[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 483: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/bbcode.php on line 112: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4688: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4690: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4691: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
[phpBB Debug] PHP Warning: in file [ROOT]/includes/functions.php on line 4692: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at [ROOT]/includes/functions.php:3823)
Fórum Gurgel • Ver Tópico - Adaptação de motores no BR-800

Adaptação de motores no BR-800

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor LeonardoL » 31/Ago/2010 20:32

Cá entre nós, o melhor motor para o BR-800 e o Supermini é o Enertron.

Uma coisa que tenho que discordar é sobre as peças de reposição do Enertron: até agora não tive dificuldade nenhuma em encontrar todas as partes do motor que precisei substituir - até mesmo para encontrar um virabrequim não foi tão difícil, bastou procurar no Google e fazer alguns telefonemas. O resto, comprei tudo por internet (Nafil, Jocar, etc), e as menores em lojas pequenas pela cidade. A tabela de peças equivalentes deste site também está bem completa, então cada vez está mais fácil encontrar peças diversas.

Sobre adaptar, acredito que um motor CHT de baixa cilindrada seja uma boa alternativa para os que querem maior potẽncia, já que existem receitas prontas de como adaptá-lo. A mesma coisa vale para o boxer. Mas eu não recomendo fazer nenhum dos dois antes de estudar bem as alternativas, e encontrar alguém que faça um bom serviço (se não for você mesmo que vai fazer).

Já adianto que se já está difícil achar alguém que entenda de Enertron, achar alguém que faça uma boa adaptação não vai ser fácil também - e provavelmente vai ser muito mais trabalhoso. Uma coisa que se se precisa pensar é no peso final do conjunto, que não pode ser muito maior para não comprometer a estrutura do carro - ou até em reforçar a estrutura.

Outro problema vai ser documentar, já que vai ser complicado achar um motor com até 10% da potência do Enertron - e se for mais que isso, o DETRAN não legaliza. Pode ser que o DETRAN do seu estado/cidade faça mesmo assim, mas tudo vai depender da boa/má vontade alheia. Vale lembrar que esta regra entrou recentemente (Resolução CONTRAN 292/2008).

Não quero jogar um banho de água fria, só alertar que - ás vezes - uma solução pode também ser um problema, e se transformar numa dor de cabeça ainda maior.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor morte_ed » 04/Set/2010 11:35

Bom gente... não vamos nos estreressar.... motor VW vamos lá... depois que eu coloquei senti o carro mais estavel na frente mas a suspensão começou a bater na direita por o motor não fica alinhadinho n sei se o pessoal ja notou mas o suporte de câmbio do br800/91 é deslocado um pouco para o lado do passageiro e o consumo do VW é para gente rica o meu fazia 7-8 kml depois coloquei desborbulhador e foi para 10 e parou de gasopar/afogar mas ainda tinha outro problema o dias que chovia não podia andar pq pelo fato do motor ficar na frente sem proteção aqua batia no distribuidor e o carro rateava e não andava direito depois eu coloquei a ignição eletronica e sumiu esse problema e o carro andava 13-14kml mas 1 kit de amortecedor dianteiro cada ano ainda por cima tinha que trocar cambio e pinhão pq eu chegava a 110kmh a 1400rpm o motor so não pedia agua porque é refrigerado a ar, o alternador não aquentava a rotação vira e mexe o diodo queimava ou gastava escovas enfim estou colocando o motor original (g1) pois conheci o gelson mecanico de gurgel e vou parar de mexer com esses açougueiros que mexem somente com fusca
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor alynson malinoski » 09/Nov/2010 09:02

salvem! meu virabrequim foi pro espaço e me revoltei com o preço do mesmo...meu BR 91 tava todo original mas o motorzinho ja não andava pelas boas...com aquela " babação maldita de óleo"... que apenas nos dias de hoje intendo o porquÊ..poe questões econômicas acabei optando pelo vw 1500... o qual demandou de pequenas adaptações muito fáceis e " baratas" de fazer...ignorei o suporte original direito do 91 e fiz um suporte triplo na dianteira inferior do motor ...adaptei o suporte do cabo do fusca mesmo, desbastando o furo para que o cabo fizesse o 180 graus ... pois no inicio deixei o cabo de atravessado e fikei na mão 3 vezes na rua...arrebentava. como não teria coragem pra cortar o capô, troquei o filtro do carburador pelo esquema de mangueira lateral tipo kombi e um filtro esportivo saindo pro lado...tive que cortar a trava original do capô...com as rodas originais 13 o motor ficou muito reduzido na caixa maveco original...o vw rende muito melhor em aros 15...foi então quefiz algumas modificações na suspenção...abraços!
http://www.gurgel800.com.br/meugurgel/m ... ?g=214,1,1
Alynson Malinoski
BR-800" Mamute" 91
Avatar de usuário
alynson malinoski
 
