Giclagem Supermini 92

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 04/Set/2012 23:10

Amigos,

O meu SM 92 está apresentando dificuldade em pegar apos o carro ter parado por um curto periodo de tempo. O sintoma é de motor afogado. Desta forma, vou abrir o carburador e trocar válvula estilete e boia. Como vou abrir o carburador, gostaria de saber se alguem tem os valores dos gicles, corretores de ar, respiros e injetores para o SM 92, pois como comprei o carro recentemente não sei se o que está nele são os originais.

Desde já agradeço a ajuda.

Um abraço a todos

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor Izaias Junior » 05/Set/2012 20:22

José Américo, a giclagem é esta. Tem que ver as velas, quando estão ruins o carro demora a pegar e fica falhando.

Fabricante.........................WECARBRAS
Modelo.............................32 ICEV ou ICEF (190)
Difusor primário(diametro).........21,5mm
Gargulante principal...............117 *120 em 89*
Gargulante de marcha lenta.........50 *45 em 89*
Gargulante suplementar.............110
Respiro principal..................205 *200 em 89*
Respiro de marcha lenta............170
Válvula da bóia....................150
Tubo misturador....................F-73
Gargulante de aceleração...........45
Difusor secundário.................350
Volume de injeção(em 10 bombadas)..3 a 4 cm3
Rotação de marcha lenta............700-800 rpm
Índice de CO(monóxido de carbono)..2,5-3,5%
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 07/Set/2012 08:41

Izaias,

Muito obrigado pelas informações.

Vou já neste sabado abrir meu carburador e conferir o que está no meu carro, e trocar os que não estão em conformidade com estas informações.

Encontrei na Internet, o valor da altura da boia, que é 35,85 mm medido com a tampa na posição vertical e com a junta.

Observei que o meu carburador está com o tubo de retorno de combustivel fechado. Voce sabe me dizer porque se faz isto? A meu ver esta ação provoca nivel alto na cuba, pois a pressão na válvula estilete fica maior. Pretendo tambem desobstruir este tubo e observar o que acontece.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor Izaias Junior » 10/Set/2012 07:48

Américo,

Desobstrua a saída e coloque uma mangueira nova até o retorno no tanque de combustível.
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 11/Set/2012 18:58

Izaias,

Eu vou fazer um teste na tubulação que sai do carburador e vai para o tanque, e se estiver OK, vou tirar o rebite que está no carburador e experimentar, para ver se ele continua afogando. Se tiver algum vazamento na mangueira vou trocá-la.

Manterei o grupo informado dos resultados pois talvez outro companheiro tenha o mesmo problema.

Obrigado pelas dicas e um grande abraço.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor cafb » 12/Set/2012 09:57

Se ocorre afogamento no carburador e já foi trocado estilete e sede,verifique se a boia eatá encharcada de combustivel o que tambem faz afogamento,como tambem a pressão da bomba de combustivel acima do ideal.
No BR800 não tem linha de retorno para o tanque e essa saida do carburador é tampada igual como esse de seu SM.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 13/Set/2012 21:12

Cafb,

Voce me deu uma boa dica.

Verifiquei no site da FIAT e encontrei que o peso da boia da marca POLIACETAL preta ou branca é de 11,5 gr e para as de nitropor é de 12 gr.

Vou tambem fazer esta verificação para saber se minha boia está ou não encharcada.

Valeu pela dica!!!

Um grande abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 16/Set/2012 21:22

Amigos do forum,

Hoje abri o carburador de meu SM e vi que ele está com vários problemas, mas tambem corrigi alguns que já fizeram a diferença no funcionamento do motor. Seguem abaixo os problemas encontrados:

1- Gargulante principal: 125
2- Gargulante de marcha lenta: 60
3- Respiro principal: 200

Vou procurar agora, os gargulantes e respiro indicados pelo Izaias.

Pesei a boia do carburador e verifiquei que ela não está encharcada, pois pesou 11 gr, e como a balança que eu usei tem precisão máxima de 1 gr, acredito que esteja na faixa correta, entre 11 e 12 gr.

Medi a altura da boia, com a tampa na posição vertical e com junta, e a medida encontrada foi de 34,8 mm, quando a correta seria 35,85 mm. Amassei um pouco o encosto da válvula estilele e o nivel ficou correto.

Mesmo com os gargulantes muito fora do original, o motor mudou o comportamento, ficando com o funcionamento mais suave, aceitando uma lenta mais baixa, exalando um gas de queima menos irritante aos olhos e não afogando e pegando com mais facilidade apos uma pequena parada e desligada do motor.

