mrgraner,
O que observei em todos relatos até hoje, é que existem motores individuais com problemas - normalmente com sintomas crônicos que são remediados e não são devidamente tratados, mascarados de venda em venda ou de mecânico em mecânico. Até que o pior acontece. Não estou dizendo que são todos os casos, mas a grande maioria. Há muito casos também de pessoas que usam o carro por décadas a fio sem ter qualquer problema. Seja um Supermini ou um Escort Hobby.
Se um Enertron não é confiável, um CHT também não teria como ser - já que os dois têm construções semelhantes e funcionam de forma parecida. A mesma coisa vale para o boxer.
A minha sugestão seria refazer o Enertron do zero, assim como seria feito com o novo motor.
Entretanto, SE você procura maior potência ao custo de mudar um pouco a distribuição de peso do seu carro e ter todo um trabalho de compatibilização de peças, na minha opinião o mais indicado seria adaptar o CHT. Mais silencioso, mais econômico e mais moderno.
Sobre a relação de marchas, teria que compatibilizar o torque máximo com as rotações e velocidades desejados. Para isso não há resposta "certa", e sim ajustes visando maior economia ou desempenho, uso em cidade/estrada. O ideal é usar como referência um carro de mercado com características semelhantes, para não errar.
No site Gurgel 800 tem um "calculador" de relações/câmbios e velocidades (). Fica como exercício.
Leonardo