por Helio Neto » 05/Set/2011 01:52
Tem uma coisa que faz muita diferença, sim: não esqueçam que ao mesmo tempo em que o arranque está puxando momentaneamente mais de 200 ampères da bateria, as bobinas da ignição também precisam tirar dela a energia para as faíscas! Quanto menor a energia na faísca, mais difícil do motor começar a funcionar. Abaixo de um limite, a tensão não vence a compressão nos cilindros e simplesmente não há mais faísca, o que geralmente ocorre antes que o arranque não consiga mais girar.
Às vezes uma bateria fica aparentemente bem carregada, com mais de 12 V quando medida, mas o que realmente importa não é essa tensão "em aberto", mas a tensão que ela consegue manter "sob carga" (não "carga" de recarregar, mas "carga" = esforço) na hora da partida, o que reflete a energia armazenada nela. Uma bateria pelas últimas e uma nova, quando carregadas, podem indicar a mesma tensão normal, mas a velha vai "esvaziar" quase toda a sua carga em 1 ou 2 segundos na partida. Essa diferença das condições "em aberto" e "sob carga" na eletricidade/eletrônica confunde muita gente. As baterias atuais vêm com a indicação adicional do máximo de A/h que aguentam momentaneamente, geralmente umas 10 x o valor da especificação tradicional de A/h contínuos, e esse é o valor que vai fazer a diferença na hora da partida.
Eu também sofri muitos anos com arranque fraco e a bateria do meu Supermini não aguentando mais de uma semana sem ligar o motor, tem história que não acaba mais... Mas acabei descobrindo que ele tinha uma fuga de corrente que foi bem difícil de detectar: o ramo do chicote que alimenta o conta-giros estava conectado na caixa de fusíveis no setor que não passa pela chave de ignição, então ficava o tempo todo ligado. Agora já faz um ano que ele está com bateria nova e sem fugas, e nunca mais deu sinais de dificuldade na partida.
Para carregar baterias eu sempre usei uma fonte de bancada em aproximadamente 15 V que suporta 2 A, em série com um resistor de fio de mais ou menos 1,5 ohm. Leva 2 ou 3 dias para carregar completamente uma bateria em bom estado. O problema em dar carga desse jeito ou com carregador de lâmpada, é que a corrente não é constante como num carregador especial, então a carga começa rápida e vai ficando cada vez mais lenta.
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91