Radiador de Óleo

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Radiador de Óleo

Mensagempor morte_ed » 26/Jul/2010 21:01

Bom gente estou aqui pedindo uma opinião de quem tem motor original hoje estou super feliz porque eu comprei o motor original do meu BR e tenho pretenções para ele.... a pergunta é a seguinte o radiador do BR é bem pequeno sendo assim fisicamente possivel colocar outro mas eu queria colocar um radiador de óleo e pergundo por onde eu poderia tirar o óleo e onde retornaria o mesmo já resfriado? Abraços
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Radiador de Óleo

Mensagempor wwelzl » 27/Jul/2010 08:56

Acho que o lugar mais fácil seria na saída do filtro de óleo.
Teria que fazer uma flange entre o bloco do motor e o suporte do filtro de óleo, desviando a saída do filtro de óleo no suporte do filtro para fora e retornando para a entrada no bloco.
Mas tenho uma dúvida se a bomba de óleo teria potência suficiente para manter a pressão necessária com todo este trajeto adicional das mangueiras + o radiador de óleo...
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Radiador de Óleo

Mensagempor topatodas » 27/Jul/2010 10:59

Olás, sem querer ensinar ao padre como resar a missa,mesmo porque nem sei se a ideia é viável: e se a captacao do oleo fosse feita no suspiro (nesse caso remover-se-ia o celeron)? Assim vc. captaria o oleo em estado quente (o vapor de oleo ainda precisaria de uma saida do ar depois que condensasse) e retornaria ao cárter (depois de passar pelo radiador) por um orificio no bujao? Neste caso o radiador ficaria em pe com a entrada de oleo quente em cima/saida em baixo. Nao sei se é eficiente do ponto de vista do resfriamento, mas como funciona por gravidade nao envolveria a bomba de oleo. Imagem
topatodas
 
Mensagens: 78
Data de registro: 19/Mar/2010 09:03

Re: Radiador de Óleo

Mensagempor morte_ed » 27/Jul/2010 18:49

A ideia é boa o filtro de óleo mas não sei.... vou ver com o mecânico pra ver se tem algum metodo de medir a pressão do óleo do motor e se é viável esse radiado
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Radiador de Óleo

Mensagempor cafb » 28/Jul/2010 20:59

Radiador de oleo é para esfriar o oleo que vai circular pelo motor(galerias de oleo ,eixo,bielas)é colocado em serie com essa linha de lubrificaçaõ com pressão .
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Radiador de Óleo

Mensagempor topatodas » 29/Jul/2010 02:21

O esquema de resfriamento do lubrificante do fuca mostra que (principalmente durante o inverno) é necessário colocar um termostato (3) antes do radiador do óleo. Enquanto a viscosidade estiver baixa o óleo circula sem passar pelo radiador. Assim o motor não demora muito a chegar a sua temperatura ideal de funcionamento.
Imagem

Por outro lado, com o lancamento dos óleos sintéticos, resistentes a temps. de ate 160 graus C, basta instalar um termômetro. Se vc. observar que a temperatura do óleo passa deste valor considere a instalação do radiador.
topatodas
 
Mensagens: 78
Data de registro: 19/Mar/2010 09:03


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 17 visitantes

cron