por Fernando João » 28/Nov/2006 22:51
Marcelo,
Abaixo, faço uma comparação "teórica" entre um BR-800 e um Fusca através de cálculos matemáticos, no que diz respeito a relação da transmissão. Estou considerando que a medida dos pneus são as mesmas (ou equivalentes entre si).
Relação final de transmissão = relação marcha x relação diferencial
Relações de diferencial (1/x)
Gurgel BR-800/Supermini: 4,100
VW Fusca 1300: 4,375
VW Fusca 1500/1600: 4,125
VW Fusca Itamar 1600: 3,875
Relações da 4a marcha (1/x)
Gurgel BR-800/Supermini: 1,00
VW Fusca (todos): 0,88
Calculando as relações finais de transmissão (em 4a marcha):
Gurgel BR-800/Supermini: 4,10
VW Fusca 1300: 3,85
VW Fusca 1500/1600: 3,63
VW Fusca Itamar 1600: 3,41
A partir destes valores podes concluir que a relação final do Gurgel BR-800/Supermini é mais "curta" que a do Fusca, ou seja, um BR-800/Supermini com motor de Fusca tem menor velocidade final que um Fusca (de qualquer motorização).
Sugestões de modificações:
Modificação 1) Considerando que tu instales uma caixa de Chevette 5 marchas 1.6 no Gurgel, a relação final de transmissão para esta configuração (em 5a marcha) é igual a 3,444 (0,84 x 4,1). Nesse caso, tua 5a marcha seria mais "longa" que a 4a marcha do Fusca (1300, 1500 e 1600) e praticamente igual ao do Fusca Itamar 1600.
Modificação 2) Considerando que tu troques o conjunto coroa/pinhão do Gurgel pelo utilizado no Chevette Automatic e mantendo o câmbio original do Gurgel, a relação final de transmissão para esta configuração (em 4a marcha) é igual a 3,45 (1,00 x 3,45). Nesse caso, tua 4a marcha seria mais "longa" que a 4a marcha do Fusca (1300, 1500 e 1600) e praticamente igual ao do Fusca Itamar 1600. Repare que o resultado é o mesmo descrito na "Modificação 1".
Modificação 3) Trocando o conjunto coroa/pinhão do Gurgel pelo utilizado no Chevette 1.6 e mantendo o câmbio original do Gurgel, a relação final de transmissão para esta configuração (em 4a marcha) é igual a 3,90 (1,00 x 3,90). Nesse caso, tua 4a marcha seria um "meio termo" entre as relações do Gurgel e do Fusca 1300 (o mais curto de todos os Fuscas). Não é a melhor solução, mas é a mais barata e consequentemente mais simples.
Modificação 4) Se fizeres a "Modificação 1" e ainda achares que o carro poderia andar um pouco mais, podes substituir o conjunto coroa/pinhão como descrito na "Modificação 3". Terias uma relação de transmissão final de 3,276 (0,84 x 3,9), mais longa que todos os Fuscas.
No meu BR-800, coloquei um motor AE-1600 e troquei coroa/pinhão (do Chevette Automatic) e mantive a mesma caixa. Fazendo esse mesmo comparativo, minha 4a marcha praticamente se igualou a 4a do Gol AE-1600. Por esse motivo, que eu pretendo colocar um câmbio de 5 marchas para me aproximar da 5a do Gol AE-1600.
Minhas conclusões:
Pra quem adaptou o motor do VW Fusca, basta apenas trocar o câmbio ou coroa/pinhão para se igualar as relações originais na qual o motor do Fusca trabalha.
Pra quem adaptou o motor AE-1600 do Gol, é necessário trocar o câmbio e coroa/pinhão para se igualar as relações originais na qual o motor AE-1600 do Gol trabalha.
No que se refere a economia de combustível, segundo o Manual do Proprietário Gurgel BR-800, página 17 (), "O mais baixo consumo está na faixa média de rotação do motor, na sua faixa de torque máximo." Dessa forma, terias que saber a qual rotação tens teu torque máximo e a partir daí tentar andar dentro desta faixa.
Eu consegui comprar o conjunto coroa/pinhão do Chevette Automatic com um cara do interior do Paraná. Já passei o contato dele para muitos que me pediram, mas ele não dispõe mais de peças como estas.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989