fosse alguma serie com essa deficiencia ou tambem falta de cuidado com manutenção do motor ou uso errado do veiculo(deixar motor com baixa rotação e marcha longa).
Ao verificar motor SM fique a tento a barulhos elevados,folga longitudinal da arvore de manivelas (igual ao motor volks).Muitas quebras de motor ocorre na desmontagem do mesmo por pessoas que não conhecem o sistema de montagem do mesmo.Um dos itens que não deve ser esquecido nas revisões é o sistema de arrefecimento e revisado com atenção pois na minha opinião é o calcanhar de Aquiles desse veiculo.Quanto ao restante é até bem dimensionado para o peso do mesmo.Espero ter ajudado,Abraço.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

obrigado

Mensagempor André Franklin » 14/Out/2006 10:43

Cafb, obrigado. Estarei atento às dicas.

Ontem a tarde dei uma voltinha no SM. 20700 km. Branco, com película e banco do motorista já bem gasto. toca-fitas chevrolet digital, sintoniza muito bem.

Está pegando de primeira, mas achei o giro um pouco alto. O ideal é quanto? Estava pelos 1500 rpm.

Cambio e motor estão ótimos. A embreagem é bem dura, dei uma pisada em falso um dia antes e estou com o pé esquerdo meio dolorido, não foi muito fácil acioná-la. Pesou tb o costume com a hidráulica do Ka. Boa compressão, escapamento bem ruidoso, nada de anormal com o motor em si. Só que vibrava bastante, especialmente quando frio. Tinha um pouco de óleo sob o motor, observei que vaza de um mangote que sai do bloco para o carburador. Ele não tem corta-fogo. A refrigeração não funcionou, talvez não tenha sido necessário porque andou por pouco tempo. Parece que a ventilação não-forçada é eficiente, então. O dono disse sempre se preocupar em completar a água. Disse que trocou uma pecinha que fica bem na frente do bloco, de onde sai um fio. É parecido com uma que tem no fusca, mas não sei o que vem a ser. Quem souber, agradeço pela informação.

Gostei da posição de dirigir, só não do assoalho um pouco alto ou o banco um pouco baixo. Como as molas do banco estão estragadas, a troca ou mesmo uma almofada talvez resolva. A direção está com pouca folga, e o carro permanece alinhado em movimento. Pneus dianteiros quase carecas. Suspensão traseira está muito alta, talvez por isto o carro esteja um pouco duro demais.

O comando de seta não está retornando automaticamente. O volante é original, a posição do interruptor da buzina é meio ruim, bem no meio da almofada. Um dos retrovisores está com vidro não original, mas como se trata daquele do gol quadrado, não deve ser difícil substituir.

Não achei o interior quente, também talvez porque rodei pouco mas creio que não deve ser ruim. O dono havia instalado um daqueles ventiladores pequenos no painel, mas o retirou. Quando perguntei pelo mesmo, ele foi pegar e me mostrou, disse que está funcionando, é só instalar de novo.

Gostei do carro. Ofereci, para os 4000 pedidos, os 2700 que disponho, mas o casal não pegou. Estão precisando de dinheiro mas tem apego pelo carrinho. Colocaram à venda a Ranger deles, que se for vendida primeiro, não vão precisar vender o pequeno. Mas tb pode ser só jogada, deixei meu telefone com eles, quem sabe eles me ligam.

Preço é uma coisa relativa. Depende da oferta e procura. Com este 2700 talvez comprasse um buggy ou um fusquinha bom e resolvesse meu problema, mas tô meio cansado de fusca. E é fechado, diferente de buggy. O supermini me pareceu superior, vale os 4000 só por não ter aquele cheirinho de borracha misturado com gasolina e graxa de VW a ar. Mas como não tenho tudo isso, vou continuar juntando e procurando. O perigo é talvez não achar outro bonzinho como este. Mas é pagar para ver, né?
André Franklin

Mensagempor cafb » 14/Out/2006 11:53

Olá André.

O preço esta bom visto ser dos ultimos fabricados.
A lenta do mesmo não deve ser baixa pois é motor 2 cilindros,mas deve ficar na faixa dos 900 rpm.
Quanto a peça frontal trocada no motor deve ser o sensor de temperatura da lampada de painel.Abraço.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor André Franklin » 16/Out/2006 09:47

Concordo. Já passou o tempo de suspense, se não ligaram é pq não vão pegar pela oferta que fiz. Estou vendo de onde posso levantar o restante, mas não tá fácil!
André Franklin

Retornar para Mecânica em geral