por jamerico » 17/Jul/2012 17:26
Amigos do forum.
Desmontei o meu motor, e encontrei a bomba de oleo com muitos riscos nos rotores e na tampa. Levei em um torneiro que usinou os rotores, tirando os riscos dos dois lados e usinou a carcaça para deixar com a mesma medida dos rotores.
Quando fui montar no motor, eu percebi que em certas posições do eixo de comando, a bomba estava prendendo. Abri a tampa, e com o dedo mesmo fui percebendo que havia uma certa falta de paralelismo entre a carcaça da bomba(onde assenta a tampa) e os rotores. Tomei como referencia, o rotor externo justamante onde existe a mossa de referencia de montagems(indicando o lado externo do rotor) e fui igualando na lixa 220 o paralelismo da carcaça. Apos esta operação, parti para acertar os rotores.
Com a bomba fora da carcaça do motor, fui lixando o rotor externo onde tinha mais espessura até igualar. Depois foi a vez do rotor interno sofrer lixamento em seus pontos mais espessos.
Montei a bomba na carcaça do motor, coloquei os rotores e apertei a tampa, e ocorreram ainda, pontos onde o eixo ficava um pouco preso mas depois soltava. Abri a tampa da bomba, tirei os rotores e fui lixando onde estavam marcados devido aos giros que dei quando estavam prendendo. Repeti a operação de abrir a bomba, lixar os rotores umas 3 vezes, mas por fim o motor passou a girar livre.
Tambem troquei os casquilhos de biela que estavam gastos e os aneis de seguimento.
Esta semana, acabarei de fechar o motor e informarei o resultado da pressão de oleo.
Um abraço a todos
Jose Americo