Mensagens: 13
Data de registro: 15/Nov/2009 21:09
Localização: curitiba

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor Fernando João » 29/Nov/2010 00:03

Amigos,

Eu coloquei um motor AE (CHT) no meu BR-800 e estou muito satisfeito.
Tive uma série de problemas com o meu motor Enertron.
Aqui na minha região havia apenas 2 oficinas "ditas" especializadas em Gurgel. Fiz o motor na primeira e durou um ano. Fiz o motor na segunda e em uma semana o motor estava bebendo óleo pelo filtro de ar, troquei mais um jogo de camisas e o carro rodou por mais um ano.
Optei por substituir o motor para não ter que substituir o carro.

Não foi um processo tão simples quanto adaptar um motor VW a ar, porém, creio que o resultado é bem melhor (não estou querendo aqui falar mal do VW a ar).
Procurava pelo motor CHT 1.0 do Gol Bola (que tem injeção monoponto) mas só encontrei o 1.6.
Ainda acho que o 1.0 seria mais que suficiente: Ele tem uns 50cv (o Enertron tem 32cv).
Agora, o processo de legalização está mais complicado. Na época, consegui legalizar o meu. Ele foi inspecionado e passou nos testes.

Se eu fosse adaptar um motor hoje, procuraria por algo mais moderno. Dizem que o Fiat Fire 1.0 é um excelente motor, bastante compacto e mais que suficiente para um BR-800. No caso de um motor desse tipo, creio que não seria necessário mexer em diferencial e talvez nem na caixa.

Mille Fire 2004
Câmbio 1ª = 4,270; 2ª = 2,340; 3ª = 1,440; 4ª = 1,03; 5ª = 0,87; Ré = 3,910;
Diferencial = 4,07

Gurgel BR-800 1990
Câmbio 1ª = 3,746; 2ª = 2,157; 3ª = 1,387; 4ª = 1,00; Ré = 3,815;
Diferencial 4,10

Com exceção da primeira marcha, as demais são muito próximas.
Usando o "Cálculo de velocidade" do site, um Mille Fire (pneus 145/80/13) em 4ª marcha atinge 76 e 101 Km/h em 3000 e 4000 rpm, respectivamente.
O BR-800/Supermini (pneus 145/80/13) em 4ª marcha atinge 78 e 103 Km/h em 3000 e 4000 rpm, respectivamente.
No caso de uma caixa de Chevette 1.6 (5 marchas) no BR-800, teríamos:
92 e 123Km/h (3000 e 4000rpm, respectivamente) no Mille Fire e
93 e 124Km/h (3000 e 4000rpm, respectivamente) no BR-800.

No caso do meu BR-800, estou utilizando o câmbio do Chevette 1.6, de 5 marcas, com o diferencial do Chevette Automático (mosca branca).
Nessa configuração, a 3000 rpm atinjo 92 e 110Km/h (4ª e 5ª marcha, respectivamente).

Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Avatar de usuário
Fernando João
Administrador
 
Mensagens: 186
Data de registro: 04/Out/2005 10:01
Localização: Florianópolis/SC

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor matasajr » 29/Nov/2010 18:58

Boa noite!
Sou novo aqui e acabei de comprar meu 2º Gurgel, o 1º foi um Supermini com motor AE1.0 e cambio 5 marchas de Chevettee agora um BR800 com motor 1300, só que o motor parece estar solto na parte da frente.
Alguem pode me falar como prende-lo melhor?
Se possivel envie-me uma foto. (matasajr@hotmail.com)

Obrigado,

Marcelo
matasajr
 
Mensagens: 3
Data de registro: 29/Nov/2010 18:55

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor LeonardoL » 02/Jan/2011 16:44

Fernando,

Não estou dizendo que não existam boas alternativas, ou mesmo que o CHT não sirva - só estou dizendo que não se deve desistir do Enertron no primeiro defeito. Afinal, se o novo motor adaptado der algum problema, vai ser adaptado mais outro ou vai ser resolvido o problema deste? Além do que, não parece meio óbvio que o novo motor dará menos manutenção pelo simples fato de estar sendo feito do zero?

Mesmo que não tenha sido seu caso, por via geral é muito mais fácil corrigir o problema definitivamente do que cair de cabeça em uma situação totalmente desconhecida e nova. Infelizmente, a mão de obra "pseudo-qualificada" haverá em qualquer lugar - contra isso não há muito remédio a não ser buscar referências antes de utilizar o serviço. É isto que estou querendo dizer.

