Cá entre nós, o melhor motor para o BR-800 e o Supermini é o Enertron.
Uma coisa que tenho que discordar é sobre as peças de reposição do Enertron: até agora não tive dificuldade nenhuma em encontrar todas as partes do motor que precisei substituir - até mesmo para encontrar um virabrequim não foi tão difícil, bastou procurar no Google e fazer alguns telefonemas. O resto, comprei tudo por internet (Nafil, Jocar, etc), e as menores em lojas pequenas pela cidade. A tabela de peças equivalentes deste site também está bem completa, então cada vez está mais fácil encontrar peças diversas.
Sobre adaptar, acredito que um motor CHT de baixa cilindrada seja uma boa alternativa para os que querem maior potẽncia, já que existem receitas prontas de como adaptá-lo. A mesma coisa vale para o boxer. Mas eu não recomendo fazer nenhum dos dois antes de estudar bem as alternativas, e encontrar alguém que faça um bom serviço (se não for você mesmo que vai fazer).
Já adianto que se já está difícil achar alguém que entenda de Enertron, achar alguém que faça uma boa adaptação não vai ser fácil também - e provavelmente vai ser muito mais trabalhoso. Uma coisa que se se precisa pensar é no peso final do conjunto, que não pode ser muito maior para não comprometer a estrutura do carro - ou até em reforçar a estrutura.
Outro problema vai ser documentar, já que vai ser complicado achar um motor com até 10% da potência do Enertron - e se for mais que isso, o DETRAN não legaliza. Pode ser que o DETRAN do seu estado/cidade faça mesmo assim, mas tudo vai depender da boa/má vontade alheia. Vale lembrar que esta regra entrou recentemente (Resolução CONTRAN 292/2008).
Não quero jogar um banho de água fria, só alertar que - ás vezes - uma solução pode também ser um problema, e se transformar numa dor de cabeça ainda maior.
Leonardo