Rolamentos do diferencial do BR-800/Supermini

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Rolamentos do diferencial do BR-800/Supermini

Mensagempor Waldecir » 11/Jan/2006 09:02

Amigos,

alguém já teve oportunidade de trocar os rolamentos do diferencial de seu BR-800/Supermini?

Meu Supermini está com um barulho no diferencial e acredito se tratar de rolamento(s).

Estes rolamentos são facilmente encontrados no mercado? São de algum veículo/aplicação específicos?

Alguma dica ou recomendação especial? :?:

Abraços,

Waldecir / BH
Supermini 1992
Waldecir

Data de registro: 21/Out/2005 09:00

Mensagempor HOT_62 » 11/Jan/2006 10:33

Os rolamentos usados normalmente são padrão, se você desmontar e levar os rolamentos a uma loja que trabalhe com eles, com toda certeza você irá encontra-los.

[]s
Estevam
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62

Data de registro: 06/Dez/2005 21:08

Diferencial do Supermini / BR-800

Mensagempor Waldecir » 06/Abr/2006 19:05

Alguém saberia me informar de que carro é o sistema de diferencial do Supermini?

Por acaso seria o do Chevette?

Abraços,
Waldecir / BH
Supermini 1992
Waldecir

Data de registro: 21/Out/2005 09:00

Re: Diferencial do Supermini / BR-800

Mensagempor bluesky » 07/Abr/2006 19:27

Waldecir escreveu:Alguém saberia me informar de que carro é o sistema de diferencial do Supermini?

Por acaso seria o do Chevette?

Abraços,

Acho que sim Waldecir. A caixa eh do chevette, o diferencial deve ser tb.
[]s

Cardoso.
Alex Cardoso

"Gurgel: ame-o ou deixe-o."
==============================
BR-1500 SL 91 Vermelho
==============================
bluesky

Data de registro: 25/Out/2005 16:43

rolamento diferencial ou ponta de eixo?

Mensagempor markus goetz hagedorn » 13/Abr/2006 11:56

Caro Waldecir,

recentemente fiz o teste do cavalete (ou jacaré, mas nao esqueca de calcar a roda dianteira) com o meu BR 800, i.e suspendi uma roda (depois a outra tb.), e acelerei passando pela 1 2 3 e 4 e ouvi um barulho infernal. Isto e como, segundo o mecanico da propria gurgel (estava em R.C.) o diferencial nestas condicoes (i e sem esforço) nao faz barulho (mesmo que esteja com rolamentos estragados) o problema era o rolamento da ponta de eixo.

No seu caso, haja visto que os seus rolamentos de ponta de eixo devem estar em ordem, suponho que voce nao ouvira barulho algum

De uma forma geral isto bate com o que afirma o Sr. Darcy de Curitiba, que diz ser muito raro o diferencial dar problema de rolamento, ja da ponta de eixo nao se pode afirmar a mesma coisa.

o diferencial do chevy 500 tem a mesma relacao coroa e pinhao
(vide http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php), talvez os rolamentos tb. sejam iguais.

Se por acaso o seu problema for rolamento de ponta eixo:
Discordo do Sr. Darcy no que diz respeito ao emprego do rolamento da ponta de eixo do Chevette. Segundo ele o do chevette nao da, sendo necessario comprar um outro muito mais caro (R$ 200 e fumaça).

Acontece que o rolamento do chevette da sim Sr., sendo apenas necessario pedir o do albarus/dana (±R$ 80-90) (braseixos e mais barato porem nao serve). As vezes o rolamento do chevette ja vem acompanhado de um calço (tipo uma bucha), mas se nao vier e so mandar fazer no torneiro haja visto que ao remover o rolamento velho voce tera um calço para amostra.
ABS,
Markus
markus goetz hagedorn

Data de registro: 13/Abr/2006 11:35

rolamentos

Mensagempor Fernando João » 14/Abr/2006 02:44

A informação que tenho é que o rolamento da ponta de eixo (rolamento de roda) do BR-800/Supermini são exclusivos. Já dentro da "caixa do diferencial", é tudo da linha Chevette - mas tem que ser da marca Dana/Spicer/Albarus.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Fernando João
Administrador

Data de registro: 04/Out/2005 10:01

Diferencial Supermini

Mensagempor br » 16/Abr/2006 12:30

Ouvi dizer q o conjunto coroa/pinhao é do Maverick, e parece que existem duas versões... Não ajuda muito, mas me parece que qdo o motor é suspenso portanto mais moderno o cambio vinha da argentina e o o conjunto coroa/pinhao é o do Maverick, internamente.
Mão na massa e pé na tábua.

Não basta ser mini tem q ser SUPER
br

Data de registro: 14/Mar/2006 12:38

Coroa/pinhão

Mensagempor Fernando João » 16/Abr/2006 18:25

O conjunto coroa/pinhão é da linha Chevette - marca Dana/Spicer/Albarus. Se for da marca Braseixos, não serve.
Disso eu tenho certeza, pois já troquei essas peças do meu BR-800.

O que dizem ser do Maverick é a caixa de marchas - que vinha da Argentina e foi utilizada nos BR-800 91 em diante. Os BR-800 antes de 91 usavam uma caixa "Gurgel por fora e Chevette por dentro".
Já ouví falar que a caixa - que dizem ser do Maverick - é do Ford Farus (motor 2.3). Já procurei informações sobre esse Farus, mas não encontrei muita coisa...
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Fernando João
Administrador

Data de registro: 04/Out/2005 10:01

Mensagempor william » 25/Abr/2006 23:59

Amigos,

Gostaria de saber qual é o rolamento da roda traseira do BR -800 91, é especifico do gurgel ou podemos retira-lo e levar numa loja de rolamentos e comprar um igualzinho?

quem poder ajudar fico grato.
abraços
william
BR 800 91 , X-12 86 , G-15 e motomachine
william

Data de registro: 05/Abr/2006 22:46

Retornar para Mecânica em geral