Posição do cebolão do radiador

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Posição do cebolão do radiador

Mensagempor paulo santiago » 19/Ago/2012 19:16

estou montando o motor do meu br no carrinho e queria saber se posso colocar o cebolão do radiador na mangueira superior (entrada) do radiador,visto que a temperatura
nesta mangueira é maior que na mangueira inferior do radiador.Consequentemente a ventoinha ligaria antes de a temperatura da parte de baixo do radiador subisse.Sera que tem fundamento este procedimento ou não pode tirar o cebolão do radiador.Uma vez eu vi um br com um sensor na mangueira de entrada do radiador, sera que era só para um relógio de temperatura.
paulo santiago
 
Mensagens: 17
Data de registro: 20/Mar/2010 21:53

Re: arrefecimento

Mensagempor jamerico » 21/Ago/2012 22:44

Paulo,

Provavelmente o posicionamento do cebolão de temperatura de acionamento da ventoinha na mangueira superior do radiador, por onde passa o fluxo de água proveniente do motor, irá provocar o funcionamento constante da ventoinha, pois a água vinda do motor está com uma temperatura elevada, bem maior do que o set point do cebolão.

A razão do cebolão estar colocado abaixo do radiador, é economizar energia, que caso o fluxo do ar no radiador com o carro em movimento seja suficiente para retirar o calor do sistema de refrigeração e deixar a água com uma temperatura aceitável, pois nesse caso a ventoinha não precisa funcionar.

O sensor de temperatura que voce viu na mangueira superior do radiador é o de temperatura de água para o mostrador no interior do veiculo.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes

cron