Ainda não desobstruí o retorno de combustivel para o tanque, mas como dito acima, o carro não afogou mais, mas ainda vou testar esta correção.

Apos fazer a troca dos gargulantes irei informar mais a respeito do ajuste do carburador do meu SM.

Um abraço a todos.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor Izaias Junior » 17/Set/2012 19:10

Kit do Carburador Weber 190 GURGEL
http://www.casadocarburador.com.br/
Comprei lá.
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 17/Set/2012 23:13

Izaias.

Eu vi o anuncio deste kit do carburador que voce postou o endereço. Como voce comprou, gostaria de saber se os gargulantes são aqueles que voce postou há algum tempo atras. Gostaria tambem de saber se seu carburador ficou bom, se seu carro andou bem com estes gargulantes, se pegou regulagem e se ficou economico.

Quanto ao que relatei ontem, o carro mudou completamente o comportamento apos correção no nivel de combustivel na cuba. Agora eu consigo aproveitar melhor as marchas, pois antes o carro saculejava muito se eu estivesse rodando com rotação baixa, e agora ele aceita melhor do que antes uma marcha mais alta em velocidades mais baixas, estou conseguindo manter marchas mais altas nas retomadas de velocidade sem ter que reduzir tanto.

Se voce me confirmar estes gargulantes, vou em principio procurar as peças e se não encontrar avulsas, vou comprar o kit.

Obrigado e um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor cafb » 18/Set/2012 08:20

Pela coloração das velas pode ajudar ajustes na carburação.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor Izaias Junior » 18/Set/2012 11:34

Américo

Quando meu carro estava com os pneus 145, na estrada cheguei a fazer 22.3 p/lt. No transito de Recife que quase não anda, de minha casa para o trabalho são seis km, de moto faço em 15 minhutos, de carro levo até mais de hora e o consumo está entre 8 e 12 km. Ele está disposto, queimando muito bem, só que neste transito fica difícil fazer uma média de consumo real, tem que ser na estrada. As medidas da giclagem da casa do carburador foi correta, comprei a cápsula desafogadora tb. Você mora em que cidade?
Izaias Junior
 
Mensagens: 134
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 18/Set/2012 20:08

Cafb.

Assim que corrigir os gargulantes do carburador, e analisar o comportamento do carro, irei fazer a limpeza das velas e acompanhar a coloração que elas tomarão, para saber se a mistura está correta.

Muito obrigado pela dica para aferição da afinação do carburador.

Izaias

Fiquei muito animado com as marcas alcançadas pelo se carro!!!

O meu carburador teve suas juntas, boia e válvula estilete trocados recentemente, vou portanto procurar, primeiramente os gargulantes e respiro para trocar somente isto por enquanto.

Quanto a minha residencia, eu moro no Rio de Janeiro, mais especificamente na Ilha do Governador.

O uso do meu SM é bem pequeno, mas diário, parecido com o seu, pois vou de minha residencia, pela manhã, para a estação das barcas e retorno para casa à noite, rodando neste trajeto de ida e volta em torno de 15 minutos por dia. Durante o final de semana, eu rodo um pouco mais, pois todos os afazeres que tenho de fazer na rua, vou com meu brinquedo, deixando o carro mais novo para minha esposa.

Estou planejando de no proximo ano, abrir o diferencial e trocar os rolamentos, pois percebo um barulho alto, e abrindo a tampa do diferencial vi que embora os dentes estejam marcados, ainda tem muito material para consumir. Desta forma, creio que o barulho seja nos rolamentos, pois a caixa de marchas foi aberta e não foi detectado nenhum problema.

Quanto aos acertos de meu carro continuarei publicando os caminhos tomados e os resultados.

Um abraço
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor cafb » 18/Set/2012 21:03

Varios fatores influem na economia de combustivel do veiculo:
Qualidade do combusivel.
Estado geral do motor.
Calibragem e ajustes da carburação,
Altitude da cidade de moradia.
Sistema de ignição em perfeito funcionamento.
Etc,etc,etc.
.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Giclagem Supermini 92

Mensagempor jamerico » 20/Set/2012 20:30

Cafb,

Eu moro no Rio de Janeiro e tem uma loja em Campo Grande que tem gargulantes para o carburador Wecarbras e eu hoje entrei em contato com esta loja, e eles vão me vender o kit para o meu carburador com os valores indicados pelo Izaias.

Apos receber o kit, vou colocar no carro e acabar a afinação do meu motor e acompanhar o desempenho.

Obrigado pelas dicas e um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Próximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 6 visitantes

cron