Após ter fervido

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Após ter fervido

Mensagempor abacate666 » 31/Ago/2011 11:40

Caros, a minha ventoinha travou e o carro ferveu, mas a luz de indicação de temperatura alta não acendeu. Só percebi por que começou a vazar vapor pelas mangueiras do expansor.

Dúvida 1: Onde fica o sensor da lâmpada de aviso de temperatura alta?

Dúvida 2: A ventoinha voltou do conserto. Posso rodar sem problemas novamente ou você recomendam alguma atenção especial a algum item (trocar óleo, verificar juntas, etc)

valeu (g1)
BR-800SL 91/92 - Enertron Mark II (34cv)

[url]https://www.facebook.com/gurgel.caixinhadeleite[/url]
abacate666
 
Mensagens: 23
Data de registro: 30/Jan/2009 12:50

Re: Após ter fervido

Mensagempor felipe.victor » 31/Ago/2011 20:36

o sensor fica logo abaixo do carburador, da p/ olhar pra ele olhando de frente para o motor... Penso eu que apesar de ter saido o vapor e td +, o motor talvez não tenha chegado na temperatura critica, apezar de ter chegado muito perto. porém na minha opinião aquela luz não serve pra nada, p/ mim ela é tipo uma ironia que quando vc ja se lascou, ela diz assim: abre a carteira que agora vc tem que gastar!!! p/ mim uma falha do amigo gurgel foi não ter colocado um medidor de temperatura confiavel nos gurgeis... eu acho que isso poderia ter evitador muitas retificas em muitos enertrons!

em relação ao oleo, o ideal é que depois de um "esquente" seja feita a troca do oleo, mas eu recomendo vc rodar um pouco pra ver se não queimou as juntas, se o carro voltar a rodar normalmente, fica de olho nesse ventilador, pq motor elétrico depois que queima a primeira vez, ele nunca mais vai ser o mesmo... e se tiver td normal, faz a troca de oleo... te garanto q mal naum vai fazer :D
td de bom e boa sorte!!!
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Após ter fervido

Mensagempor cafb » 01/Set/2011 09:52

Esse sensor é falha de projeto,ele deveria ser de menor faixa de temperatura ,quando ele aciona lampada de advertencia o sistema de arrefecimanento já está no minimo com 115º ou seja uma panela de pressão e já soltando vapor prá todo lado.
Nos meus Br 800 coloquei medidor de relogio,na qual eu monitoro a temperatura do motor.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Após ter fervido

Mensagempor abacate666 » 20/Set/2011 12:12

Cafb, que relógio você usou? Foi fácil de instalar?
BR-800SL 91/92 - Enertron Mark II (34cv)

[url]https://www.facebook.com/gurgel.caixinhadeleite[/url]
abacate666
 
Mensagens: 23
Data de registro: 30/Jan/2009 12:50

Re: Após ter fervido

Mensagempor pardal » 20/Set/2011 20:45

Tentarei te ajudar novamente, Abacate:

A falha do projeto constatada aqui é ainda um pouco maior.
Veja que toda geração de calor no motor de combustão interna se dá no cabeçote (câmara de explosão), por isso nada mais lógico que o sensor de temperatura fosse posicionado no cabeçote, que funcionaria sem necessidade de água, recebendo a informação do próprio alumínio do cabeçote.
Porém com esse sensor instalado tão longe da fonte de calor é necessário que o sistema esteja com água para que funcione. Caso um vazamento ocorra o sensor ficará seco, indicando motor frio enquanto os cabeçotes estarão derretendo, o que não ocorreria caso o sensor fosse colocado diretamente no cabeçote. Por isso quando eu andava de Enertron, providenciei com enchimento de alumínio dois furos com rosca, um em cada cabeçote onde foram colocados dois sensores. Um acionava a lâmpada original do painel e o outro um instrumento de ponteiro. Assim caso ocorresse um super aquecimento, pela indicação disponível no painel já daria para saber qual dos cabeçotes aqueceu.
Possuo ainda estes cabeçotes e posso postar as fotos de como isso foi feito caso haja interesse.

OBS: por ironia do destino o motor que hoje uso no meu Supermini é um Fiat Fire que tem o mesmo posicionamento equivocado desse sensor, por isso já providenciei essas mudanças necessárias também. (veja que esse tipo de falha não é exclusividade da Gurgel)
pardal
 
Mensagens: 31
Data de registro: 05/Fev/2011 18:13

Re: Após ter fervido

Mensagempor topatodas » 21/Set/2011 15:31

Olá Pardal, eu e acredito que os outros colegas apreciariamos muito ver as fotos dos cabecotes, assim tlvz. poderemos rodar mais uns anos c/ os nossos enertrons. Obrigado por antecipacao prof.!
topatodas
 
Mensagens: 78
Data de registro: 19/Mar/2010 09:03

Re: Após ter fervido

Mensagempor cafb » 21/Set/2011 18:43

abacate 666

Eu usei um medidor usado em caminhão.È só ir em casa que venda instrumentos de painel e pedir um maracador de temperatura com escala de 150ºc,com bulbo(não é eletrico).
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 16 visitantes

cron