Waldecir,
Quando comprei meu SM, ele ainda tinha o escapamento de fábrica, e pouco depois tive que trocar os dois silenciosos. Fui procurar na oficina que "herdou" as instalações da antiga concessionária Gurgel daqui (isso foi em 1995), me mostraram exatamente essa página do catálogo de peças e disseram que não se fabricava mais o silencioso da peça 7, e me indicaram uma oficina de escapamentos que daria um jeito. Fui lá e me explicaram que o melhor equivalente era o intermediário do Monza. O original era do tipo "banana" por fora, não é igual à peça 9 não, que é curta e reta. Precisou trocar esta também, e foi colocado um universal de 4'' que era idêntico ao original, por fora e por dentro também (creio que o "de fábrica" era este mesmíssimo universal).
Com esta combinação o ruído ficou ótimo, e até parece que o torque em baixa rotação melhorou em comparação com o escape furado. Tenho feito assim até hoje, menos da última vez em que troquei a peça 9 por um universal de 3'' que é um pouco menor e mais arredondado, para ver se deixava de raspar nas valetas. Mudou muito pouco, mas da próxima vou voltar ao maior, porque o ruído ficou levemente mais alto e "pipocante", mas não que chegue a incomodar.
O sistema do BR 800 é todo diferente, os canos são todos mais estreitos. Não sei nem se aquele "conjunto abafador dianteiro" chega a ter função de abafador mesmo. Como o motor não mudou, acredito que o sistema tenha sido alterado no SM porque seria mais eficiente assim.
Como era o sistema que você comprou na SOS Gurgel? Dava para identificar? Ficou tão ruim que você voltou ao do Opala?
Você tem certeza que o ruído que incomoda é o da saída do escape lá atrás? Porque tem uma coisa importante: um mínimo vazamento pelas junções dos tubos nas bengalas (onde estão as peças 8 ) ou nas saídas dos cabeçotes já altera bastante o ruído, e se for um pouquinho maior já fica um inferno. É muito comum as junções irem afrouxando com o balanço do motor, e o pessoal das oficinas nunca liga para esse tipo de coisa, ou só apertam mais as braçadeiras, o que faz com que o tubo deixe de encaixar direito de vez. O meu SM sempre teve o problema destes vazamentos irem aparecendo e aumentando de tempos em tempos, o que só resolvi quando tirei as bengalas, lixei os canos, testei para ver se entravam ATÉ O FUNDO, endireitei as abraçadeiras e apertei tudo colocando Vedaescape antes.
Faça assim: com o motor frio, ponha a mão em volta de cada junção enquanto alguém liga o motor. Se der para sentir o mínimo "ventinho", pode saber que o ruído no conjunto vai estar maior do que deveria ser.
Aqui vão algumas fotos do universal de 3'' e do intermediário de Monza no meu carro:
[]'s
Helio Neto
Supermini SL 92
Carajás LE 89 gasolina