Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor WALTHER » 02/Jul/2012 14:40

Olá, é minha primeira vez no fórum. Estou com um problema na Cx de Câmbio do meu X-12. É o seguinte: O motor é carburado do WV 1600 e mandei trocar a coroa e pinhão originais por uma do SP2. Após a troca, a cx vem apresentando um barulho como se estivesse raspando alguma coisa. Quando piso na embreagem, esse barulho desaparece. Já mandei tirar o motor e cx 4 vezes e o mecânico disse que não tem nada de errado com a instalação da coroa/pinhão. Todo o resto esta normal, engates das marchas, rendimento, etc. alguém poderia ajudar-me nisso? O que poderia estar causando esse barulho? desde já agradeço a ajuda. Obrigado, Walther. walthermachado@hotmail.com
GURGEL X-12 L 1980
WALTHER
 
Mensagens: 20
Data de registro: 29/Jun/2012 23:21
Localização: CURITIBA - Pr

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor brauliogurgel » 03/Jul/2012 12:01

Fica difícil tentar te ajudar sem conhecer do carro e diagnosticar o barulho sem escutá-lo. Mas vamos tentar te ajudar em alguma coisa:

1ª conclusão- Se o barulho começou após a descida e montagem da caixa deve ter a ver com tal processo.

Por erros e tentativas:
-Retirar a correia do alternador e ver se o barulho pára, vez que a ventoinha pode estar "batendo na capela" (barulho de algo raspando na lata quando gira o alternador)
-Verificar presença de limalha no óleo da caixa indicando alguma montagem com problema (fale com o próprio mecânico para fazê-lo e na sua presença)
- Verificação da curva do cabo de embreagem, (tem que existir) vez que pode aparentar suporte de motor quebrado quando em arrancada. (O motor dá tranco para arrancar)
-Retirada do motor de arranque para tentar verificar danos em cremalheira ou pinhão
- Embreagem, platô, disco e rolamentos danificados
- Peças danificadas, bambas
- Motor não aceitar a relação colocada, vez que se for um 1300 não terá muita força para girar a caixa alongada do SP2 implicando também em trancos para arrancada. Certificar tratar-se de um 1600
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor brauliogurgel » 03/Jul/2012 12:04

Só um detalhe ainda a se verificar.

O barulho acontece com o carro parado ou em movimento? Vez que se for parado, poderá descartar problema com a caixa...
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor WALTHER » 05/Jul/2012 20:18

Caro Braulio,
o barulho acontece tanto com o carro parado, quanto andando. Eu verifiquei que quando piso na embreagem, o barulho desaparece completamente.
Todos os ítens que vc relatou na resposta anterior, eu já verifiquei todos, e descartei todos susgeridos por voce. A impressão que dá é quando eu piso na embreagem, deixa de raspar em alguma coisa, não sei o que é, Quanto ao motor, com certeza é um 1600 monocarburado e essa mudança (corôa/pinhão) não afetaram nada o desempenho, pelo contrário, ficou melhor e mais livre. O único problema é esse barulhinho de alguma coisa raspando dentro da caixa, com o carro parado e motor ligado, mais basta pisar na embreagem que o barulho some. Abraços a todos e obrigado. Walther
GURGEL X-12 L 1980
WALTHER
 
Mensagens: 20
Data de registro: 29/Jun/2012 23:21
Localização: CURITIBA - Pr

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor ZCC » 05/Jul/2012 22:39

Meu palpite é que algum rolamento da caixa está estragado.

Se trocou o pinhão, então o mecanico trocou todo o miolo da caixa, não foi? Sabe-se lá como estava a peça.
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor Helio Neto » 06/Jul/2012 02:09

ZCC escreveu:Meu palpite é que algum rolamento da caixa está estragado.


Ou o da embreagem mesmo. Pode ser que simplesmente não tenha sido encaixado direito no garfo.

De qualquer jeito, se mesmo parado faz barulho, é certeza que é algo entre o volante e o eixo primário, não além. Tem que tirar o motor, mas depois vai ser bem fácil de localizar.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 260
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor brauliogurgel » 06/Jul/2012 09:52

Com o carro parado, penso que a caixa especificamente está descartada.

Ficaria com os problemas de latas, ventoinha raspando, batendo, e problemas com o próprio motor. (comando com os arrebites frouxos)
No fundo minha maior aposta está mesmo em colar de embreagem e embreagem por completa. Vale a pena retirar, verificar ou trocar mesmo

Bráulio de BH
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor WALTHER » 06/Jul/2012 22:03

Caros ZCC e Braulio,
os rolamentos da cx não, mandei verificar várias vezes esses ítens. O motor também não é. Foi feito tudo novo e também mandei retirar o motor e a cx 4 vezes. O mecânico é muito boa gente e não se conformava, aí resolvi dar um tempo prá ele e andar assim mesmo, até ele relaxar um pouco, rs. Mais eu creio que vc tem razão, deve ser alguma coisa errada na embreagem, apesar de, fora o ruído, que faz somente quando ela NÃO esta embreada, de resto não trepida e não prejudica o desempenho. Quando troquei a corôa/pinhão do SP2, a cx só tinha um probleminha de arranhar um pouco na 3a., de resto estava boa. Agradeço muito a ajuda de vcs e vou pedir para o mecânico verificar a embreagem novamente. Obrigado
GURGEL X-12 L 1980
WALTHER
 
Mensagens: 20
Data de registro: 29/Jun/2012 23:21
Localização: CURITIBA - Pr

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor brauliogurgel » 09/Jul/2012 09:49

O rolamento que me refiro é do próprio colar de embreagem, vez que pode ser que ele esteja com algum defeito, optaria por trocá-lo, assim como os discos, principalmnte se realmente incomodar e a embreagem já estiver em final de vida ou com o respectivo pedal muito duro.
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor ZCC » 16/Jul/2012 23:35

Realmente, também pode ser na embreagem, mas eu não descartaria alguma coisa gasta/problemática no miolo da caixa. Tem que ver se ele trocou o pinhão, se o fez, tem que ver se também trocou o miolo. (até porque desmontar o miolo da caixa é um pé no saco). Continuo achando que é mais provável que seja algum dos rolamentos/roletes.

Meu câmbio após entrar lama dentro dele faz o mesmo sintoma. Que óleo está usando?


Tem como filmar o som e colocar no youtube não?
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Caixa de Câmbio X-12 adaptada

Mensagempor WALTHER » 24/Jul/2012 00:15

Após algumas pesquisas, estou chegando a conclusão que tenho que trocar a Porca do Volante, (todo o Kit). É quase certo que é isso. Vou trocar e depois aviso como ficou. Abraços
GURGEL X-12 L 1980
WALTHER
 
Mensagens: 20
Data de registro: 29/Jun/2012 23:21
Localização: CURITIBA - Pr


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 0 visitantes

cron