Duvidas Supermini - Enertron

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Duvidas Supermini - Enertron

Mensagempor Carlini » 01/Jul/2014 16:20

Pessoal,
Estou em vias de finalizar a compra de um supermini com o motor original Enertron.

Tenho algumas dúvidas, com relação ao motor:
1.Seria interessante adicionar dupla carburação, com carburadores de corpo simples? Com a redução do coletor de admissão, talvez gerando até melhorias no consumo.

2. A utilização de carburador de corpo duplo webber utilizado nos mille brio traria benefícios em termos de desempenho e consumo (do mille normal para o brio os ganhos foram exoressívos na época 48 p/ 54 cv)?

3. Vocês sabem se alguém já fez ou faz o virabrequim forjado para o enertron?


Com relação ao cambio / diferencial.

1. Pelo que andei lendo, a transmissão do supermini (ao contrário dos br-800 anteriores as 91) é importada da argentina e produzida pela ford, ela é literalmente a mesma utilizada pelo Taunus/Sierra? Ou seja, é possível trocar a caixa dele por uma do Ford Taunus mantendo a capa seca original e o cardã original? Ou seja, não haveria a necessidade de mecher no assoalho, como quando se utiliza o cambio de chevette. Alguém já tentou isso? Além disso vi que na Argentina há caixas automaticas para o Sierra, será que é factível um Supermini automatic?

2. Compensa usar a relação do diferencial do Chevette junior 4,88 com um cambio com 5 marchas no supermini, para melhorar a agilidade do bichino na cidade? A mesma solução de trocar apenas a coroa e pinhão sugerida no caso dos br-800 com motor se aplica no supermini?

Atenciosamente,

--
Ricardo Carlini Sperandio
Carlini
 
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Data de registro: 01/Jul/2014 02:21

Re: Duvidas Supermini - Enertron

Mensagempor LeonardoL » 11/Out/2014 14:41

Ricardo,

Fiquei um tempo sem entrar no fórum, por isso só vi a sua mensagem agora.

Eu mandei fazer um virabrequim com esse pessoal: http://www.sufran.com.br/pt-br

Eles tem um modelo em CAD do virabrequim do Gurgel. Mas é bom lembrar que pode ser necessário ajustes, no meu caso tive que mandar devolta para eles desbastarem um pouco de material pois o virabrequim não passava pela tampa traseira.

Eles usam uma liga muito mais nobre que a usada originalmente (não tenho mais o nome da liga, mas é usada para virabrequim de tratores e etc), e a partir de uma peca inteira eles usinadam o virabrequim (não é forjada), porém mesmo assim a resistência é maior que a do virabrequim original visto as qualidades superiores da liga em si. Mas não lembro mais toda a parte teórica porque li sobre o assunto na época, o que já fazem pelo menos uns 3 anos. :)

Lembrando que não é barato (na época ficava em torno de R$ 1.800), mas comparando o custo com um virabrequim original, a possibildade de quebra - e se você pretende ficar com o carro ou não - pode valer a pena.
Gurgel Supermini 93
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