Tenho algumas histórias aqui em Florianópolis (inclusive em algumas mecânicas de jipes) que em todos serviços fizeram alguma coisa errada - espelho retrovisor rachado no meio, diferencial dianteiro com vazamento, até semi-eixo traseiro entortado. Isso que estamos falando de um jipe numa mecânica de jipes... :roll:

No caso dos Gurgéis, os principais fatores em adaptar um outro motor são: restrição no peso e no tamanho (comprimento e altura). O CHT parece uma boa alternativa pelos diversos fatores envolvidos - entretanto, por ter bloco e cabeçote de ferro, ele provavelmente peca um tanto na questão do peso. Não sei dizer quanto pois nunca encontrei documentação precisa sobre isso. A maior parte dos motores também se enquadra neste mesmo quesito: excesso de peso, ou tamanho incompatível com o cofre do Gurgel.

Se fosse para adaptar um motor realmente moderno, eu sugeriria os novos motores Sigma da Ford: são todos em alumínio, compactos, e com peso reduzido (85,6kg - 15kg mais leves que os atuais Zetec). Também possuem um bom torque, e bom desempenho. A questão de adaptar um motor moderno é sempre a dificuldade de encontrar um, o preço do mesmo, e o valor das peças.

O Fire pode ser um bom motor também, mas eu pessoalmente tenho um pouco de receio do Uno, já que em alguma época (não consegui encontrar a data específica) ocorreram defeitos com a corrente de comando, que era muito frágil e se rompia com facilidade.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor 03HUDSON » 17/Jan/2011 20:58

03HUDSON
 
Mensagens: 5
Data de registro: 18/Out/2010 12:30

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor felipe.victor » 17/Jan/2011 23:32

meuu sonho!!! ainda compro um br so p/ fazer isso!!! mais colocarei caixa de chevette! esse ano ainda faço isso!
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor cid » 30/Jan/2011 10:05

BOM DIA !

SERA QUE O AMIGO PODE ME INDICAR AONDE ENCONTRON CABEÇOTE GURGEL BR 800 LADO ESQUERDO.
ESTOU LOCALIZADO NO ABC.

GRATO.
cid
 
Mensagens: 1
Data de registro: 30/Jan/2011 06:44

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor paulo hoffmeister » 30/Jan/2011 22:06

X12/80, SUPERMINI/93
paulo hoffmeister
 
Mensagens: 21
Data de registro: 22/Jun/2007 11:18

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor mgraner » 31/Jan/2011 00:28

BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor pardal » 05/Fev/2011 18:58

Tenho um Super-Mini, no qual aptei motor, câmbio, suspenção, freio, enfim, tudo do "Uno Fire Flex-2008".
O resultado foi excelente, inclusive já fiz várias viagens de centenas de quilômetros, com diversas condições de terreno e o resultado não podia ser melhor. Por isso, sem querer ser o dono da verdade, posso afirmar que o resultado agradaria qualquer um, não só no aspecto "desempenho" como também em "economia".
Sou ligado ao clube "Gurgel Campinas", no qual devo em breve postar as fotos do passo a passo dessa adaptação. Quem tiver interesse poderá acessar a página do clube para ver as fotos.
pardal
 
Mensagens: 31
Data de registro: 05/Fev/2011 18:13

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor mcfernandes » 05/Fev/2011 19:08

Pardal seria de grande valia essas fotos com o passo a passo, por favor passe o conhecimento para nós. ficaremos muito agradecidos, inclusive vc pode fazer um artigo sobre a adaptação desse motor nos nossos carrinhos.
um abraço
Artigo Reforma do meu Gurgel Supermini: http://www.gurgel800.com.br/artigos/?p=300

Video Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=8XBW4VrLqSE

Álbum da web: http://www.gurgel800.com.br/meugurgel/meugurgel.php?g=366,2,1
mcfernandes
 
Mensagens: 59
Data de registro: 19/Jun/2009 20:16
Localização: Salvador/Bahia

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor pardal » 06/Fev/2011 13:35

As fotos serão postadas no site do "Clube Gurgel Campinas" em breve. Assim todos os interessados poderão acessar.
pardal
 
Mensagens: 31
Data de registro: 05/Fev/2011 18:13

Re: Assunto: motor para BR-800

Mensagempor mcfernandes » 06/Fev/2011 15:11

Pardal,no site gurgel800 tem um espaço para artigos de adaptação e melhorias, se vc fizesse um passo a passo, relações de peças e fotos seria muito bom.
obrigado por compartilhar com nossa comunidade gurgeleira.
agraços
Márcio
Artigo Reforma do meu Gurgel Supermini: http://www.gurgel800.com.br/artigos/?p=300

Video Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=8XBW4VrLqSE

Álbum da web: http://www.gurgel800.com.br/meugurgel/meugurgel.php?g=366,2,1
mcfernandes
 
Mensagens: 59
Data de registro: 19/Jun/2009 20:16
Localização: Salvador/Bahia

AnteriorPróximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 4 visitantes

cron