Desempenho do Enertron

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Desempenho do Enertron

Mensagempor Walter Filho » 30/Out/2011 07:09

Caros Foristas,

Estou pensando em melhorar o desempenho do meu BR 800 com uma receita simples e barata. Vou abrir o motor para manutenção e pensei em rebaixar o cabeçote, alguém já fez isto no Enertron? qual o resultado? E o outro passo será aliviar o peso do volante do motor. Já utilizei esta receita em uma Puma GTE 77 com motor a ar 1600 que possuo e foibomo resultado.

Façam comentários....
Anexos
BR 800 (14).jpg
BR 800 (14).jpg (103.04 KiB) Visualizado 9966 vezes
Walter Filho
 
Mensagens: 44
Data de registro: 27/Set/2011 10:39

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor pardal » 30/Out/2011 14:37

Antes de fazer a mudança na potencia do motor, leia os tópicos aqui do fórum a respeito de virabrequim
pardal
 
Mensagens: 31
Data de registro: 05/Fev/2011 18:13

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor Walter Filho » 30/Out/2011 20:01

Valeu Pardal,

Pelo que percebi o problema maior estão no motores antes de 1991, mas ainda sim, é bom não abusar. Como o cabeçote terá que ser faciado mesmo, de certa forma aumentará um pouco a taxa de compressão, qt ao alívio de peso do volante do motor, acredito aue ajudará a diminuir a carga no virabrequim, mas diminuirá a inércia em altas rotações/velocidade que não será o uso do meu BR. Ele circulará apenas na cidade servindo de locomoção para meus filhos a escola e faculdade.

Abraço.
Walter Filho
 
Mensagens: 44
Data de registro: 27/Set/2011 10:39

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor pardal » 01/Nov/2011 19:36

Ao fazer o alívio do volante, faça aos poucos, pois o motor ENERTRON requer volante especial (pesado)
devido ao inacreditável avanço da centelha.
Caso o volante fique muito leve o motor pode ter dificuldade
de pegar ou dar contragolpes
Bom seria ter o motor num cavalete de funcionamento e ir testando.
Obtendo bom resultado publique aqui.
pardal
 
Mensagens: 31
Data de registro: 05/Fev/2011 18:13

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor Walter Filho » 02/Nov/2011 06:56

Pardal,

Desitir de aliviar o peso do volante, pelo que percebi, terei que mexer nos sensores e acho que o ganho não será relevante para o trabalho que irei ter, além dos problema que posso vir a enfrentar.

Abraço,
Walter Filho
 
Mensagens: 44
Data de registro: 27/Set/2011 10:39

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor Éder Mello » 10/Nov/2011 16:46

Normalmente se faz o alívio em virabrequim,biela e volante...O Enertron é um caso a parte,pq no volante não é recomendável por causa dos imãs...O virabrequim tb é uma peça frágil...Penso que não deveria tentar fazer isso!

Éder Mello
Supermini 92/92
(g2)
Éder Mello
 
Mensagens: 7
Data de registro: 23/Fev/2011 18:31

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor ZCC » 21/Nov/2011 22:10

Ao invés de rebaixar o cabeçote e aliviar o volante, eu procuraria tentar adaptar dupla carburação.

lembro vagamente que a fábrica testou um br800 com turbo e dupla carburação. O resultado do teste é que o vidro traseiro estourou com a velocidade
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Desempenho do Enertron

Mensagempor LeonardoL » 15/Mar/2012 04:00

Antes de aliviar o volante, lembre-se que está lidando com um motor de 2 cilindros, que precisa desta inércia (volante mais pesado) para manter a rotação constante.

A minha sugestão inicial, como alguns colegas já citaram, seria optar por dupla carburação ou mesmo uma injeção eletrônica multiponto, que podem inclusive melhorar o consumo.

Se for rebaixar o cabeçote, pense bem sobre a questão do virabrequim. O meu Supermini é modelo 1993 e o virabrequim quebrou também. Em certa parte, essa quebra da peça original é inevitável, já que ela está exposta a contínuas forças de flexão e torção, sem uma distribuição desse esfoço (como ocorre nos motores mais modernos) nem reforços para suportar os mesmos. Quando mais esforço você colocar, mais cedo estará fazendo com que o problema se manifeste.

Abraços,
Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 22 visitantes