por jamerico » 19/Mai/2013 14:26
Hélio,
A sua observação é muito interessante, e eu não tinha sequer pensado nisto, mas agora olhando por esta ótica da reação do conjunto moto propulsor, que fica pendurado e o tensor funciona como um braço de torque, vejo que a situação é ainda pior, pois a rotação do motor, quando visto da frente para trás, é horária, logo a reação do conjunto moto propulsor é anti horária. Sendo anti horária, ela comprime ainda mais a borracha externa que já está mais comprimida do que a interna. Era de se esperar que a atuação do tensor fosse de tração, pois ele é fino e quando tracionado não flamba. Se a reação fosse invertida, ele teria sua fixação voltada para o lado do motorista.
Como agora estou meio sem tempo, não poderei fazer a correção que estou pensando no meu carro por agora, mas vou tirar férias entre julho e agosto e neste período irei trabalhar para encontrar o ponto ideal de posicionamento do tensor, pois acredito que este desequilíbrio entre as borrachas do tensor pode trazer vibração ao carro e também ruídos.
Pelo visual, acredito que tenha de colocar um espaçador com pelo menos 25 mm entre o tirante e a arruela de retenção da borracha interna para equilibrar a compressão das borrachas.
Se alguém for trabalhar nisso antes de julho, por favor informe das observações e resultado das experiências.
Um abraço a todos.
Jose Americo